Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cobertura do Star Wars Day: Em uma galáxia muito, muito distante… 

Amantes de Star Wars se juntam em mais um feriado da saga para celebrar o expansivo universo da ficção científica.

Em comemoração ao Star Wars Day, o 13º Dia Internacional de Star Wars, a loja de artigos geek Iron Studios Concept Store promoveu um evento entre os dias 4 e 6 de maio que trouxe à memória uma das maiores franquias de ficção científica do cinema. O estabelecimento recebeu desde apresentações de cosplayers até quizzes sobre os filmes.

A ideia por trás do “May the 4th be with you”, um trocadilho com a popular frase de Star Wars, “May the force be with you” – em tradução livre: “que a força esteja com você” –, surgiu em 2011, no Canadá. O famoso Toronto Underground Cinema organizou um festival com os filmes da saga e deu origem à tradição. Desde então, todos os anos, fãs se reúnem para montar eventos e exposições comemorativas, em homenagem à franquia referência da cultura pop.  Mesmo 40 anos depois do primeiro filme de Star Wars Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977) –, a legião internacional de fãs segue fiel à cultura da saga. 

A loja da Zona Oeste da capital paulista reuniu o público em um evento recheado de atrações e novidades,  sendo essa sua homenagem ao criativo universo de Guerra nas Estrelas

Fachada da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 946. [Imagem: Arquivo Pessoal/Jônatas Fuentes]

O ambiente

Localizada no bairro Jardim Paulistano e a 10 minutos da estação de metrô Fradique Coutinho, a Iron Studios Concept Store possui dois andares e a maior parte do evento aconteceu no térreo e na sua área exterior, aos fundos. A decoração também combinava com o ambiente festivo: na fachada, holofotes apontavam para cartazes e grandes adesivos estampados com a frase “Star Wars Day, May the 4th be with you”, convidativos para os pedestres que os avistassem.  

[Imagem: Arquivo Pessoal/Jônatas Fuentes]

Boba Fett em tamanho real. [Imagem: Arquivo Pessoal/Jônatas Fuentes]

À entrada, o visitante já pôde entrar no clima de Star Wars ao passar por um corredor que exibia uma simulação de viagem no hiperespaço — o que ajudou ainda mais na construção da imersão do evento — com destino final marcado para o andar térreo. Ao fundo do estabelecimento, foi possível ver uma estátua em tamanho real de Boba Fett, caçador de recompensas e um dos personagens da série The Mandalorian (2019 –). Além dela, diversas action figures de personagens da saga foram dispostas pela loja, todas em combinação com a temática do dia. 

 A trilha sonora escolhida para o evento era composta de remixes de músicas icônicas de Star Wars, como a marcha imperial e o tema da cantina, que soam familiares até mesmo para quem nunca assistiu nenhuma obra da saga. 

Manter os fãs com energia suficiente para aproveitar o evento não foi um desafio, já que um foodtruck preparado com hambúrgueres artesanais e bebidas estava à espera daqueles que chegavam ao local, bem à frente do estabelecimento, com um cardápio diverso que incluía desde os sanduíches mais complexos até opções vegetarianas. 

Nunca me diga as probabilidades!

Dentre as atividades proporcionadas pelo evento, os fãs realizaram um quiz de perguntas sobre a série do Disney +, The Mandalorian. Os vencedores foram premiados com itens exclusivos de colecionador, todos com referências ao universo dos filmes e das séries de Star Wars.

Os holofotes da noite foram direcionados ao novo jogo da franquia, Jedi: Survivor. No local, havia diversos controles do PlayStation 5 para o teste antecipado do game que se apresenta como continuação direta do Jedi: Fallen Order, produzidos pela Electronic Arts. A narrativa se passa entre a trilogia original e as chamadas prequels – os episódios 1, 2 e 3, lançados após a trilogia clássica mas que se passam antes na cronologia do universo –, o mesmo período que diversas outras obras recentes se passam, como Rogue One: Uma História Star Wars e a série Andor.

Em conversa com a Jornalismo Júnior, Thiago Abraão, ou Thiago Kenobi, como é conhecido por seus seguidores, fã que estava responsável pela apresentação sobre o novo jogo, falou que se encantou pelo universo por influência de um castigo de seu pai. O representante do fandom de vanguarda fala emocionado sobre como esse acontecimento transformou quem ele é. 

Kenobi é o presidente da base brasileira do fã clube Rebel Legion, e falou sobre como Star Wars ainda tem grande atenção: “esse público que via o Star Wars antigamente, hoje é pai, avô. Então, passa de geração para geração.” Ele ainda ressalta como o universo de Guerra nas Estrelas fica cada vez mais inclusivo: “tem coisa pra adolescente, criança, pra adulto, pra velha guarda. Tem Star Wars pra todo mundo.”

Além disso, uma verdadeira invasão de cosplayers deu início a um desfile de outra galáxia. Personagens como Darth Vader e Kylo Ren tomaram o térreo da loja para fazer uma grande performance.

Cosplayers de stormtroopers [Imagem: Arquivo Pessoal/Luiza Miyadaira]

Isabella Jardim, que estava fantasiada da protagonista da trilogia sequel – os episódios 7, 8 e 9, obras sequenciais aos acontecimentos da trilogia original –, Rey Skywalker, disse em entrevista à Jornalismo Júnior sobre as novas abordagens das produtoras. “O que mais continuo interessada [no universo Star Wars] é que eles estão sempre se revolucionando, com as séries, com as animações, e também os jogos agora”. Isabella se considera fã recente, que se apaixonou pela saga durante as novas produções. Ela complementa com a importância que o trabalho da Disney em associação com a LucasFilms causou para ela: “eles estão mantendo viva uma coisa que não estava. Talvez eu não estivesse no nível que eu estou como fã se não fosse por eles.”

Isabella Jardim fantasiada de Kylo Ren [Imagem: Arquivo Pessoal/Luiza Miyadaira]

Luta de sabres e quiz!

No segundo dia, 5 de maio, houve mais uma rodada de atrações para completar o Star Wars Day.

O evento proporcionou uma oficina de movimentos para luta com sabres de luz. Alguns fãs que levaram suas próprias lâminas puderam utilizá-las durante a prática. A própria ação das lutas de sabre de luz nos filmes foi inspirada nas técnicas de Kendô, a mesma arte marcial performada pelos samurais. Isso facilitou o aprendizado de alguns movimentos básicos, como ataques laterais ou as esquivas, por já ser um estilo de combate. Para dar o toque do universo de Star Wars, o quarto movimento foi usar A Força — um poder invisível e metafísico que os Jedi e Sith utilizam durante o combate para influenciar seus inimigos à distância — contra Darth Vader, que pacientemente antagonizava o duelo. 

“Use a força!” foi uma das frases repetidas pelo Jedi que acompanhava o treinamento. [Imagem: Arquivo Pessoal/Jônatas Fuentes]

Mais tarde, mais um quiz sobre o enredo da saga , porém dessa vez as perguntas tratavam dos principais filmes e sua história. A Jornalismo Júnior  escolheu participar da primeira das duas rodadas da noite e conseguiu acertar três perguntas, o que proporcionou o prêmio do jogo: uma camisa temática estampada com R2D2, um dos robôs icônicos da saga. 

O evento também contou com um Meet and Greet especial, permitindo que os entusiastas da saga vivenciassem e registrassem o momento único ao lado de seus personagens favoritos. 

May the 4th be with you!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima