Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fuga ao estômago

Saulo Yassuda Da fábula do biscoito que foge para não ser comido às mesas dos mais típicos natais dos Estados Unidos, o biscoito de natal é uma constante. Seja para ser presenteado ou para pendurar na árvore de natal – um costume nada brasileiro –, ele diferentes formas: estrela, pinheiro, coração, boneco (o mais famoso, …

Fuga ao estômago Leia mais »

Saulo Yassuda

Da fábula do biscoito que foge para não ser comido às mesas dos mais típicos natais dos Estados Unidos, o biscoito de natal é uma constante. Seja para ser presenteado ou para pendurar na árvore de natal – um costume nada brasileiro –, ele diferentes formas: estrela, pinheiro, coração, boneco (o mais famoso, aliás).

O gingerbread man é o biscoito mais típico de natal dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha – é ele, inclusive, o que vem em forma de boneco, tradicionalmente. O biscoito, em referência à fábula, aparece como personagem em Shrek (2001), Shrek 2 (2004) e Shrek Terceiro (2007) No primeiro filme, tragicomicamente, Lord Farquaad quebra as pernas do biscoito para torturá-lo.

shrek09bigjpg

Como se considera que o biscoito não é vivo e nem vai sair correndo por aí fugindo para não ser comido – pelo menos é o que se espera – , o Cinéfilos traz a receita do biscoito mais natalino dos biscoitos, que pode ser usado para presentear, enfeitar a árvore de natal e (por que não?) acompanhar mais uma maratona de filmes. Aí vai a receita, retirada do site Panelinha:

Para o biscoito

Ingredientes

100 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ovo batido
manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo

Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda.
Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas.
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.
Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 10 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos com glacê, veja a receita na página seguinte. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.

Para o glacê

Ingredientes

1 clara
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
corante alimentício a gosto

Modo de Preparo

Numa tigelinha, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra.
Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas.
Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima