Por: Rafael Dourador (rafa.dourador@usp.br)
Os hermanos estrearam o campeonato continental com um 2 a 0 sobre os canadenses na noite desta quinta-feira (20), no Mercedes-Benz Stadium, nos Estados Unidos. Julián Álvarez e Lautaro Martinez marcaram os gols do jogo.
Com a partida, Messi se tornou o jogador com mais jogos disputados na história da competição. Foram 35 participações em sete edições diferentes, ultrapassando o chileno Sergio Livingstone, que tinha 34.
Apenas quatro gols atrás de Norberto Mendez e o brasileiro Zizinho, Messi pode se tornar maior artilheiro da Copa América nesta edição [Reprodução/Instagram:@leomessi]
Show de Feid e oração na cerimônia de abertura
O cantor colombiano Feid foi o responsável por animar o público em Atlanta, com uma apresentação vibrante de cores, luzes e fogos de artifício. Um mosaico da taça também foi formado durante o espetáculo. Além disso, os ex-jogadores argentinos Nery Alberto Pumpido e Sergio Agüero foram homenageados na cerimônia de abertura da competição.
Um fato não muito comum na abertura da Copa América ocorreu nesta edição: dois pastores fizeram uma oração para o público presente. “Deus abençoe todas as nações da América, cada seleção, cada atleta, todos os torcedores, dirigentes e famílias do continente”, disse Emilio Agüero Esgaib, pastor paraguaio.
Feid faturou 5 prêmios do Latin American Music Awards neste ano [Reprodução/Instagram:@conmebol]
Primeiro tempo sem gols
A Argentina do técnico Lionel Scaloni entrou em campo na formação 4-4-2 com os atletas: Dibu Martínez; Molina, Romero, Lisandro Martínez, Acuña; De Paul, Paredes, Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María.
O Canadá de Jesse Marsch usou o mesmo esquema e entrou em campo com Crépeau; Johnston, Bombito, Cornelius, Davies; Buchanan, Eustáquio, Koné, Millar; Jonathan David e Larin.
O jogo começou muito agitado, com a Argentina procurando se impor desde o início. Aos 8’, Di María teve a primeira grande chance de abrir o placar, mas acabou parando no goleiro canadense.
Aos 42’, os canadenses tiveram a sua melhor chegada no primeiro tempo. Após trabalharem bem pelo meio de campo, a bola chegou na direita em Larry, que cruzou para Eustáquio finalizar de cabeça, com defesa de Dibu Martínez no reflexo. A bola ainda sobrou para David que chutou para fora.
Apesar das boas jogadas dos hermanos, com passes em profundidade pelo alto, a defesa do Canadá conseguiu neutralizar bem o ataque argentino na primeira etapa e ainda chegava com perigo na frente. As equipes foram para o intervalo sem marcar gols.
Argentina marca nos primeiros e últimos minutos da segunda etapa
O segundo tempo começou com cinco minutos de atraso da equipe sul-americana. Diante disso, o técnico do Canadá pediu uma punição à Argentina. Segundo Jesse Marsch, os argentinos demoraram por estarem analisando vídeos do adversário durante o intervalo.
Pelo regulamento da Copa América, o técnico deve ser punido em casos de atraso. Portanto, se for constatada a infração dos argentinos, Lionel Scaloni poderá ser advertido e, se ocorrer novamente, será suspenso por um jogo.
Tendo estudado a equipe adversária ou não, a Argentina balançou as redes com Julián Álvarez logo no início da segunda etapa. Após cobrança de lateral e boa troca de passes no setor ofensivo direito, Messi encontrou Mac Allister na área com uma bola enfiada e, na saída de Crépeau, o meio campista tocou para Álvarez chutar para o gol aberto.
https://www.instagram.com/reel/C8dlxX8MHFl/?igsh=MWM5cmg4bWN1MWM1
O gol animou os argentinos, que passaram a pressionar mais a defesa canadense. Apesar do marco que o jogo representou para Messi na história da Copa América, essa não foi a noite de artilharia da estrela argentina. Aos 64’, Messi perdeu uma chance incrível: ao sair cara a cara com o goleiro canadense, ele tocou por cobertura, mas a bola parou em Cornelius que já cobria Cépreau. Quinze minutos depois, o camisa 10 desperdiçou outra boa oportunidade em arrancada pelo lado direito; desta vez, a bola encobriu o goleiro mas foi para fora.
Isso não tirou o brilhantismo de Messi. Aos 88’, ele tocou para Lautaro Martinez — que entrou no lugar de Julián Álvarez — deixando-o livre para marcar. O atacante da Inter de Milão chutou por baixo e fechou o placar em 2 a 0.
O próximo compromisso das duas equipes será na terça-feira (25). A Argentina enfrentará o Chile, em Nova Jersey, enquanto o Canadá vai à Kansas City para encarar o Peru.
Seleção Argentina é a atual campeã da competição [Reprodução/Instagram:@leomessi]
Capa: [Reprodução/Instagram:@leomessi]