Por Alex Teruel (alexteruel@usp.br)
Na noite desta terça-feira (14), o Brasil venceu o Canadá em sua estreia na temporada de 2024 da Liga das Nações de Voleibol feminino, no Maracanãzinho. A seleção brasileira, já classificada para os Jogos Olímpicos de 2024, aproveitará o torneio para definir as 12 jogadoras titulares que irão para Paris.
O jogo começou acirrado, com as equipes intercalando pontos até o 7 a 7, quando Ana Cristina de Souza, destaque da partida, marcou 3 pontos de vantagem, o que deu um gás para o Brasil chegar ao placar de 21 a 17. O time canadense reagiu à ofensiva e empatou nos 23 pontos, segurando as brasileiras para 2 set points — chance de marcar o ponto que define a vitória de cada parcial no jogo — antes que o set terminasse com a vitória verde e amarela por 26 a 24.
O set seguinte seguiu com o ritmo acirrado, marcado pela vantagem do time norte-americano, até que foi interrompida pela virada brasileira, que permaneceu na liderança dos 17 aos 22 pontos. Contudo, o Canadá retomou a liderança e garantiu um set de empate, com 25 pontos a 23.
Com nova energia para a terceira parcial, o Brasil abriu 13 pontos a 7. Mesmo com alguns momentos de vantagem canadense, as brasileiras chegaram a 2 set points, vencendo o terceiro set por outro 26 a 24.
Com dominância no quarto set, o Brasil encontrou seu ritmo de jogo e consagrou a vitória por 25 pontos a 12. Após a vitória, o Brasil finalizou o único jogo do dia que se estendeu até o quarto set.
Destaque da partida
A ponteira Ana Cristina de Souza se destacou como a maior pontuadora no time brasileiro, com 20 pontos durante a partida. A jogadora passou 11 meses fora do time brasileiro após uma lesão no joelho, nos treinos para a VNL de 2023.
Após lesão, Ana Cristina de Souza retornou renovada para o time brasileiro [Reprodução/Instagram: @ana.cristina.desouza]
Imagem de capa: Reprodução/Instagram: @ana.cristina.desouza