Por Pedro Henrique de Santana (pdsantanasilva@usp.br)
A Brasil Game Show (BGS) 2025 continuou a lotar os pavilhões do Distrito Anhembi nos dias 10 e 11 de outubro. Antes realizada no Expo Center Norte, a BGS está de casa nova com o objetivo de melhorar a circulação do público e a fluidez do evento. Com estandes disputados, campeonatos de e-sports e filas para fotos com influenciadores e desenvolvedores de jogos, a BGS se reafirma como uma das maiores feiras de games do mundo.
Campeonato de Brawl Stars se torna protagonista da BGS

O segundo dia do evento foi marcado pelo início da Last Chance Qualifier – LCQ (Fase Qualificatória Final) para o Campeonato Mundial de Brawl Stars e começou pela fase de grupos, com 16 equipes divididas em A, B, C e D. As partidas do jogo da desenvolvedora finlandesa Supercell definiram quem ficou com as últimas 4 vagas do torneio global, além de para quem foi distribuído cerca de R$ 270 mil em prêmios.
Com a presença das equipes internacionais em solo brasileiro, essa é a terceira edição da LCQ e a primeira vez que a oportunidade final para a classificação mundial acontece nos palcos da BGS. A Arena Brawl, onde aconteceu o campeonato, conta com arquibancadas, telões e cadeiras para que a torcida acompanhe os times de perto.
No dia 10 de outubro, a equipe brasileira Casa Brawl encheu a arquibancada de torcedores, que vibraram e levantaram bandeiras de apoio após o time vencer de 2 a 0 da equipe espanhola XPERION NXT e pegar a liderança do Grupo C do torneio.

O segundo dia da Fase Qualificatória, no terceiro dia da feira, iniciou-se com uma disputa acirrada entre o time italiano Reply Totem e o japonês Natus Vincere (NaVi). A equipe do Totem, formada por dois italianos e um ucraniano, manteve-se invicta até o segundo set, quando o NaVi contra atacou e conseguiu um empate. Para os torcedores do Reply, a derrota parecia certa, mas o time conseguiu virar o jogo, ganhar a partida e tornar-se líder do grupo B.
Furia anima o público, mas amarga com derrota no CS:GO
Enquanto o Brawl Star agitava as arenas de jogos para mobile, o cenário de Counter Strike (Valve Corporation) no estande da TCL, empresa chinesa de eletrônicos, trouxe outro tipo de emoção. Furia, uma das maiores equipes brasileiras de Counter Strike (CS:GO) atraiu dezenas de pessoas para acompanhar a partida ao som de uma bateria de samba. O público acompanhou o time jogar por uma transmissão online e pode vibrar junto com os ritmistas a cada resultado.

Mas dentro do servidor, o clima foi o oposto: a equipe acabou eliminada por 2 a 1 pela francesa Vitality nas quartas de final da ESL Pro League, campeonato internacional do jogo. O resultado frustrou os torcedores, mas não ofuscou o carisma da equipe.
Multidão forma fila para Meet&Greet com personalidades conhecidas

O segundo dia de evento também teve a presença do influenciador Goularte como uma das atrações principais. Filas enormes se formaram horas antes de sua chegada, com fãs ansiosos para ficar ao lado do criador de conteúdo. Quando ele finalmente chegou, o público foi à loucura, gritava o nome dele e levantava os celulares para registrar uma foto. O público do influencer pôde subir ao palco para garantir uma foto exclusiva com Goularte, que fazia poses de acordo com os pedidos de cada visitante.
Já no terceiro dia, a atração que mais concentrou pessoas no Meet&Greet da TCL foi o Naoki Hamaguchi, desenvolvedor da Square Enix e diretor do jogo Final Fantasy. Sua presença atraiu uma multidão de fãs da franquia, que lotaram os arredores do palco para vê-lo do lugar mais próximo possível. Atencioso e simpático, Hamaguchi abraçou os admiradores de seu trabalho, deu autógrafos e tirou diversas fotos.

