Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vozes que ecoam pelos animais: primeira edição do Prêmio Papagaio

Em sua primeira edição, o evento premiou atores de iniciativas científicas e conteúdos digitais que dão visibilidade à causa animal

Por Patricia Rodrigues (Patt.rodrigues@usp.br)

No dia 28 de outubro ocorreu, no teatro Gazeta, a primeira edição do Prêmio Papagaio, uma iniciativa que visa reconhecer comunicadores que trabalham na ampliação da voz animal. O evento contou com cerca de 400 pessoas, incluindo jornalistas, fotógrafos, artistas, documentaristas, protetores dos animais e ativistas. A cerimônia também incluiu a apresentação do jornalista Celso Zucatelli e de Taylison Santos, vice-presidente do Fórum Animal — uma das principais organizações responsáveis pela idealização e financiamento do evento.

A premiação englobou dez categorias, dentre elas: Influenciador: veganismo; Políticas públicas de proteção animal; Defesa dos animais Silvestres; Defesa de cães e gatos; Defesa dos animais aquáticos; Defesa dos animais em testes pesquisa e ensino; Exploração de animais para entretenimento; Cobertura de resgastes e reabilitação; Influenciador: Defesa dos animais e Defesa dos animais em situação de fazenda. Os trabalhos premiados vão desde séries, reportagens e vídeos que engajam na luta pela vida animal.

Celso Zucatelli e Taylison Santos no palco da primeira edição do Prêmio Papagaio
Celso Zucatelli e Taylison Santos apresentando a primeira edição do Prêmio Papagaio [Imagem: Acervo Pessoal/Patricia Rodrigues ]

Indicados e expectativas para o evento

Apesar de estar em sua primeira edição em 2025, o Prêmio Papagaio já promete novidades para os próximos anos. Em entrevista para a Jornalismo Júnior, Izamir Barbosa, assessor de comunicação e campanhas do fórum Nacional de defesa animal, comentou sobre a possível criação de novas categorias de trabalhos. Como exemplo, uma categoria que premie trabalhos e iniciativas de universitários e outra que reconheça trabalhos jornalísticos investigativos que dão visibilidade para a causa animal e ambiental. Ainda segundo Izamir, “O prêmio Papagaio é um evento que teve mais de 240 trabalhos inscritos de todas as regiões do Brasil, em dez categorias diferentes e não poderia ter sido um sucesso diferente do que foi.”

Júlia Checchinato e Juliane Lopes, vencedoras do Prêmio Papagaio de Defesa dos Animais Silvestres, veem o evento como uma grande oportunidade de conhecer outros trabalhos e pessoas que atuam na proteção animal. Em entrevista Júlia Checchinato disse: “ O evento está sendo muito legal, a gente está aproveitando bastante e conhecendo bastante gente importante e diferente no meio da proteção animal”

O troféu de premiação para os vencedores de cada categoria foi a escultura de um papagaio esculpida pelo artista Rafael Brancatelli, simbolizando a diversidade, a força e a liberdade da natureza.

Eliziane Alencar, colunista do jornal O Povo em Fortaleza e finalista do Prêmio Papagaio de Defesa de Animais em Situação de Fazenda, apresentou ao Laboratório o trabalho que a levou até a premiação. Trata-se de uma série escrita em colunas jornalística feita no mês das mães, com o objetivo de demonstrar o sofrimento de diferentes espécies de mães — principalmente quando estão em situação de fazenda e exploração.

O troféu do prêmio papagaio, em dourado
Troféu do Prêmio Papagaio [Imagem: Acervo Pessoal/Patricia Rodrigues ]

A premiação

Trabalhos, interação e muita música. Na entrada do evento, um coquetel vegano foi preparado para recepcionar os convidados. Durante a premiação, ocorreram também apresentações musicais: os artistas Leyllah Diva Black e D´Black trouxeram composições especialmente feitas para o evento, e a banda Aurora 69, preparou uma homenagem para Rita Lee — famosa não somente por suas músicas, mas também pelo ativismo em defesa dos animais. A homenagem teve a participação do companheiro de vida da cantora, Roberto de Carvalho.

Show de banda Aurora, no Prêmio Papagaio, com 5 músicos no palco
Banda Aurora 69,em apresentação de homenagem a Rita Lee [Imagem: Acervo Pessoal/Patricia Rodrigues]

Ao longo de todo o evento, foi discutida a importância de homenagear pessoas que lutam pela causa animal e ambiental, principalmente no contexto atual de crise climática e ambiental.

Uma questão abordada foi o grande número de famílias no Brasil que possuem animais de estimação (chamadas de famílias multiespécies) más também como a proteção e cuidados com animais de variadas outras espécies é muitas vezes negligenciada. Além disso, palestrantes falaram sobre o veganismo como estilo de vida, assim como o respeito aos direitos animais.

Slide de apresentação do Prêmio Papagaio, no troféu 'defesa dos animais silvestres'
Apresentação de uma das categorias de premiação [Imagem: Acervo Pessoal/Patricia Rodrigues]

Segundo Izamir Barbosa, assessor de comunicação e campanhas do fórum Nacional de defesa animal, o papagaio foi escolhido como símbolo da premiação pois ele é um animal comunicativo, e o propósito do evento era premiar quem utiliza a comunicação para atuar em defesa dos animais.

A influencer e ativista Luisa Mell foi uma das celebridades que acompanhou o evento. Ela deixou a sua mensagem de apoio às iniciativas que estavam sendo apresentadas e resaltou a importância do Prêmio Papagaio apoiar estes comunicadores cada vez mais.

Luisa Mel e Roberto de Carvalho no palco do Prêmio Papagaio, com imagem de Rita Lee ao fundo
Luisa Mel e Roberto de Carvalho no palco da premiação
[Imagem: Acervo Pessoal/Patricia Rodrigues]

O Prêmio visa transformar o cenário atual de degradação e exploração desenfreada do meio ambiente  e dos animais. O projeto pretende se estender para outras edições, e trazer diversas novidades. Mais detalhes sobre o evento e os trabalhos premiados podem ser encontrados no site oficial do Prêmio Papagaio: https://www.premiopapagaio.com.br/

*Imagem de capa: Acervo Pessoal/Patrícia Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima