Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

41ª Mostra Internacional de SP: O Amante de um Dia

Este filme faz parte da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui. O longa-metragem O Amante de um dia (L’Amant D’un Jour, 2017), filmado em preto e branco, conta a história de uma garota que acabou de terminar um noivado e, desesperada, volta para a casa de seu …

41ª Mostra Internacional de SP: O Amante de um Dia Leia mais »

Este filme faz parte da 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique aqui.

O longa-metragem O Amante de um dia (L’Amant D’un Jour, 2017), filmado em preto e branco, conta a história de uma garota que acabou de terminar um noivado e, desesperada, volta para a casa de seu pai. Lá, ela descobre que ele está namorando uma mulher de sua idade: 23 anos; e que os dois possuem um relacionamento extremamente abusivo, já que ele praticamente quer que ela seja sua propriedade. A partir deste surpreendente encontro, surge uma amizade improvável e quase impossível entre as duas.

O filme começa de um jeito intrigante e, aos poucos, adquire forma. Quanto mais se conhece essas mulheres, mais percebe-se a dependência que possuem em seus relacionamentos, quase optando por medidas extremas. O drama francês consegue ser suave e pesado ao mesmo tempo. Suave pois trata de um tema tão problemático com muita sutileza, calma e tranquilidade. Pesado porque o tema “dói”. É um filme que trata sobre a dor de amar, a dificuldade de se tomar decisões e o quanto relacionamentos podem levar à loucura.

Narrado por uma voice over, cuja fala é praticamente uma poesia, o que é fundamental pois enche a trama de lirismo. A escolha do filme ser em preto e branco, de algum modo, acentua as emoções das personagens. É como se a falta de cor fosse compensada pelo excesso de sentimento que elas transmitem. É interessante também que as pessoas não são mostradas logo no início, primeiro ouve-se apenas suas vozes e, só então, seus rostos aparecem para a câmera.

É um filme maravilhoso, possui a dosagem certa de romance e drama, todas as personagens carregam muita história e seus sentimentos e visões de mundo são completamente percebidos por quem assiste. A narrativa prende o espectador do começo ao fim e, apesar de ser uma produção  bem curta (apenas 76 minutos), não deixa nenhum ponto aberto e todos chegam ao fim da trama com uma história concluída. Confira o trailer:

 

Trailer com legendas em inglês: 

por Mariangela Castro
mariangela.ctr@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima