Por Giovanna Martini (m.martini@usp.br) e Victória Guedes (victoria.guedes12@usp.br)
Conhecido por seu carisma e bom humor, Paulo Soares iniciou sua carreira como narrador aos 15 anos na Rádio Clube Araras, situada no interior de São Paulo, e a partir daí, começou sua trajetória no jornalismo esportivo. Com passagens por grandes emissoras como a Record, Bandeirantes, Gazeta, Globo e ESPN, tornou-se uma das maiores vozes do rádio esportivo brasileiro. O apelido de “Amigão da Galera” surgiu em 1990, dado pelo repórter Osvaldo Pascoal quando os dois eram colegas na Rádio Record.
Embora tenha feito sua estreia na televisão pela TV Gazeta em 1983, foi na ESPN que ele se consolidou como apresentador. Apesar de comandar o programa Linha de Passe por anos, Paulo ganhou destaque quando assumiu, ao lado de Antero Greco, o programa SportsCenter, durante os Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Assim, Paulo e Antero se tornaram uma das duplas mais queridas da TV esportiva brasileira.
Internado há alguns meses no hospital Sírio Libanês, localizado na Capital Paulista, o jornalista completou 63 anos no dia 13 de setembro. Afastado da televisão há alguns anos por questões de saúde, Paulo faleceu nesta segunda-feira (29) em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Legado
A forma bem humorada e descontraída de fazer jornalismo de Paulo Soares é inspiração para os apaixonados pela profissão. O apresentador marcou gerações durante os 20 anos em que esteve na bancada do SportsCenter, ao lado de Antero Greco, transmitindo a paixão pelo esporte a cada dia.
Em 2024, com o falecimento do companheiro de bancada, Paulo se emocionou ao lembrar do amigo: “Não era a hora ainda”. Um ano depois, sua partida também deixa a sensação de despedida precoce e um vazio irreparável. Seu legado no jornalismo será eterno, com seu jeito único e carismático de informar. O Amigão narrou diversos campeonatos, desde amistosos e estaduais até grandes competições, como Champions League e Copas do Mundo e deixou sua marca pela forma leve com que conduzia as narrações esportivas.
O jornalismo está de luto pela perda de Paulo Soares e por tudo o que ele representa. Nas redes sociais, amigos do apresentador destacam sua humildade, seu bom humor e a excelência que sempre marcaram sua trajetória. Entre as risadas e notícias, construiu uma carreira que hoje serve de inspiração para os apaixonados pelo jornalismo esportivo. Mais do que apenas um comunicador, Paulo foi o companheiro diário para muitos brasileiros. Sua paixão pelo esporte sempre ficará marcada na história do jornalismo. Hoje, nós choramos e o céu festeja com o encontro da tão amada dupla da SportsCenter. Obrigado pelos aprendizados e até logo, Amigão!
Confira algumas homenagens:
Imagem de capa: Reprodução/X/@SaoPauloFC





