Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Babilônia’: homenagem ou exagero?

Filme de Damien Chazelle prometeu muito, e entregou até demais

Damien Chazelle estreou seu filme com expectativas gigantescas. Depois do surpreendente Whiplash (2014), do sucesso La La Land (2016) e do esquecível O Primeiro Homem (First Man, 2018), o mesmo diretor prometia, novamente, uma grande homenagem ao cinema. Babilônia (Babylon, 2022) faz da transição do cinema mudo para o falado pano de fundo para inúmeras histórias. Mas, ao invés do segundo filme do diretor, que espelhava na tela a magia arrebatadora de Hollywood, Babilônia se perde em suas promessas e tem tudo, menos sentimento. 

Enquanto o caos se espalha na tela em meio a drogas, sexo, festas e exagero, a credibilidade e conexão que poderiam surgir dos personagens apresentados vai se esvaindo, já que eles estão chapados demais para falar alguma coisa conexa. O roteiro, nesse sentido, se perde na narrativa, apesar de contar com discursos e falas que mereciam muito mais seriedade. A comédia besteirol se instala no filme com um grande papel, ao reduzir o drama e o crescimento da indústria cinematográfica e dos personagens a uma grande piada sem graça, que, surpreendentemente, arranca gargalhadas do público.

Jack no ar segundos antes de cair em uma piscina
Brad Pitt interpretou ator em fim de carreira [Imagem: Divulgação: Paramount Pictures]

Em um roteiro esquematizado para crescer no tempo das mudanças do cinema, fica óbvio que o protagonista do filme é Manny (Diego Calva), o mordomo mexicano que sonha em fazer parte de algo maior que ele: a indústria cinematográfica. Já na primeira festa do filme, ele encontra Nellie LaRoy (Margot Robbie), a garota que consegue um papel de atriz por acaso e faz sucesso no cinema mudo, mas, quando transgride para o falado, enfrenta dificuldades entre a vulgarização e sofisticação de sua imagem. Jack Conrad (Brad Pitt), por sua vez, faz o papel de um ator que, com mais de 80 filmes na carreira, vê seu talento e propósito desaparecerem quando tenta o cinema falado, e se afoga na melancolia. Na mesma festa ainda são apresentados os personagens de Lady Fay Zhu (Li Jun Li), uma cantora lésbica, Sidney Palmer (Jovan Adepo), um músico negro, e Elinor St. John (Jean Smart), uma jornalista que, assim como em Hacks (2021), traz uma sátira para a história.

Com esses caminhos que se cruzam, separam e embaralham, o longa ganha gás para levar suas três horas adiante, sem se tornar arrastado. O problema é que, mesmo com todo esse tempo, o diretor não consegue desenvolver bem nenhuma das muitas histórias que se propõe a contar, abordando temas sensíveis superficialmente para dar lugar a cenas desnecessárias e grotescas.

O filme até tenta trazer um pouco de romance entre os protagonistas, Manny e Nellie, mas falha inevitavelmente com a falta de empatia ou sentimento que a narrativa os impediu de transmitir. Então, mesmo em uma cena em que os atores esbanjam química, os personagens faltam com motivos e desenvolvimento, e nem a melhor melodia pode arrancar alguma torcida do telespectador.

Nellie sorri com os braços ao redor de Manny, que a segura pela cintura, ambos se encarando no meio de pessoas dançando.
Romance entre Nellie e Manny lembra vagamente o de La La Land [Imagem: Divulgação/Paramount Pictures]

Apesar da obra contar com elementos de tirar o fôlego, como uma fotografia impecável, uma trilha sonora estonteante e performances dignas de estrelato, a grande bagunça que Chazelle se propôs a retratar não leva a lugar nenhum. O telespectador pode até sair do cinema com a melodia do filme na cabeça e alguma reflexão, mas as cenas exageradas vão prevalecer mais na memória do longa do que qualquer homenagem à paixão do diretor.

O filme estreia no dia 19 de janeiro nos cinemas. Confira o trailer abaixo:

*Imagem de capa: Reprodução/Paramount Pictures

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima