Por Letícia Longo (letlongo2006@usp.br), Maria Luísa Lima (malulima21@usp.br)
Em 1897 foi lançado ‘Drácula’, romance de terror gótico escrito por Bram Stoker sobre um nobre vampiro da Transilvânia. Desde então, a figura vampiresca criada por Stoker ganhou várias adaptações em diferentes formatos e versões, desde as mais fiéis como a minissérie Conde Drácula (1977), até as animações infantis, como Hotel Transilvânia (2012) . Agora, a história do vampiro mais famoso da cultura pop ganha um tom diferente na peça de teatro Drácula: Um Terror de Comédia, já em cartaz no Teatro Bravos, em São Paulo: o clássico pastelão brasileiro.
Um Drácula atípico
Drácula: Um Terror de Comédia é a versão brasileira da peça off-Broadway escrita por Steven Rosen e Gordon Greenberg, Dracula: A Comedy of Terrors. No Brasil, a produção é dirigida por Heitor Garcia e Ricardo Grasson, e conta com nomes no elenco como Tiago Abravanel, Lindsay Paulino, Bruna Guerin, Bernardo Berro, Ludmillah Anjos e Jefferson Schroeder.
Apesar de ser baseado em uma produção americana, Heitor Garcia define o espetáculo como “A verdadeira história do Drácula, com uma pitadinha brasileira” e também “uma comédia de costumes”. Já Ricardo Grasson define a montagem como “um verdadeiro besteirol” e ainda diz que está “bem diferente da peça original”. Foram dois anos desde a aquisição dos direitos autorais do espetáculo original até a peça entrar em cartaz.
Em entrevista à Jornalismo Júnior, Grasson falou sobre o desafio de transformar o espetáculo, com piadas originalmente feitas ao público estadunidense, em uma obra agradável ao público brasileiro. “São muitas piadas americanas no texto original. Piadas que eles [público estadunidense] riem e que para nós são piadinhas bobas. Então, tivemos que adaptar.” Ele ainda explica que essa é a razão de terem dado muita liberdade para os atores. “Em vários momentos tiramos piadas chatas e decidimos falar sobre outras coisas, como funk e até Labubu, que está mais na moda agora.” Além disso, Grasson pontuou que as chanchadas brasileiras e o realismo fantástico foram grandes influências na produção de Drácula: Um Terror de Comédia.

A peça e suas tecnicidades
Em conversa com a plateia da coletiva de imprensa, a equipe técnica da peça deixou claro que o espetáculo não se trata de um musical, e sim de um “teatro musicado”, nas palavras do diretor de movimento Bruno Barros. Isso porque gêneros musicais diversos estão presentes em toda a obra, desde o tema clássico do Drácula, Tocatta e Fuga em Ré Menor, de Bach, até canções de rock e samba. Entretanto, a comédia é o principal componente em Drácula, um terror de comédia. Todos os aspectos técnicos da produção, como iluminação, trilha sonora e coreografia são utilizados de maneira a deixar a obra ainda mais cômica.
Barros explicou que o seu objetivo como diretor de movimento era transformar as diferentes formas de movimentação dos personagens em um instrumento humorístico ao espetáculo . São 5 atores que interpretam 15 personagens, cada um com uma linguagem corporal única. Em entrevista ao Sala33, a atriz Ludmillah Anjos contou sobre a dificuldade de fazer rápidas trocas de personagens tão diferentes um do outro. “Não é fácil. Tenho que ter uma concentração muito grande. Mas claro, isso é estudo. Tivemos vários meses de ensaio, e o elenco se ajuda muito e se complementa.”

Além disso, a maquiagem, assinada por Jon Pavan, é um ponto de destaque da produção. A maquiagem do Drácula, por exemplo, é influenciada pelas makes feitas pelas drag queens e pautada no exagero. Tiago Abravanel, protagonista da obra, disse, em entrevista ao Sala33, sobre o importante papel da maquiagem na construção do seu personagem e não apenas em detalhes estéticos.
“A maquiagem em si vem para nos ajudar. É claro que têm detalhes que dificultam, por exemplo, o dente e a lente de contato. Mas tudo isso traz uma atmosfera especial para o personagem, inclusive na hora de falar.” Ele explica que, por causa do dente falso, às vezes fala errado – e que adora quando isso acontece, já que faz parte da caracterização do personagem.

Mais informações sobre a peça e a compra de ingressos podem ser encontradas no site da Sympla.
