Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Catar 2022 I A primeira derrota do Brasil no mundial

JÁ CLASSIFICADO PARA AS OITAVAS DE FINAL, A SELEÇÃO BRASILEIRA ENTRA EM CAMPO COM TIME RESERVA E LEVA O PRIMEIRO GOL DO CAMPEONATO POR CAMARÕES, QUE GANHA O JOGO 

A fase de grupos da Copa do Mundo da Fifa 2022 chegou ao fim nesta sexta-feira (02). Na última partida do grupo G, Camarões se tornou a primeira seleção africana a vencer o Brasil na história do mundial, com placar final de 1 a 0. Apesar do resultado, os leões indomáveis voltam para casa, enquanto os brasileiros seguem para a próxima etapa e devem enfrentar a Coréia do Sul na próxima segunda (5).

Contabilizando vitórias e liderando o seu grupo, a seleção brasileira teve um bom desempenho no início do campeonato e despertou a confiança da torcida. Até então, ela era a única a não tomar um gol na Copa de 2022 e, mesmo sem o último jogo, já estava dentro das oitavas. Com essa garantia e o curto intervalo entre o duelo contra os africanos e a estreia na fase seguinte, a comissão técnica optou por entrar em campo com os jogadores reservas para poupar as condições físicas dos titulares, entre os quais Neymar, Danilo e Alex Sandro estão lesionados.

Nas arquibancadas, o rei do futebol brasileiro também estava presente. Pelé, que participou de três vitórias do Brasil em Copas (1958, 1962 e 1970), foi internado na última terça (29) por infecção respiratória. Em homenagem a ele, o Movimento Verde e Amarelo estendeu um bandeirão nas arquibancadas com uma foto do ex-atacante e a mensagem “Get Well Soon”, traduzida como “fique bem logo”.

https://www.instagram.com/p/ClrTdSZuDFG/

Camarões, por sua vez, terminou a fase de grupos em terceiro lugar, somando quatro pontos após a vitória contra o Brasil e o empate por 3 a 3 com a Sérvia, e deixou a competição. Em sua oitava Copa, a seleção africana teve o melhor desempenho em 20 anos, já que em suas duas últimas participações, em 2010 e 2014, foi eliminada sem pontuar.  

O Jogo

O primeiro tempo não foi emocionante. Dois cartões amarelos apareceram em apenas seis minutos de jogo: um para Nouhou Tolo, camisa 25 da seleção africana, e o segundo para o zagueiro Éder Militão. Os outros 40 minutos foram marcados pelo domínio dos brasileiros, que tiveram dificuldade em ultrapassar a barreira de defesa do adversário. Nos acréscimos, o lado verde e amarelo teve duas chances com ataques de Martinelli e Rodrygo, mas Camarões apresentou um lance mais perigoso com cabeçada de Mbeumo, que foi uma das maiores defesas de Ederson na partida.

Vincent Aboubakar, camisa 10 da seleção camaronesa, comemorando o gol da vitória contra o Brasil. [Imagem: Reprodução/ Twitter @FIFAWorldCup]

No segundo tempo o jogo foi mais aberto, com ambos os lados buscando a vitória. A seleção canarinho passou por mudanças: Alex Telles deixou a partida após sofrer trauma no joelho e entraram em campo Pedro, Everton Ribeiro e Raphinha. Porém, seu desempenho pouco mudou. Camarões manteve a força defensiva e o atacante Aboubakar teve sua primeira chance de gol, que foi defendida pelo goleiro brasileiro. Somente nos acréscimos, o camisa 10 marcou o único gol da partida, que terminou 1 a 0 para os africanos. Já amarelado, o atacante comemorou o gol tirando a camisa e foi expulso logo após o lance. 

Ao todo, foram marcadas 14 faltas para cada lado e, dos sete cartões amarelos distribuídos, somente dois foram para brasileiros. O destaque da partida foi Aboubakar, que marcou o gol da vitória dos leões indomáveis, mas também se sobressaíram o goleiro Ederson, que realizou as primeiras defesas do Brasil na Copa 2022, e Gabriel Martinelli com sete cruzamentos e quatro finalizações. Já Bruno Guimarães apresentou um dos piores desempenhos do jogo, perdendo três grandes chances de gol.

O atacante brasileiro Gabriel Martinelli foi destaque na partida contra Camarões. [Imagem: Reprodução/ Twitter @FIFAWorldCup]

A partida entre as seleções do grupo G, também formado pela Sérvia, último lugar com 1 ponto, e Suíça, que contabiliza 6 pontos e avança para as oitavas junto ao Brasil, aconteceu no Estádio Lusail, em Doha. A arbitragem ficou por conta de Ismail Elfath, listado pela FIFA desde 2016. 

A seleção camaronesa, comandada pelo ex-futebolista Rigobert Song, entrou em campo com o goleiro Epassy, os zagueiros Wooh e Ebosse, os laterais Fai e Tolo, os meio-campistas Mbeumo (Toko Ekambi), Ngamaleu (Mbekeli) e Choupo-Moting, os volantes Anguissa e Kunde (Ntcham), e o atacante Aboubakar. O esquema tático utilizado foi 4-5-1.

Representação dos esquemas táticos das seleções camaronesa e brasileira, respectivamente. [Imagem: Emanuely Benjamim]

O Brasil, treinado por Tite, utilizou o esquema tático 4-3-3. Jogaram o goleiro Ederson, Éder Militão e Bremer na zaga, Daniel Alves e Alex Telles (Marquinhos) na lateral, Rodrygo (Everton Ribeiro) no meio-campo, os volantes Fabinho e Fred (Bruno Guimarães) e Antony (Raphinha), Gabriel Jesus (Pedro) e Gabriel Martinelli no ataque.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima