Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Straight Outta Compton: Muito além da História do N.W.A.

por José Paulo Mendespgomes8888@gmail.com Straight Outta Compton – A História do N.W.A. (Straight Outta Compton, 2015) é um filme biográfico que conta a história do N.W.A, sigla para Niggaz Wit Attitudes, um dos grupos que deu origem ao Gangsta Rap nos Estados Unidos. A narrativa reconstrói toda a trajetória do grupo, do surgimento à reunião no …

Straight Outta Compton: Muito além da História do N.W.A. Leia mais »

por José Paulo Mendes

Straight Outta Compton – A História do N.W.A. (Straight Outta Compton, 2015) é um filme biográfico que conta a história do N.W.A, sigla para Niggaz Wit Attitudes, um dos grupos que deu origem ao Gangsta Rap nos Estados Unidos. A narrativa reconstrói toda a trajetória do grupo, do surgimento à reunião no início dos anos 90 até encerrar com a morte de Eazy-E, um dos líderes do grupo.

Porém, engana-se quem pensa que o enredo se limita a história e polêmicas do grupo: a narrativa é desenvolvida trazendo muitos atrativos para o público, que mergulha na trama e até esquece que se trata de uma história real. Mas, ao mesmo tempo, cria fortes laços com aqueles personagens marginalizados que formariam o N.W.A, como Dr. Dre e Ice Cube – que participaram da produção do filme.

Neste momento, também, é quando conseguimos captar o ambiente violento, a exposição às drogas, o racismo e os abusos policiais pelos quais os rapazes passam e que estariam em grande parte das letras do grupo. É desse círculo social que se origina o nome do primeiro álbum de sucesso do grupo e do filme: Straight Outta Compton.

nwa1

O filme é repleto de grandes cenas e sequências que mostram que a trajetória do N.W.A. nunca foi fácil, levantando os diversos problemas pelos quais os artistas passaram até conseguir a fama. Desde o preconceito enfrentado por cantar músicas sobre a realidade aos problemas enfrentados durante turnês, principalmente a primeira, na qual a música Fuck Tha Police causou inúmeros problemas, que merecem um parágrafo próprio.

A música talvez seja o maior sucesso e o grande símbolo do que é o N.W.A., no filme é mostrado – de forma muito bem dramatizada – a história da composição do sucesso. O sucesso de Fuck Tha Police chegou a chamar a atenção do FBI, que tentou censurar o grupo, assim como a polícia de Detroit, que protagoniza uma das melhores sequências do filme.

nwa2

Até hoje Fuck Tha Police é um hino de resistência à truculência policial nos Estados Unidos, sendo cantada nas ondas de protestos em Ferguson no Missouri pelo assassinado do adolescente negro Michael Brown por um policial branco. No filme, é possível ver o poder e a influência da música poderosa tanto na sequência de Detroit, quando vemos a população de Los Angeles gritando a música para a policia na chamada Insurreição de 1992.

Ultrapassando a barreira do N.W.A, o filme consegue percorrer e mostrar como se viraram os membros após deixarem o grupo. No caso do primeiro a sair, Ice Cube, o filme consegue desenvolver muito bem o duelo de egos entre Cube e os membros restantes do N.W.A, com a batalha entre Message to B.A feita pelo grupo e o troco dado no primeiro álbum solo do rapper, a música No Vaseline.

Além de Ice Cube, a obra também conta como foi a saída de Dr. Dre e a fundação de sua nova gravadora a Death Row Records e, posteriormente, a Aftermath Records, na qual, novamente, o filme vai além do N.W.A e nos apresenta grandes nomes do rap revelados por Dre e seu selo. Entre os nomes mais famosos que foram lançados por ele estão 2Pac, Snoop Dogg, Eminem, 50 Cent, etc.

Como se não bastasse tudo isso, o filme ainda é cheio de surpresas para aqueles que não conhecem o grupo e também para quem o conhece, como a cena em que Dre descobre a morte do irmão. Um dos grandes momentos de união do grupo vem a seguir, em que todos os membros do grupo se reúnem para gravar novamente, mas são impedidos porque Eazy-E é diagnosticado com AIDS.

Entretanto, a doença é encarada com maturidade pelo rosto do N.W.A, que deixa a vida em paz com o resto do grupo e uma mensagem para rapazes na mesma situação que ele, para que não tenham a doença. Contudo, a maior mensagem que Eazy-E deixou em vida para milhões de negros pobres do mundo, é a que fez com seus companheiros de rap, no que os seus parceiros definiram como “música sobre a realidade”.

4

A estreia do filme no Brasil está confirmada para o dia 29 de outubro, mas o filme já estreiou em outros países e tem atraído grande público. Só no fim de semana de estreia, a obra arrecadou US$ 56,1 milhões nos Estados Unidos.

Veja o trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima