Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

42ª Mostra Internacional de SP: Assunto de Família

Este filme faz parte da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui. O drama japonês de Hirokazu Kore-Eda, Assunto de Família (Manbiki Kazoku, 2018), conta a história de uma família não biológica composta por seis pessoas que, além da miséria e do modo controverso com que ganham a …

42ª Mostra Internacional de SP: Assunto de Família Leia mais »

Este filme faz parte da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui.

assunto de família
Família reunida (Foto: divulgação)

O drama japonês de Hirokazu Kore-Eda, Assunto de Família (Manbiki Kazoku, 2018), conta a história de uma família não biológica composta por seis pessoas que, além da miséria e do modo controverso com que ganham a vida, não têm nada em comum.

A obra começa mostrando a rotina de Osamu (Lily Franky) e Shota (Kairi Jyo), simbolicamente pai e filho, que praticam furtos para ajudar em casa visto o baixo orçamento da família. Na cena seguinte, enquanto voltam para casa os dois encontram uma menina na rua de pijama, e como faz muito frio, a levam para casa a fim de que ela se esquente e coma alguma coisa.

Na medida em que conversam com a criança, observam os machucados em seus braços e pressupõem que ela era abusada pelos pais. Ainda assim, eles tentam levá-la de volta para casa, mas ao chegar lá ouvem pessoas discutindo, gritando e quebrando coisas. Assim, decidem acolhê-la por mais um tempo. Essa sequência de acontecimentos faz com que seja muito fácil para o espectador se simpatizar por aquelas pessoas.

Esse tempo acaba se estendendo e a menina vai ficando e criando laços com todos os integrantes da família. Inclusive Nobuyo (Sakura Ando), a mãe, que de início era mais resistente, passa a acolher Juri como sua própria filha. Esse sentimento de aproximação continua inalterado até o momento em que fotos da criança aparecem na televisão como desaparecida.

Perguntada sobre o que deseja fazer, a menina escolhe ficar com a nova família. Assim, eles passam a chamá-la por um nome diferente, cortam seu cabelo e compram roupas novas. Ela é inserida na rotina da família, inclusive passa a furtar junto com o pai e o irmão. No entanto, em uma das sessões de furto, a menina acaba atrapalhando e Shota tem que sair correndo da loja. Perseguido e encurralado, ele termina saltando de uma ponte e quebrando a perna.

assunto de familia 02
Momento em que a mãe diz amar a menina (Foto: divulgação)

A sequência de acontecimentos a partir desse ponto leva a família a se separar e a se questionar sobre o significado de tudo que aconteceu. No fim, cada um segue sua vida, se agarrando às lembranças de tudo o que viveram enquanto estavam juntos, como que para lhes dar mais forças.

É importante ressaltar como o filme consegue passar essa atmosfera sensível e íntima mesmo com os diálogos curtos, que tendem a apresentar as personagens como mais fechadas de início. O cenário também ajuda bastante, na medida em que a maioria das cenas foi gravada dentro de uma casa pequena, dando ideia de uma proximidade quase obrigatória para a boa convivência no espaço.

Os diferentes enquadramentos ainda cumprem seu papel ao não deixar a constância do espaço se tornar algo monótono. Bem como o uso de pessoas tanto em primeiro quanto em segundo plano na mesma cena, mudando apenas o foco de um momento para o outro. Isso acaba dando uma breve sensação de aperto, logo seguida por uma de aconchego, daqueles que só dá pra sentir quando se está bem perto de quem se gosta.

O filme participa da 42º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que vai até o dia 31 de outubro. Assista o trailer:

por Maria Laura Lopez
laura_lopez.8@usp.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima