Por Rafael Dourador (rafa.dourador@usp.br)
A seleção feminina de vôlei do Brasil deu mais um passo rumo à final das Olimpíadas de Paris 2024 após vencer as caribenhas por 3 sets a 0, na última terça-feira (06). A vitória convincente contou com a boa atuação da ponteira Gabi, capitã da equipe, que foi a maior pontuadora do jogo — 20 pontos.
Com este resultado, a equipe mantém a marca de 100% de aproveitamento no campeonato, com doze sets vencidos em quatro partidas. As brasileiras se preparam para enfrentar os Estados Unidos — atual campeão olímpico — que foi justamente o adversário que tirou o ouro do time nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
O jogo
Mais uma vez, José Roberto Guimarães repetiu a equipe que vem atuando como titular nesta edição dos Jogos Olímpicos: as centrais Thaisa e Carol; as ponteiras Gabi e Ana Cristina; a oposta Rosamaria e a levantadora Roberta — com a líbero Nyeme entrando para receber os saques adversários.
O primeiro set começou muito equilibrado, com os dois ataques muito fortes. Do lado brasileiro, Gabi era o destaque, enquanto as dominicanas contavam com Peña nas viradas de bola. Ambas terminaram a primeira etapa com oito pontos cada, indicando que a atuação individual poderia ser o grande diferencial daquela partida. Quando finalmente conseguiu uma certa folga no placar, o Brasil fechou o set por 25 a 22.
Apesar do início com pontos alternados para cada lado, o segundo set foi de domínio das brasileiras. Muito confortáveis e errando pouco no jogo, elas chegaram a abrir uma vantagem de nove pontos e atropelaram as caribenhas até fechar o set por 25 a 13.
Na etapa final, apesar da pressão das dominicanas no início do set, que conseguiram equilibrar o placar até certo ponto, o Brasil não diminuiu o ritmo e tratou de fechar logo a última parcial do jogo para garantir a vaga na próxima fase. A vitória foi a quarta da equipe no campeonato, que ainda não perdeu nenhum set.
A República Dominicana igualou sua campanha de Tóquio, terminando em oitavo lugar na classificação geral. Vale lembrar que a equipe conta com nomes conhecidos no voleibol brasileiro, como a ponteira Yonkaira Peña, que atua no Minas Clube, e as irmãs Brayelin e Jineiry Martinez, que já jogaram juntas no Praia Clube.
Com dez defesas e uma excelente distribuição de jogo, que permitiu ataques variados da equipe, a levantadora Roberta também foi destaque individual [Reprodução/Instagram: @robertaratzke]
Imagem de capa: [Luiza Moraes/ COB/ Fotos Públicas]