A BGS pelos olhos de seus visitantes
Beatriz, conhecida por outros cosplayers como Bonnito, estava fantasiada da personagem Hatsune Miku, aguardava na fila da atração da TCL e compartilhou seu entusiasmo e amor pela BGS. Esta era sua quarta vez no evento, e ela mantém a paixão pelo cosplay desde 2018. Ao longo dos anos, participou de desfiles de cosplayers, conquistou o segundo lugar em uma competição na feira Anime Friends e trabalhou como cosplayer credenciada, incluindo parcerias com o jogo Genshin Impact.
Apesar da rotina de faculdade influenciar sua frequência, ela costuma ir a cinco ou seis convenções por ano e se dedica bastante à atividade. Sobre a BGS 2025, Beatriz elogiou o evento, mas não deixou de comparar com edições anteriores. Ela disse que este ano não está tão emocionante quanto algumas das suas visitas passadas: “Outros anos já foram melhores. A Omelete mesmo decaiu”, adicionou.
Enzo Gomes, de 16 anos, em sua segunda visita à BGS, compartilhava entusiasmo e comparava a experiência com o ano anterior: “O evento está bem menor, bem mais compacto que o do ano passado. Alguns estandes, tipo o da Sony e da Nintendo, diminuíram bastante. Mas ainda é muito legal. O estande de Pokémon foi o meu favorito. Foi bom ver ele separado da Nintendo, com uma estrutura própria.”
Ele se divertiu no jogo “Fry Ninja” da fabricante de batatas fritas congeladas McCain, onde os visitantes, a fim de ganhar brindes exclusivos, tinham que cortar batatas e evitar bombas para conseguir a maior quantidade de pontos possível. Enzo ressaltou que sentiu falta dos crachás que eram entregues a todos os participantes nas edições anteriores: “Eu gostava mais dos crachás que eles entregavam para todos os participantes, não só para a imprensa e VIPs, mas ainda assim continua muito divertido”.
Brindes temáticos e games exclusivos movimentam os estandes
A BGS 2025 ofereceu uma gama diversificada de atrações que mantiveram o público entretido durante os dias 10 e 11 de outubro. No estande da Samsung NeoQLED, os visitantes puderam experimentar jogos como Sonic Racing, FC26, Battlefield, Death Stranding 2, Dying Light, Ghost of Yotei e League of Legends: Wild Rift enquanto experimentavam a qualidade e fluidez das telas.

A empresa Cougar trouxe a oportunidade de testar computadores gamers, como o Omny X, e adquirir jogos, o que atraiu fãs interessados em hardware e performance. A Team Liquid, junto com a Visa, entretia os visitantes com sua roleta de brindes e distribuía copos, cordões, capinhas e broches para os participantes.
O Ritmo de Brawl, atividade interativa da Supercell, desafiava os visitantes a apertarem botões no momento certo, acompanhando os personagens para ganhar prêmios temáticos. Já no estande da SEGA, duplas competiam no Sonic Racing Crossworlds por chaveiros especiais, o que tornava a experiência mais interativa.

A Arc System Works ofereceu acesso a jogos, inclusive em pré-venda, como Bubble Bubble e Double Dragon Revive, enquanto a Exit Lag permitia partidas de Fortnite em mapas personalizados da empresa. Já no estande da produtora de filmes Blumhouse, acontece a divulgação de Telefone Preto 2 (Black Phone 2, 2025) com uma experiência de terror: os participantes entravam na cabine, atendiam o telefone, escutavam frases do sequestrador do filme e recebiam, na saída, um ticket de telefone promocional do filme.
Marcas de tecnologia como HAVIT e Lexar International chamavam a atenção com roletas de prêmios e demonstrações de produtos para atrair mais consumidores, enquanto o SENAC combinava venda de livros, espaço para jogos e descanso e a divulgação de cursos. Cada estande trouxe uma experiência diferente, transformando os corredores da Brasil Game Show em um universo gamer imersivo. O evento, que teve um dia a menos em relação aos anos anteriores, aconteceu até o dia 12/10.
*Imagem de capa: Pedro H. de Santana/Acervo Pessoal
