Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Argentina vence Canadá na abertura da Copa América

Equipe assume a liderança do grupo A e dá primeiro passo na busca pelo 16° título

Por: Rafael Dourador (rafa.dourador@usp.br)

Os hermanos estrearam o campeonato continental com um 2 a 0 sobre os canadenses na noite desta quinta-feira (20), no Mercedes-Benz Stadium, nos Estados Unidos. Julián Álvarez e Lautaro Martinez marcaram os gols do jogo.

Com a partida, Messi se tornou o jogador com mais jogos disputados na história da competição. Foram 35 participações em sete edições diferentes, ultrapassando o chileno Sergio Livingstone, que tinha 34.

Apenas quatro gols atrás de Norberto Mendez e o brasileiro Zizinho, Messi pode se tornar maior artilheiro da Copa América nesta edição [Reprodução/Instagram:@leomessi]

Show de Feid e oração na cerimônia de abertura

O cantor colombiano Feid foi o responsável por animar o público em Atlanta, com uma apresentação vibrante de cores, luzes e fogos de artifício. Um mosaico da taça também foi formado durante o espetáculo. Além disso, os ex-jogadores argentinos Nery Alberto Pumpido e Sergio Agüero foram homenageados na cerimônia de abertura da competição.

Um fato não muito comum na abertura da Copa América ocorreu nesta edição: dois pastores fizeram uma oração para o público presente. “Deus abençoe todas as nações da América, cada seleção, cada atleta, todos os torcedores, dirigentes e famílias do continente”, disse Emilio Agüero Esgaib, pastor paraguaio.

Feid faturou 5 prêmios do Latin American Music Awards neste ano [Reprodução/Instagram:@conmebol]

Primeiro tempo sem gols

A Argentina do técnico Lionel Scaloni entrou em campo na formação 4-4-2 com os atletas: Dibu Martínez; Molina, Romero, Lisandro Martínez, Acuña; De Paul, Paredes, Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María.

O Canadá de Jesse Marsch usou o mesmo esquema e entrou em campo com Crépeau; Johnston, Bombito, Cornelius, Davies; Buchanan, Eustáquio, Koné, Millar; Jonathan David e Larin.

O jogo começou muito agitado, com a Argentina procurando se impor desde o início. Aos 8’, Di María teve a primeira grande chance de abrir o placar, mas acabou parando no goleiro canadense.

Aos 42’, os canadenses tiveram a sua melhor chegada no primeiro tempo. Após trabalharem bem pelo meio de campo, a bola chegou na direita em Larry, que cruzou para Eustáquio finalizar de cabeça, com defesa de Dibu Martínez no reflexo. A bola ainda sobrou para David que chutou para fora.

Apesar das boas jogadas dos hermanos, com passes em profundidade pelo alto, a defesa do Canadá conseguiu neutralizar bem o ataque argentino na primeira etapa e ainda chegava com perigo na frente. As equipes foram para o intervalo sem marcar gols.

Argentina marca nos primeiros e últimos minutos da segunda etapa

O segundo tempo começou com cinco minutos de atraso da equipe sul-americana. Diante disso, o técnico do Canadá pediu uma punição à Argentina. Segundo Jesse Marsch, os argentinos demoraram por estarem analisando vídeos do adversário durante o intervalo.

Pelo regulamento da Copa América, o técnico deve ser punido em casos de atraso. Portanto, se for constatada a infração dos argentinos, Lionel Scaloni poderá ser advertido e, se ocorrer novamente, será suspenso por um jogo.

Tendo estudado a equipe adversária ou não, a Argentina balançou as redes com Julián Álvarez logo no início da segunda etapa. Após cobrança de lateral e boa troca de passes no setor ofensivo direito, Messi encontrou Mac Allister na área com uma bola enfiada e, na saída de Crépeau, o meio campista tocou para Álvarez chutar para o gol aberto.

https://www.instagram.com/reel/C8dlxX8MHFl/?igsh=MWM5cmg4bWN1MWM1

O gol animou os argentinos, que passaram a pressionar mais a defesa canadense. Apesar do marco que o jogo representou para Messi na história da Copa América, essa não foi a noite de artilharia da estrela argentina. Aos 64’, Messi perdeu uma chance incrível: ao sair cara a cara com o goleiro canadense, ele tocou por cobertura, mas a bola parou em Cornelius que já cobria Cépreau. Quinze minutos depois, o camisa 10 desperdiçou outra boa oportunidade em arrancada pelo lado direito; desta vez, a bola encobriu o goleiro mas foi para fora. 

Isso não tirou o brilhantismo de Messi. Aos 88’, ele tocou para Lautaro Martinez — que entrou no lugar de Julián Álvarez — deixando-o livre para marcar. O atacante da Inter de Milão chutou por baixo e fechou o placar em 2 a 0.

O próximo compromisso das duas equipes será na terça-feira (25). A Argentina enfrentará o Chile, em Nova Jersey, enquanto o Canadá vai à Kansas City para encarar o Peru.

Seleção Argentina é a atual campeã da competição [Reprodução/Instagram:@leomessi]

Capa: [Reprodução/Instagram:@leomessi]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima