Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Nome da Lei: Os Intocáveis do Brasil

Por Luís H. Franco luligot17@gmail.com Sob a direção de Sérgio Rezende, Em Nome da Lei (2016) explora um gênero pouco produzido no Brasil: O thriller de investigação. No entanto, a produção está longe de alcançar os grandes filmes americanos, e muitos dos elementos do brasileiro parecem ter sido diretamente retirados de filmes passados. O longa …

Em Nome da Lei: Os Intocáveis do Brasil Leia mais »

Por Luís H. Franco
luligot17@gmail.com

Sob a direção de Sérgio Rezende, Em Nome da Lei (2016) explora um gênero pouco produzido no Brasil: O thriller de investigação. No entanto, a produção está longe de alcançar os grandes filmes americanos, e muitos dos elementos do brasileiro parecem ter sido diretamente retirados de filmes passados.

O longa conta a história de Vítor (Mateus Solano), jovem juiz idealista que acaba de ser transferido para o fórum de Fronteiras. A pequena cidade na divisa entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai é comandada magnata Hildo Gomez (Chico Diaz), chefe contrabandista local que, aliado ao paraguaio Ramirez (Roberto Birindelli), arma um esquema para transportar cocaína através da fronteira e em direção a São Paulo. Poderoso e influente na região, Gomez comanda o crime na região por pelo menos trinta anos, sem nunca ter sido julgado ou condenado por seus feitos. Agora, com seu prestígio crescendo, ele planeja uma jogada maior e mais ambiciosa.

Acreditando ser capaz de derrubar todo o crime da cidade, Vítor não mede esforços para desmantelar a máfia de Fronteiras e ataca seus inimigos com toda a força que sua posição de juiz permite. Na luta contra o tráfico de drogas, o jovem juiz contará com a ajuda da promotora Alice (Paolla Oliveira) e do policial federal Elton (Eduardo Galvão), ambos experientes na maneira como a lei é conduzida na cidade e capazes de guia-lo em sua tarefa. Mas a arrogância do juiz, determinado a pôr um fim no esquema o mais rápido possível, o impede de ouvi-los e o levam a um perigoso conflito.

Em pouco tempo, Fronteiras se torna uma zona de guerra entre o ingênuo Vítor e o poderoso Gomez, intocável pelos métodos convencionais da lei. Em uma sequência de perseguições, atentados e muita ação, um esquema maior se desenrola, envolvendo não apenas os chefões do Paraguai e da cidade, mas também desembargadores, policiais e inclusive políticos. Sem ter em quem realmente confiar, Vítor tem que lutar pela própria vida, enquanto tenta fazer justiça em uma terra que a lei não alcança.

Personagens da esquerda para a direita: Elton (Eduardo Galvão), Vítor (Mateus Solano) e Alice (Paolla Oliveira)

 

Como thriller policial, Em Nome da Lei apresenta uma boa história e, até certo ponto, consegue nos ater à ação das personagens e à condução da investigação. As atuações de Mateus Solano e Paolla Oliveira deixam claras as preocupações de seus respectivos personagens e os sentimentos que sentem um pelo outro, seja no trabalho ou na vida pessoal. Mas a obra apresenta muitos clichês previsíveis e segue muito a onda de filmes americanos como Os Intocáveis (The Untouchables, 1987) de Brian de Palma. Alguns aspectos na caracterização das personagens, como o paladino da justiça recém-chegado que não conhece a maneira como a lei é feita na cidade ou o grande mafioso inatingível pela lei, são constantemente vistos nesse tipo de obra cinematografica, e não sofrem muitas alterações na produção de Sergio Rezende de forma a deixar as personagens mais interessantes. Além disso, muitas cenas pareceram ter sido simplesmente jogadas no roteiro. O romance entre Vitor e Alice é fracamente desenvolvido e ocorre de uma maneira muito rápida.

2

Apesar de seus pontos fracos, o filme é interessante e, em um momento onde o cinema nacional tem privilegiado muito comédias exageradas, é uma clara demonstração de uma tentativa de evolução para algo mais sério. Em Nome da Lei é uma obra já vista antes, mas são raras as produções brasileiras que se assemelham a este.

O longa estreia no dia 21 de abril de 2016. Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=7i9zhlC-0wk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima