A cada dois anos chega em São Paulo a Bienal Internacional do livro. Esse evento, que ocorre desde 1970, vem trazendo cada vez mais visitantes ao decorrer de suas edições. Atualmente, a Bienal acontece no Anhembi, maior centro de exposições da América Latina, mas já passou pelo Expo Center Norte e pelo Centro de Exposições Imigrantes. Nesse ano, a expectativa dos organizadores do evento é que 800 mil pessoas compareçam ao evento.
Nessa 23ª edição da Bienal do livro, as novidades são muitas. Dos menores livros do mundo até os aplicativos destinados a leitura de deficientes visuais, as editoras surpreendem a cada ano os amantes da literatura. A editora V&R, do famoso Diário de um Banana, chega a Bienal com o bestseller internacional Maze Runner, que esse ano ganhará adaptação para o cinema, para a felicidade dos jovens e adultos. A editora Intrínseca por sua vez, após lançar a Saga Crepúsculo alguns anos atrás, hoje traz novidades voltadas principalmente para o público juvenil, como Não Se Apega Não, primeiro lançamento da autora Isabela Freitas.
Autores conhecidos também marcam presença na Bienal, como Ziraldo com o seu mais novo lançamento Um Menino Chamado Raddysson e Mais os Meninos de Portinari, pela editora Melhoramentos. De acordo com o próprio autor, esse é um livro que conta a história de duas crianças de rua, uma que se salvou por causa do esporte e outra porque sabia ler. Harlan Coben também estará presente no evento, tanto na exposição de seus livros como pessoalmente. Famoso escritor de romances de ficção policial, Coben vem à Bienal falar sobre o sucesso mundial que esse gênero literário está fazendo entre os leitores. O seu mais famoso livro, Não Conte a Ninguém, acabou ganhando também uma adaptação para o cinema, filme esse que, assim como o livro, obteve grande sucesso entre os fãs.
Como todo grande evento, a Bienal do Livro recebe diversos admiradores de todo o Brasil. Para poder atender as estimadas 800 mil pessoas que deverão comparecer ao evento, foi montada uma ótima infraestrutra. De fraldários até pontos de táxi, a Bienal apresenta todo tipo de apoio aos seus visitantes, que se sentem bem no ambiente, mesmo em finais de semana bem lotados.
O público que lota a Bienal todos os anos, porém, não é homogêneo. Encontramos desde amantes da literatura até aqueles que nunca estiveram presentes no evento. A lotação, por exemplo, não impede Seu Antônio e Dona Marisa de comparecerem ao evento desde sua primeira edição. O casal, que atualmente mora em Atibaia e decidiu visitar a 23ª Bienal no primeiro dia, se autodenomina “ratos de Bienal”. Além de procurar alguma novidade literária, eles confessam que gostam do clima do evento e de presenciar a efervescência e o contato das pessoas com os livros. Segundo Dona Marisa, “vir aqui desperta o gosto pela leitura, e isso é muito importante pra educação do país”. Enquanto eles já prestigiam há muito tempo o evento, tem gente que está tendo a primeira experiência.
É o caso de mães que levam seus filhos, mesmo que pequenos, para ter o primeiro contato com esse universo. Além dos livros infantis, espaços lúdicos entreteem a criançada e tentam fazer da visita algo divertido, estimulando os pequenos a voltarem na próxima edição. Adolescentes também visitam a Bienal pela primeira vez, como no caso de estudantes de Minas Gerais que enfrentaram 5 horas na estrada. “Viémos em um grupo menor porque os pais ficaram preocupados com a distância e o tempo de viagem. Mesmo assim, está sendo bem legal”, contam.
Visitar a Bienal é uma boa dica para quem quer encher a estante. Livros são vendidos a partir de R$3,00, além dos descontos nos stands das editoras. A Intrínseca, por exemplo, está vendendo alguns dos seus principais títulos, como A Caçada e O Jogo Virou, por apenas R$5,00. Então, se você se interessou, tem até o dia 31 de agosto para ir ao Pavilhão de Exposições do Anhembi. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet, no site do Tickets For Fun, ou nas bilheterias do local (inteira e meia entrada). A programação completa e outros detalhes podem ser conferidos no site da Bienal, http://www.bienaldolivrosp.com.br/
Por Giovanna Chencci e Paula Thiemy
g.chencci@gmail.com, paulathiemy@gmail.com