Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Surfe: Yago Dora vence etapa de Saquarema e entra no Top 5 do ranking mundial

Pelo feminino, Caitlin Simmers conquista sua segunda vitória no CT 2023 e também fica entre as cinco melhores

No último sábado (1º), o público brasileiro pôde acompanhar de perto o Finals Day da etapa VIVO Rio Pro, realizada em Saquarema, município do Rio de Janeiro. As vitórias de Yago Dora, pelo masculino, e de Caitlin Simmers, pelo feminino, alçaram os competidores à quinta posição de seus respectivos rankings. 

A duas etapas do corte do final da temporada, os resultados da competição da praia de Itaúna podem ser fundamentais para definir a trajetória dos surfistas no Championship Tour 2023. A próxima janela será entre os dias 13 e 22 de Julho para o Corona Open J-Bay, na África do Sul.

Atletas brasileiros: convidados apavoram o Top-5

Além dos surfistas que passaram pelo corte de meio de temporada, a praia de Itaúna recepcionou também dois atletas brasileiros que puderam participar da etapa via wildcard: Samuel Pupo e Silvana Lima

Samuel foi vice-campeão em Saquarema no ano passado, quando perdeu para o atual campeão do mundo, Filipe Toledo. Após não passar pelo corte de meio de temporada, o Pupo mais jovem passou a competir pelo Challenger Series e ocupa, momentaneamente, a terceira posição no ranking. Silvana, grande nome do surfe feminino, também compete no CS e ocupa a 33ª posição. 

Outro surfista brasileiro que compareceu ao Rio de Janeiro foi Jadson André. Às vésperas do início da competição, Kelly Slater anunciou que não viajaria ao Brasil por motivos de saúde. Assim, Jadson foi chamado para preencher a vaga de Slater, que compete como convidado da WSL após o corte. 

Juntos, Samuel e Jadson eliminaram quatro dos cinco surfistas mais bem ranqueados. No round eliminatório, Jadson derrotou Griffin Colapinto (então líder do ranking), enquanto Samuel venceu Gabriel Medina, tirando o surfista de Maresias do Top-5. Pelas oitavas de final, Pupo eliminou João Chianca, atleta natural de Saquarema. Jadson foi responsável por quebrar a hegemonia de Filipe Toledo, atleta quatro vezes campeão da etapa (2015, 2018, 2019 e 2022) e que buscava o feito inédito de quatro vitórias consecutivas. Os dois convidados acabaram caindo nas quartas de final: Samuel para Ryan Callinan e Jadson para Yago Dora.

https://www.instagram.com/p/CuIdUNXO8wq/

A caminho de Lower Trestles

Apesar de eliminado nas oitavas, Filipe Toledo irá à África do Sul usando a lycra amarela. O atleta de Ubatuba superou a pontuação do estadunidense Griffin Colapinto e assumiu a liderança do ranking, com a diferença de apenas 760 pontos entre eles. Filipinho saiu de sua bateria final em Saquarema carregado e deu um susto na torcida brasileira. Após exames, foi constatada uma lesão leve no joelho, que não deve impedi-lo de competir em Jeffrey’s Bay no fim do mês.

Carissa Moore e Tyler Wright também tiveram motivos para comemorar em Saquarema. Ainda que nenhuma das duas tenha vencido, as atletas já estão matematicamente classificadas para a etapa final da competição, em Lower Trestles, na Califórnia. Carissa continua com a lycra amarela, enquanto Tyler ocupa a segunda posição no ranking. 

Já as situações de João Chianca, Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb ficaram mais complicadas. Chumbinho desceu uma posição na tabela, perdendo a terceira colocação para Ethan Ewing. Medina, por sua vez, saiu do Top-5 e ficou com o sétimo lugar ao ser ultrapassado por Yago Dora e por John John Florence. Já Tatiana, empatada com Stephanie Gilmore, ficou ainda mais distante de uma vaga entre as cinco finalistas com a vitória de Caitlin Simmers. A brasileira, que teve que desistir durante a etapa anterior, em El Salvador, devido a uma intoxicação alimentar, agora vê mais de sete mil pontos a separando da WSL Finals

Ranking atual do Championship Tour 2023 [Imagem: Reprodução/Instagram @wsl]

Final Masculina: Ethan Ewing x Yago Dora

Ethan Ewing foi o responsável por abrir a bateria com uma onda de nota 4.83. Yago veio logo atrás, surfando duas ondas que formaram seu somatório inicial de 6.43 (4.10 + 2.33). Ele ainda tentou um aéreo, mas conseguiu concluir a manobra.

Em seguida, Ethan surfou duas ondas simples e com poucas manobras, que lhe renderam as notas 3.50 e 3.67 e deixaram Yago precisando de 4.41 pontos. Com a maré enchendo e as ondas ficando cada vez mais difíceis de serem surfadas, os surfistas precisaram ter calma e aproveitar muito bem as oportunidades. 

Yago apostou nas manobras fortes para conseguir 4.83 e virar a bateria. Já na liderança, o brasileiro achou um pequeno espaço na junção para decolar: um aéreo com boa altura rendeu ao surfista a nota 10.

Na combinação, Ethan falhou em algumas tentativas e conseguiu realizar um pequeno aéreo perto do fim. Porém, restando apenas alguns minutos, as notas 6.00 e 4.07 não impediram  que o Maracanã do Surfe sagrasse mais um brasileiro campeão.

Com o resultado, Yago Dora saltou da 12ª para a quinta posição, anteriormente ocupada por Gabriel Medina. Essa foi a primeira vitória de Yago em etapas do Championship Tour.

Final Feminina: Tyler Wright x Caitlin Simmers

Tyler Wright abriu a bateria com uma onda fraca, de apenas 0.60. Já Caitlin surfou uma belíssima primeira onda e recebeu nota 8.33 dos juízes. Após muitos minutos sem ondas, Caitlin aproveitou uma pequena formação para conseguir 3.83 pontos e colocar Tyler na combinação.

Conforme a maré enchia, as ondas ficaram mais instáveis. Tyler tentou por duas vezes surfar ondas que a tirassem da combinação, mas escolheu formações ruins e perdeu o tempo das manobras. 

Caitlin aproveitou a boa oportunidade que teve e esgotou a onda, surfando até a areia para conseguir 6.33 pontos e complicar ainda mais a vida de Tyler. A australiana até tentou, mas a nota 5.50 que recebeu nos minutos finais não foi suficiente para superar Simmers.

Com apenas 17 anos, a rookie of the year conquistou sua segunda vitória na temporada e abriu 7.035 pontos de vantagem em relação às sextas colocadas Stephanie Gilmore e Tatiana Weston-Webb

* Imagem de capa: Reprodução/Instagram @wsl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima