Para quem gosta de lendas surgidas na internet, já era hora de um dos personagens mais obscuros da web ganhar um filme de maior visibilidade. Slender Man – Pesadelo Sem Rosto (Slender Man, 2018) consegue dar a devida visibilidade ao homem da sombra e ainda assustar o espectador. A trama tem início com quatro amigas (Hallie, Wren, Chloe e Katie) que moram em um subúrbio e seguem suas vidas não tão extraordinárias, até que, em uma noite, decidem invocar o misterioso Slender Man. No início do filme, as cenas acontecem muito rápido: algumas das meninas começam a ter pesadelos e Katie desaparece em uma excursão com a escola. A partir daí que se inicia a série de sustos e calafrios que o filme proporciona.
Quando as três amigas encontram, no quarto de Katie, desenhos e pesquisas relacionadas à lenda, além de conversas e vídeos de pessoas que já tentaram invocar o homem, percebem que o desaparecimento pode ter relação com a brincadeira que fizeram — e que talvez não fosse uma brincadeira. Para conseguir a menina de volta, elas tentam invocar o Slender Man em um bosque, mas a tentativa falha e as assombrações se intensificam.
As partes do filme que têm como objetivo proporcionar o medo cumprem com seu dever até um ponto. Todas possuem gatilhos para que o espectador fique nervoso e comece a se assustar, mas a maioria tem o mesmo desfecho: o aparecimento do Slender Man — o que é esperado, afinal o filme é sobre ele — mas algumas partes começam a ficar cansativas por esse motivo. Não é por isso que o filme deixa de cumprir seu dever como um gênero de terror, já que há cenas que vão além do personagem e conseguem garantir suspense e, é claro, medo.

O final do filme, por conta de sua intensidade, passa a ser um tanto forçado. Isso ocorre porque há uma insistência em assustar através do Slender, que toma sua pior forma somente na última cena, como se a produção necessitasse aproveitar o último momento para tal. Ainda assim, o diretor, Sylvain White, consegue finalizar a obra sem muitas pontas soltas e de forma coerente — mesmo que não seja o final ideal. Por fim, Slender Man – Pesadelo Sem Rosto é aquele filme de terror que consegue envolver muito bem o espectador na história e ainda proporciona os clássicos sustos e calafrios, dando ao personagem principal — o Slender — a merecida notoriedade.
O filme estará disponível nos cinemas nesta quinta-feira, pronto para atrair todos que já sonharam com uma adaptação do famoso personagem. Confira o trailer:
por Mariana Cotrim
marirocot12@gmail.com