Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campus Party 2023: Comunicação e divulgação científica marcaram presença

Palestrantes e cientistas reafirmam a importância da comunicação e da acessibilidade científica para a evolução tecnológica

Por Gabriela Barbosa (gabriela.barbosa18@usp.br) e Yasmin Teixeira (yasminteixeirasilva@usp.br)

No terceiro dia da 15ª edição da Campus Party Brasil, a divulgação científica e a comunicação foram assuntos centrais das palestras oferecidas. Ao contrário do que se imagina, a tecnologia não se desprende da discussão sobre causas sociais e muito menos sobre divulgação científica, o que incentivou grandes debates sobre a acessibilidade do conhecimento que se espalhava em meio aos eventos da Campus.  

Assuntos como o novo papel do TikTok na comunicação social, a importância da comunicação e divulgação científica no cotidiano e em comunidades, além de outros temas foram discutidos no Palco Stem for Girls, onde pautas sociais e palestrantes femininas ganharam mais destaque. 

Do laboratório à sociedade: A importância da divulgação científica 

A necessidade de tornar as pesquisas e discussões científicas acessíveis para a população é um assunto amplamente discutido no meio acadêmico atualmente e ele não passou despercebido pela Campus Party. 

 A palestrante Ana de Medeiros Arnt, professora do Instituto de Biologia da Unicamp, expôs a real importância e proporção da produção científica brasileira. Segunda ela, 90% da ciência brasileira é realizada em universidades públicas, principalmente pelos alunos de pós-graduação e mestrado e que, mesmo com essa amplitude, continuam sendo os menos favorecidos em investimentos. 

Palestra “Do Laboratório à sociedade: A importância da comunicação e divulgação científica”. [Imagem: Acervo Pessoal/Yasmin Teixeira]

Além disso, a pesquisadora defendeu a necessidade da expansão da divulgação científica, tal como ocorreu durante a pandemia da Covid-19, com a amplificação do discurso sobre as vacinas e cuidados médicos, o que possibilitou o acesso da maioria ao conhecimento científico e pesquisas da época.

Tik Tok: A nova tendência da comunicação

A plataforma chinesa TikTok representa uma grande reviravolta no cenário da comunicação. A partir da pandemia da Covid-19, em 2020, o aplicativo começa a ser utilizado em larga escala, ultrapassando um bilhão de downloads. Entre janeiro de 2018 e julho de 2020, o aumento do uso global da rede social foi de 1.157,76%. 

Focado em vídeos curtos e dinâmicos, o TikTok cria um ambiente extremamente viciante, que atinge principalmente as crianças e adolescentes. Na palestra de Marília Oliveira, comunicadora e estudante de Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília (UnB), fica evidente como isso afeta o meio comunicacional. Ela afirma que “os jovens, neste momento, não conseguem mais manter sua atenção durante muito tempo, pois ficam entediados.”

Esse modelo de comunicação também passa a ser utilizado por outros meios de entretenimento. Os produtores de séries e filmes optam por cenas mais curtas, que podem, inclusive, se tornarem virais nas redes sociais.

TikTok é um dos aplicativos mais baixados do mundo. [Imagem: Reprodução/TikTok]

Outro aspecto do TikTok é sua monetização. O aplicativo começa a ser considerado uma fonte de renda, mesmo que o criador de conteúdo seja menor de idade — desde que a conta esteja em nome de algum maior responsável. 

Um dos maiores problemas debatidos sobre o uso excessivo dessa rede social são as doenças psicológicas. Marília Oliveira afirma que os criadores de conteúdo sofrem muito com esse fator, pois são muito expostos e abdicam de partes da vida para conseguir renda na plataforma. Além disso, a dinamicidade e a rapidez também podem causar casos graves de ansiedade nos usuários.

Ao trazer esse debate ao evento, a Campus Party abre portas para que o assunto seja levado em consideração em outros níveis de discussão. Assim, apesar de ser um evento focado em tecnologia e inovação, é muito importante trazer as discussões sobre comunicação e divulgação científica, já que isso permeia todas as áreas de conhecimento. Esse debate também pode levar a mudanças positivas nesse cenário.

Confira outras matérias da nossa cobertura da CPBR15:

http://jornalismojunior.com.br/campus-party-2023-15a-edicao-em-sao-paulo-traz-inteligencia-artificial-e-inovacoes/

http://jornalismojunior.com.br/campus-party-2023-um-acampamento-que-nao-dorme/

http://jornalismojunior.com.br/campus-party-2023-confira-os-debates-sobre-o-futuro-da-tecnologia-na-15a-edicao/

http://jornalismojunior.com.br/campus-party-2023-a-tecnologia-no-espaco-e-nas-artes/

http://jornalismojunior.com.br/campus-party-2023-competicao-culinaria-printer-chef-traz-inovacoes-para-o-setor-alimenticio/

*Imagem da capa: Acervo Pessoal/Lucas Lignon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima