por Mirella S. Kamimura
mirellask317@gmail.com
Você sabia que as gêmeas mais famosas de Hollywood começaram no show business antes mesmo de fazerem o primeiro aniversário? Pois é! Mary-Kate e Ashley Olsen, nascidas em 13 de junho de 1986 em Sherman Oaks, California, iniciaram sua carreira aos 9 meses de idade na série Três é Demais (Fullhouse, 1987-1995). A doce e espivetada Michelle Tanner, caçula da família, é a responsável pelas cenas mais engraçadas da série, na qual há o contraste entre seu pouco tamanho e suas falas elaboradas. Por conta de suas personalidades, Mary-Kate ficava com as cenas cômicas, enquanto Ashley ficava com as mais sérias. Como no início a produção não queria que os telespectadores soubessem que Michelle era interpretada por gêmeas, a personagem era creditada à Mary Kate Ashley Olsen, só depois sendo revelada a verdade sobre as gêmeas.
As filhas do corretor de hipoteca David Olsen e da dançarina de Ballet Jarnette Jones não sabem o que é ser uma criança/adolescente/adulta “normal”. Desde seu início das suas carreiras, as gêmeas tiveram filmes, séries, desenhos, roupas, games, perfumes, brinquedos e vários outros produtos lançados com seus nomes. Conquistaram o título de jovens celebridades mais ricas do mundo, só o perdendo em 2007 quando completaram 21 anos. Sua fortuna é avaliada em cerca de 410 milhões de dólares juntas.
Após o término de Três é Demais em 1995, elas atuaram em mais duas séries de TV: Dose Dupla (Two of a Kind, 1998-1999) e Gêmeas em Apuros (So Little Time, 2001-2002) e diversos filmes produzidos pela sua empresa, DualStar. Além disso, foi produzido um desenho animado chamado Mary-Kate and Ashley in Action!.
Filmando em diversos lugares do mundo como Paris, Nova York e Australia, as loiras construiram uma extensa lista filmográfica. Seus filmes ainda aparecem ocasionalmente na Sessão da Tarde e normalmente trazem a dupla vivendo alguma aventura inusitada e engraçada em algum lugar do globo. Seus maiores sucessos adolescentes são As Namoradas do Papai (It Takes Two, 1995), no qual as duas garotas, uma pobre e outra rica, se unem e trocam de lugar para confundir o pai de uma e a tutora da outra a fim de reunir o casal, Confusão na Austrália (Our Lips Are Sealed, 2000), onde interpretam duas testemunhas de um crime que entram num programa de proteção à testemunha do FBI e têm que trocar de identidade e país, e No Pique de Nova York (New York Minute, 2004), que é o último trabalho da dupla junta e conta a história de duas irmãs gêmeas que não se dão bem, mas têm que viajar juntas e acabam se metendo em encrenca.
Apesar de serem gêmeas idênticas, as loiras possuem diferenças. Ashley é mais prática e realista, enquanto Mary-Kate é mais descontraída e possui déficit de atenção. Além disso, fisicamente, elas também não são tão iguais quanto parecem. Ashley possui 2,5 centímetros de altura a mais que a irmã, e Mary-Kate calça 2 números a mais que a primeira. Em abril de 2004, receberam uma estrela na Calçada da Fama.
Diferente de outros atores que ao terminar o colegial decidem se dedicar em tempo integral à atuação, Mary-Kate e Ashley anunciaram que iriam fazer faculdade e por isso se ausentariam um pouco da TV. Assim, aos 18 anos, as duas se mudaram para Nova York e entraram na New York University no Gallatin School of Individualized Study, um programa que personaliza o curso conforme as necessidades e interesses do aluno. Enquanto Mary-Kate optou pelo curso de Gastronomia, Ashley escolheu Psicologia.
Depois de um tempo, Mary-Kate desistiu da faculdade e voltou para Califórnia pra procurar trabalhos individuais com sua produtora DualStar, mas acabou se tornando alvo dos holofotes de maneira negativa, sendo vista bebendo, fumando e cada vez mais magra, sendo diagnosticada com anorexia nervosa. Depois de recuperada, Mary-Kate passou a atuar na série Weeds, em 2007. Enquanto isso, Ashley ia se aproximando cada vez mais do mundo da moda, inclusive fazendo um estágio com o estilista Zac Posen. Após uma última participação no cinema no filme A Fera (Beastly, 2011), Mary-Kate resolveu juntar-se à irmã na área fashion.
Donas de um estilo único e gosto um tanto duvidoso, as Olsen deixaram de lado a carreira no cinema e investiram pesado no mundo da moda. Começaram com uma linha de roupas para meninas entre 4 e 14 anos em parceria com o Walmart e uma linha de beleza chamada “Mary-Kate and Ashley: Real fashion for real girls”. As gêmeas se tornaram notícia em 2004 ao assinar o compromisso de garantir a licença maternidade plena a todas as trabalhadoras de Bangladesh que estivessem trabalhando em sua linha de roupas.
Em 2006, se tornaram donas da grife de alta costura The Row. No ano seguinte, lançaram a coleção Elizabeth and James, inspirada em seu estilo pessoal. Mais adiante, produziram uma coleção para a loja JC Penney, chamada Olsenboye e uma linha de camisetas chamada StyleMint. Em 2008, publicaram o livro Influence, uma compilação de entrevistas com nomes importantíssimos da moda.
Em entrevista para a revista Edit, Ashley contou que a inspiração pra moda começou ainda quando crianças, pois a personagem Michelle Tanner usava diversas roupas de grifes como Chanel e Marc Jacobs. Na série, elas tinham a oportunidade de trocar de figurino várias vezes e acabavam usando mais roupas da produção do que as delas mesmas. “Nós já pensávamos em nossas roupas desde que éramos muito pequenas. Então eu acho que isso nos tornou obsessivas por roupas, e agora essa obsessão se tornou uma profissão”, declarou Mary-Kate.
Mary-Kate e Ashley receberam em 2012 o prêmio de Designers de Moda Feminina do Ano pelo CFDA (Conselho dos Designers de Moda da América). A última notícia sobre suas carreiras na moda foi a do contrato no segundo semestre de 2013 com a fast-fashion norueguesa Bik Bok para desenvolver três coleções para marca e, a primeira delas, lançada em agosto, esgotou rapidamente.
Quem pensa que o legado das Olsen no cinema terminou está muito enganado! A irmã – três anos – mais nova das gêmeas, Elizabeth Olsen, chamada pela família de “Lizzie”, começou sua carreira aos cinco anos de idade, em um episódio da série de suas irmãs e continuou fazendo algumas participações especiais nas produções das gêmeas. Sua carreira no mundo artístico não deriva de meros privilégios por ser apenas “a Olsen mais nova”. Elizabeth se graduou na NYU Tisch School of the Arts e na Atlantic Theater Company Acting School, ambas em Nova York.
Desde 2011, ao contrário das suas irmãs que se afastaram de vez das telonas, Elizabeth já participou de cinco produções cinematográficas. Mais do que isso, ela é uma das protagonistas do remake de Godzilla, que estreará dia 16 de maio de 2014, e já está confirmada como a personagem Feiticeira Escarlate no filme Os Vingadores 2: A Viagem de Ultron.