Nos últimos anos, muita coisa mudou no cenário da música. As gravadoras perderam a força que tinham anteriormente e a internet tem impulsionado a carreira de novos artistas que se dedicam a estilos musicais próprios, marcados pela criatividade e pela inovação.
A banda Filarmônica de Pasárgada, formada em 2008 por alunos do curso de música da USP, é um exemplo dessa nova geração de músicos que reconhece a importância de estar conectado à rede.
No final de 2012, a banda lançou no Youtube o clipe da canção “O seu tipo”, gravado na Praça do Relógio, na USP, que já alcançou mais de 110 mil visualizações no site.
Segundo Marcelo Segreto, compositor e integrante do grupo, o videoclipe, além da divulgação proporcionada pelo Facebook, foi crucial para atrair fãs, aumentar o público nos shows e abrir portas para novos projetos. “Música independente depende da internet. Essa questão da formação de público é um trabalho de formiguinha e a internet é fundamental para isso!”.
No entanto, sobreviver no mercado da música independente, não é uma tarefa fácil. “Não tendo uma empresa ou gravadora por trás, podemos fazer um trabalho musical 100% nosso. Com nossas decisões desde a gravação até o encarte do CD. E isso é legal pois o trabalho fica com a nossa cara. Fica mais sincero e mais bem feito. O ruim é que precisamos correr atrás de uma infinidade de coisas que não tem muito a ver com a parte artística, como dedicar grande parte do tempo para divulgar e administrar a produção dos shows, escrever projetos para editais, cuidar de site, Facebook, responder e-mails e solucionar uma série de problemas”, declara Marcelo.
A banda já lançou o seu primeiro CD O Hábito da força, que além estar à venda, está também disponível para download gratuito, uma estratégia que, ainda de acordo com Marcelo Segreto, funciona como uma forma de atrair público e gerar mais compartilhamento do trabalho na internet. Agora, o grupo dedica-se a gravação de um disco com o cantor Tom Zé e aos arranjos das canções do segundo CD da Filarmônica, Rádio Lixão, que será gravado em janeiro de 2014.
Mas a exploração dos recursos oferecidos pela internet pode ir além das redes sociais e do Youtube. A banda gaúcha, e também independente, Apanhador Só é um exemplo disso.
Enfrentando dificuldades para levantar fundos para a produção do seu segundo disco de músicas inéditas, o grupo optou pelo financiamento coletivo (crowdfunding). Assim, os colaboradores podiam escolher cotas de contribuição que variavam de R$ 15,00 a 10 mil reais e que de acordo com cada valor incluíam recompensas. Na lista dos prêmios havia desde vídeos exclusivos, CDs autografados, camisetas e ingressos para os shows até oficinas ministradas pelos integrantes do grupo, serenatas feitas pela Apanhador debaixo de qualquer janela e shows realizados na casa do contribuinte, grêmios estudantis ou eventos ligados à empresas privadas.
O projeto foi muito bem sucedido e contou com uma arrecadação total de quase 60 mil reais, valor que ultrapassou a meta previamente estabelecida. Dessa forma, o disco Antes Que Tu Conte Outra foi lançado nesse ano e, como os outros CDs da banda, está disponível para download.
Outra iniciativa que merece destaque na área musical é o site Musicoteca. Criado em 2003 por Web Mota, o endereço eletrônico funciona como uma vitrine para novos talentos da música brasileira. Através dele é possível descobrir e desfrutar de um conteúdo musical de qualidade, desenvolvido por cantores como Phill Veras, Marina Wisnik e bandas como a 5 a seco. Todos os CDs estão também disponíveis no site para download.
por Yasmin Riveli
yasminriveli@gmail.com
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