Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tóquio 2020 | Pepê Gonçalves sofre penalizações e fica fora da final de Canoagem

O canoísta brasileiro não repete o bom desempenho da Rio 2016 e cai nas semifinais

Na madrugada da sexta-feira (30), o atleta de canoagem Pepê Gonçalves terminou a prova de K1 Slalom em 19º e foi eliminado da Olimpíada em Tóquio. O brasileiro teve três penalizações durante a prova e acabou a descida em um tempo de 104.33 segundos.

Entre os 20 atletas que disputavam a semifinal, apenas os dez primeiros colocados avançavam para a final. O atleta  da Tchecoslováquia, Jiri Prskavec, que ficou com a  primeira colocação, teve um tempo de 94.29 segundos, dez a menos que o brasileiro. 

Durante a descida, Pepê acabou encostando três vezes nas balizas do percurso e teve acréscimo de seis segundos no seu tempo final — cada toque aumenta dois segundos. Se o atleta tivesse realizado a prova limpa teria alcançado um tempo de 98.33 segundos e se colocaria na nona posição, garantindo uma vaga na final. 

Na rodada classificatória, que ocorreu na madrugada de quinta (29), o brasileiro terminou as suas duas descidas com os tempos 98,13 e 92,91. Mesmo com duas penalizações na primeira volta, e uma na segunda, ele alcançou a 10ª posição entre os 24 competidores, e se classificou com folga para a semi, a qual avançavam 20 atletas. Já na semifinal, suas três penalidades foram fatais para a eliminação.

Após a derrota, Pepê disse à Globo que, apesar das penalidades e do resultado, está muito orgulhoso de sua trajetória e de onde conseguiu chegar em um esporte que apresenta muitas dificuldades para os brasileiros.Já que praticamente todo o calendário das disputas só acontece na Europa. 

Em suas redes sociais ainda disse: “Me sinto orgulhoso pela preparação e como eu encarei todas as dificuldades no meio do caminho, com alegria e fé. Me sinto honrado por carregar essa bandeira no peito e carregar uma multidão no meu barco torcendo e me motivando…o esporte de alto nível é assim e eu prefiro ficar de fora por ter arriscado e ido pra cima do que ter baixado o remo, deixei TUDO que tinha hoje na água e tô orgulhoso disso.”

https://www.instagram.com/p/CR82OxclzVP/

O atleta já está pensando na preparação para a próxima Olimpíada, que será em Paris. A novidade é que a federação internacional irá acrescentar no programa olímpico para 2024, a categoria Slalom Extreme da canoagem, a qual Pepê é o atual campeão mundial e o primeiro do ranking internacional. Ele comenta que as chances  serão em dobro, e que novamente vai dar tudo de si para Paris.

https://www.instagram.com/p/CQWQBhthpzp/

Na Olimpíada do Rio 2016 Pepê Gonçalves, estreante nos Jogos Olímpicos, ficou em sexto na competição. Esse ano, o objetivo era alcançar uma medalha, mas não conseguiu realizar o mesmo feito de chegar às finais. 

O atleta também é nove vezes campeão brasileiro, e bicampeão dos jogos Pan-Americanos. Ele é natural de Ipaussu, interior de São Paulo, mas foi criado a vida toda em Piraju. Sua carreira como atleta começou aos 13 anos, e aos 16 começou alcançar resultados expressivos ao se mudar para Foz-do-Iguaçu, onde tinha condições melhores para treinar. 

 

*Imagem de capa: [Reprodução Instagram/@pepehconcalves]

Tóquio 2020 tênis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima