Entre os dias 6 de abril e 15 de junho, ocorre o 16º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, promovido pela OBORÉ, empresa de comunicação voltada para políticas sociais, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Cinco repórteres e uma diretora da Jornalismo Júnior participam do programa e desenvolvem suas práticas jornalísticas.
Os encontros ocorrem aos sábados de manhã e promovem reflexão do jornalismo a partir da cobertura do funcionamento da cidade. Para vivenciar situações comuns do cotidiano profissional, os estudantes participam de Conferências de Imprensa com convidados destacados, seguidas de coletivas de imprensa. Bruno Paes Manso, Flávio Munhoz, Jorge Araújo e Sergio Amadeu são alguns dos entrevistados no projeto.
A coordenação pedagógica desta edição do curso da OBORÉ é dos jornalistas Ronald Sclavi e Sergio Gomes. O módulo conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Escola da Cidade (EC); Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP); Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC (LabLivre-UFABC).
O material produzido pelos repórteres da Jornalismo Júnior será publicado em nosso portal. Confira os textos de Isabel Briskievicz Teixeira, Julia Sardinha, Luana Mendes, Luiza Santos, Samuel Amaral e Theo Schwan:
- Entre a cruz e o revólver: como a religião e a criminalidade dominaram a insegurança pública dos centros urbanos
- Regiões mais pobres de São Paulo são as mais afetadas pela falta de arborização
*Imagem de capa: Isabel Briskievicz Teixeira