Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Candidato Honesto 2 é surpreendentemente bom

ATENÇÃO: A resenha a seguir contém spoilers. Clique no trecho borrado para revelá-los. Antes de mais nada, O Candidato Honesto 2 (2018) é um filme do gênero comédia besteirol. Sendo assim, 90% do seu roteiro conta com piadas pouco desenvolvidas que se apoiam ou no absurdo e na bizarrice das situações retratadas, ou no jeito atrapalhado …

O Candidato Honesto 2 é surpreendentemente bom Leia mais »

ATENÇÃO: A resenha a seguir contém spoilers. Clique no trecho borrado para revelá-los.

Antes de mais nada, O Candidato Honesto 2 (2018) é um filme do gênero comédia besteirol. Sendo assim, 90% do seu roteiro conta com piadas pouco desenvolvidas que se apoiam ou no absurdo e na bizarrice das situações retratadas, ou no jeito atrapalhado de Leandro Hassum. Dado isso, passemos aos outros 10%.

Continuando os eventos de O Candidato Honesto (2014), o filme mostra a vida de João Ernesto (Hassum), o político que misteriosamente ficou incapaz de mentir, depois de cumprir pena na prisão por quatro anos. Inicialmente se negando a voltar para a política, João decide concorrer à presidência de novo depois de ver a situação atual do país.

(Imagem: Downtown Filmes)

O que se segue é um infinidade de referências e sátiras a personagens e situações políticas ocorridas nos últimos anos Brasil. Lava Jato, Impeachment, Dilma, Bolsonaro, Temer, Marina, Lula Livre, Japonês da Federal, Tiririca, Fulano ladrão roubou meu coração, Trump… Nem o antigo cabeleireiro de Dilma escapou dessa. No entanto, ao contrário de alguns programas de TV que costumavam passar nas noites de domingo, as sátiras em O Candidato Honesto 2 tem um quê de sofisticação.

Isso porque o longa não faz suas personagens se limitarem a apenas copiar os trejeitos de seus originais, mas as utiliza para fazer críticas muitas vezes ácidas e bem fundamentadas sobre certas situações. O maior exemplo disso é Ivan Pires (Cassio Pandolfh), político experiente cuja aparência e atitudes lhe dão um ar vampiresco. Em O Candidato Honesto 2, é ele quem convence João a voltar para a política, com a condição de que fosse seu vice-presidente. Como a vida real já nos faz antecipar, tudo era um plano para Ivan comandar o país, visto que não possuía o carisma ou a confiança do povo para vencer as eleições do modo tradicional.

(Imagem: Downtown Filmes)

Esquema exposto, a figura da vida real que inspira o personagem de Ivan acaba sendo alvo de uma séries de críticas arquitetadas pelo roteiro do filme. Ardiloso, traidor, duas-caras, autoritário, egoísta: o que se constrói é uma figura que não dá a mínima para o povo e que só se importa com a manutenção do sistema. Considerando a situação do país atualmente, O Candidato Honesto 2 é muito ousado para uma comédia pastelão.

Ousado, mas nem tanto. Como que para balancear o tom das críticas e escapar do ataque de extremistas que poderiam acusar o filme de ser partidário de um certo lado, O Candidato Honesto 2 procura uma imparcialidade forçada nas cenas finais e acaba caindo em uma inconsistência lógica no roteiro. [spoiler] Apesar de sabermos que João sofreu um impeachment ilegítimo, em seu último discurso como presidente ele afirma que “não foi golpe”.[/spoiler]

O Candidato Honesto 2 estreia dia 30 de agosto nos cinemas. Confira o trailer abaixo:

por Bruno Menezes
brunomenezesbaraviera@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima