Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Olimpíadas 2024 | Vôlei feminino mantém invencibilidade e vai para a semifinal

Equipe passou pela República Dominicana sem dificuldades e enfrenta os Estados Unidos na disputa pela garantia de pódio

Por Rafael Dourador (rafa.dourador@usp.br)

A seleção feminina de vôlei do Brasil deu mais um passo rumo à final das Olimpíadas de Paris 2024 após vencer as caribenhas por 3 sets a 0, na última terça-feira (06). A vitória convincente contou com a boa atuação da ponteira Gabi, capitã da equipe, que foi a maior pontuadora do jogo — 20 pontos.

Com este resultado, a equipe mantém a marca de 100% de aproveitamento no campeonato, com doze sets vencidos em quatro partidas. As brasileiras se preparam para enfrentar os Estados Unidos — atual campeão olímpico — que foi justamente o adversário que tirou o ouro do time nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O jogo

Mais uma vez, José Roberto Guimarães repetiu a equipe que vem atuando como titular nesta edição dos Jogos Olímpicos: as centrais Thaisa e Carol; as ponteiras Gabi e Ana Cristina; a oposta Rosamaria e a levantadora Roberta — com a líbero Nyeme entrando para receber os saques adversários. 

O primeiro set começou muito equilibrado, com os dois ataques muito fortes. Do lado brasileiro, Gabi era o destaque, enquanto as dominicanas contavam com Peña nas viradas de bola. Ambas terminaram a primeira etapa com oito pontos cada, indicando que a atuação individual poderia ser o grande diferencial daquela partida. Quando finalmente conseguiu uma certa folga no placar, o Brasil fechou o set por 25 a 22.

Apesar do início com pontos alternados para cada lado, o segundo set foi de domínio das brasileiras. Muito confortáveis e errando pouco no jogo, elas chegaram a abrir uma vantagem de nove pontos e atropelaram as caribenhas até fechar o set por 25 a 13. 

Na etapa final, apesar da pressão das dominicanas no início do set, que conseguiram equilibrar o placar até certo ponto, o Brasil não diminuiu o ritmo e tratou de fechar logo a última parcial do jogo para garantir a vaga na próxima fase. A vitória foi a quarta da equipe no campeonato, que ainda não perdeu nenhum set.

A República Dominicana igualou sua campanha de Tóquio, terminando em oitavo lugar na classificação geral. Vale lembrar que a equipe conta com nomes conhecidos no voleibol brasileiro, como a ponteira Yonkaira Peña, que atua no Minas Clube, e as irmãs Brayelin e Jineiry Martinez, que já jogaram juntas no Praia Clube.

Com dez defesas e uma excelente distribuição de jogo, que permitiu ataques variados da equipe, a levantadora Roberta também foi destaque individual [Reprodução/Instagram: @robertaratzke]

Imagem de capa: [Luiza Moraes/ COB/ Fotos Públicas]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *