Mariana Franco
Nada combina tanto com histórias de amor quanto chocolate. Poucos são os que rejeitam essa delícia. E não há quem não fique com água na boca e louco para experimentar receitas iguais às da pequena chocolateria de Vianne (Juliette Binoche) depois de assistir o filme Chocolate.
Com cinco indicações ao Oscar 2000, o filme tem um sabor de fábula, na qual uma irreverente mulher chega a uma conservadora vila francesa dos anos 50 e abre uma chocolateria. Com suas receitas com poderes mágicos – ou no mínimo afrodisíacos – vindas da América do Sul, ela começa a mudar a vida dos moradores do lugar. Misturas inusitadas como chocolate com pimenta são usadas para desinibir as pessoas, incentivar paixões e trazer vivacidade ao vilarejo impregnado de rígidas tradições.
O Chocolate Quente é uma bebida aconchegante e ótima companheira no frio, além de ser, no filme, a preferida do Johnny Depp. Adicionada de uma pitada de pimenta em pó e chantily é desinibidora. Esta receita, apesar de um pouco trabalhosa, tem um resultado maravilhoso – realmente vale o esforço!
Ingredientes:
- um litro e meio de leite
- uma lata de leite condensado
- uma lata de creme de leite
- oito colheres de chocolate em pó (aquele do padre)
- uma colher (chá) cravo
- uma colhar (chá) rasa de canela em pó
- uma colher de maizena
Preparo:
Leve para a panela uma xícara de leite com o chocolate em pó, dissolvendo bem. Acrescente o leite condensado e mexa até levantar fervura. Acrescente o resto do leite, mas reserve uma xícara. Nesta xícara, com o leite frio, dissolva a maisena e acrescente ao resto. A mistura vai engrossar, mexa o tempo todo para não criar bolinhas. Quando levantar fervura acrescente o cravo e a canela e deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, misture bem e delicie-se!
Os Bombons com Recheio de Pimenta no filme enchem de vivacidade as pessoas, e em geral atribui-se a eles um certo caráter afrodisíaco, por conta da mistura entre o chocolate, que para os astecas estava ligado à deusa da fertilidade, e a pimenta, universalmente considerada afrodisíaca.
Ingredientes:
Recheio-
- 80 g de pimenta dedo de moça, sem o cabo e sem as sementes
- 1 maçã doce (fuji), lavada sem sementes e cortadas em cubos com a casca
- 1/4 xícara (chá) de vinagre
- 3 cravos
- 3 paus de canela
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de açúcar
Brigadeiro-
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de rum
Preparo:
Recheio – Leve todos os ingredientes (exceto o açúcar) para ferver, até que a maçã amoleça. Ainda quente bata a mistura no liquidificador por alguns minutos. Coe bem e retorne o líquido para a panela. Acrescente o açúcar, uma pitada de sal e deixe ferver até o ponto de geléia (coloque um pouco num pires e se demorar para escorrer esta pronto). Coloque em vidros refratários e deixe esfriar.
Brigadeiro – Leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Mexendo, deixe cozinhar até ver o fundo da panela. Tire do fogo e adicione um pouco de rum ou essência a gosto.
Coloque num prato untado com manteiga e deixe esfriar. Unte as mãos e modele os brigadeiros, envolvendo em granulados de doce de leite ao invés do de chocolate, e deixe secar ou leve à geladeira para endurecer um pouco. Com o auxilio de um palito para churrasco (unte com manteiga a ponta mais grossa) faça um furo largo no centro do brigadeiro. Com uma colher (café) e com a ponta do palito de churrasco, coloque uma porção de geléia de pimenta no brigadeiro. Além de bonito, fica delicioso!
Se você não tem jeito para a cozinha mas quer provar receitas como as do filme, Choco Amandes (amêndoas caramelizadas com mel, envoltas em chocolate e pó de cacau) da Chocolat du Jour lembram bastante os docinhos que, no filme, fizeram um casal do vilarejo ressuscitar sua paixão e sua vida sexual. As amêndoas e o mel têm fama de afrodisíacos, associados à paixão e à fertilidade. Uma das lendas sobre Cleópatra diz que ela preparava uma mistura de mel e amêndoas pulverizadas para embelezar a pele. Julio César e Marco Antonio engordaram ao seu lado porque teriam se viciado em lamber a sobremesa na taça íntima dessa rainha sedutora.
Então, com receitas inspiradoras como essas, nada como desfrutar de uma boa companhia, não?