Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um Drácula que Bram Stoker desconhece

por Paula Lepinskipaulalepinski.usp@gmail.com Os vampiros bombaram em Hollywood, assim como os remakes de antigos sucessos de bilheteria. Era só uma questão de tempo até que fosse lançado um novo filme sobre o vampiro mais aclamado de todos. Drácula – A História Nunca Contada (Dracula Untold, 2014) chega aos cinemas dia 23 de outubro trazendo um novo …

Um Drácula que Bram Stoker desconhece Leia mais »

por Paula Lepinski
paulalepinski.usp@gmail.com

Os vampiros bombaram em Hollywood, assim como os remakes de antigos sucessos de bilheteria. Era só uma questão de tempo até que fosse lançado um novo filme sobre o vampiro mais aclamado de todos. Drácula – A História Nunca Contada (Dracula Untold, 2014) chega aos cinemas dia 23 de outubro trazendo um novo olhar sobre a história do príncipe da Transilvânia – mas quando digo “novo”, não quero dizer “melhor”.

dracula filme
No papel de Drácula, Luke Evans entrega um papel de acordo com a proposta do novo filme

Assim como em Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula, 1992), Drácula – A História Nunca Contada mistura o mito dos vampiros com a história real do príncipe romeno Vlad III, o Empalador. Porém, a nova versão dirigida pelo estreante Gary Shore conta a história do príncipe antes de se tornar o Drácula.

O filme se passa na era medieval, quando Vlad (Luke Evans) era o homem que reinava a Transilvânia e tinha que lidar com os turcos. O Império Turco tinha a tradição de recrutar mil garotos de países subordinados a ele para engrossar as linhas de seu exército. Ao assumir o trono da Transilvânia, o Empalador conseguiu negociar o fim dessa tradição com o imperador turco (Dominic Cooper). Mas um desentendimento leva o imperador a exigir novamente mil garotos – e, pior, exige de Vlad seu único filho (Art Parkinson, o Rickon de Game of Thrones). Na tentativa de proteger seu filho e seu povo, o Empalador encontra na escuridão uma criatura demoníaca (Charles Dance) que lhe promete a força para derrotar o exército inimigo. Contudo, haveria um preço a pagar por três dias – ou talvez por uma eternidade.

Irreconhecível não é apenas a nova abordagem do filme. O próprio personagem principal passa de perigoso e sedutor para íntegro e honrado. Apesar de Luke Evans ser um ótimo ator, o homem que viria a ser Drácula na nova versão não se parece em nada com o personagem de Bram Stoker. Aliás, ao  assistir o novo blockbuster da Universal Studios, é melhor esquecer tudo que o autor lhe ensinou sobre o vampiro mais conhecido do mundo.

dracula filme estreia
Charles Dance, o Tywin Lannister do seriado Game of Thrones, como a criatura que transforma o príncipe da Transilvânia no Drácula.

A intenção dos roteiristas com tal mudança é óbvia: dar ao público uma história mais humana, que colocasse Drácula como homem antes de vampiro. Um tom épico e sombrio foi adotado na nova versão, o que a torna interessante de certa forma – o novo Drácula demonstra uma dimensão psicológica nunca abordada antes. Porém, isso não chega a empolgar. As características demoníacas dos vampiros aparecem, assim como o amor incondicional de Vlad por Mirena (Sarah Gadon). Mas mesmo que se abstraia todos os conceitos do Drácula original, o novo não tem o appeal do anterior. A tentativa de colocar o personagem como herói e dar-lhe poderes dignos da MARVEL (mostrados com os melhores efeitos especiais) também acaba tirando a essência primordial da história.

estreia dracula
Luke Evans e Art Parkinsonno filme Drácula – A História Nunca Contada

Quanto aos vilões, mais uma vez eles decepcionam. São os típicos vilões do cinema atual, superficiais e absurdos – saudades, Heath Ledger. O único destaque é Charles Dance (que interpreta Tywin Lannister no seriado Game of Thrones) no papel do vampiro que precede o Drácula. O papel lhe cai bem, e quem é fã do seriado da HBO vai adorar.

O final cheio de ação não consegue superar as falhas na base do filme. Com todas as chances de ser ótimo, Drácula – A História Nunca Contada acaba sendo apenas regular e incapaz de ofuscar o título de 92.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima