Por Amanda Yoshizaki (amanda.yoshizaki@usp.br) e Fernando Silvestre (fernando.silvestre@usp.br)
A Brasil Game Show é a maior feira de games da América Latina, realizada anualmente desde 2009. Esse ano, a 16ª edição do evento aconteceu nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo — diferente das últimas edições, que foram feitas no Expo Center Norte. De acordo com Matheus Tavares, o criador e CEO da BGS, a mudança foi realizada com a intenção de garantir mais conforto e uma experiência mais marcante para os visitantes, devido à estrutura moderna do espaço.

O evento traz lançamentos e celebrações da comunidade geek do mundo. A Brasil Game Show une jogadores, cosplayers, influenciadores e desenvolvedores de jogos ao mercado, o que a torna um importante local para a realização de networking dentro desse nicho de conteúdo. A feira traz ativações de entretenimento, interação com influencers do ramo, áreas de teste de games, campeonatos de e-sports, jogos de fliperamas, desfiles de cosplay, shows musicais, e muito mais.
Esse ano as principais parceiras foram: Nintendo, Samsung, Epic Games (com as ativações de Brawl Stairs e de Clash Royale) e HoYoverse (produtora de jogos como Genshin Impact e Honkai: Stair Rail). A feira contou ainda com o patrocínio da Monster Energy, conhecida marca de bebidas energéticas.
Principais atrações do dia
O primeiro dia da Brasil Game Show contou com uma programação diversificada. A abertura do evento teve início às 11 horas da quinta-feira (9), com a BGS Conference, que reuniu anúncios e novidades de empresas do setor. Durante a tarde, os Meet & Greets — evento no qual uma figura pública tem um encontro direto e pessoal com o público — patrocinados pela TCL, uma empresa chinesa de eletrônicos, foram destaque e reuniram influenciadores como Kalera, Bastet e Mila Meiwe. Os painéis e entrevistas do BGS Talks trouxeram discussões como o debate “A Criatividade Brasileira por trás de Clash Royale”.

Um dos momentos mais marcantes do dia foi a apresentação da tradicional orquestra do evento que há anos leva nostalgia ao público com trilhas sonoras de grandes jogos. O evento também contou com desfiles de cosplay, nos quais os fãs desfilaram em um palco e foram julgados por um júri especializado. Essa atividade ocorreu em três horários diferentes, o que garantiu que o público conseguisse participar ou assistir o espetáculo de caracterizações pelo menos uma vez.
Visitantes e Cosplayers
A nova localidade da feira apresenta corredores mais largos,o que permite um melhor fluxo de visitantes. Esse espaço gera a impressão de que a feira estava “meio vazia”. Em entrevista para o Sala33, Caio Cruz, que trabalha para um das empresas presentes na feira, acredita que “é um dos anos mais fracos de ativações na BGS”. Ele participa do evento desde 2013 e confessa que, do ponto de vista do consumidor dos jogos (gamer), não houve muitas novidades.

Cruz relembra que marcas como a Microsoft e a Playstation deixaram de compor a grade do evento e afirma: “parece que [a BGS] virou algo mais comercial do que gamer em si”. Já Caio Hengler, que acompanhava Cruz, complementou que, se o evento fosse como os dos anos anteriores, empresas participantes teriam levado lançamentos, como o jogo ainda não lançado Metroid Prime 4 (2025), para atrair mais o público. Hengler visitou o evento para se divertir e destaca que o maior incentivo a ir foi a participação do Hideo Kojima, desenvolvedor do jogo Death Stranding 2 (Sony Interactive Entertainment, 2025).
“Não é voltado mais para games, é mais para ‘encontre seu influenciador favorito!’”
Caio Hengler
Por outro lado, Gabriela e Giovana, que visitam a feira há, respectivamente, três e quatro anos, gostaram do primeiro dia. Gabriela, que é de Sertãozinho, cidade do interior paulista, destaca que o evento parece mais organizado, porém sabe que o primeiro dia não atingiu o público máximo. Além disso, Giovana, moradora de São Bernardo do Campo (SP), diz que gostou do novo arranjo dos stands e que andar nos corredores está mais confortável. Ela ainda afirma que: “a diversidade dos stands está bem legal”.
Havia uma variedade de cosplays. As inspirações vêm de jogos como Mario Bros. (Nintendo, 1983) e Minecraft (Microsoft, 2009), e até games como Honkai: Stair Rail (miHoYO, 2023), Overwatch 2 (Blizzard, 2022) e BloodBorne (Sony, 2015). Esse último jogo foi a inspiração de Guilherme Stocco, que estava vestido de O Caçador, personagem protagonista do game. Stocco recebeu o terceiro lugar na competição de cosplay do primeiro dia da BGS. Ele afirma ao Sala33 que se sente feliz com o reconhecimento que os cosplayers recebem em eventos como esse.

De acordo com John, funcionário de uma das lojas presentes na BGS, os itens mais vendidos são chaveiros, pelúcias e camisetas. Ele também menciona que a feira estava mais tranquila no primeiro dia, mas que a expectativa é que nas próximas datas o movimento aumentaria, “vai lotar”, menciona John.
*Imagem de capa: Fernando Silvestre/Acervo Pessoal
