Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copa do Mundo de Clubes | Em jogo equilibrado, PSG se sai melhor do que o Bayern e avança para a semifinal da competição

A partida válida pelas quartas de final do “Super Mundial” aconteceu no Mercedes-benz stadium, em Atlanta

Por Letícia Oliveira Menezes (leticiaomenezes@usp.br)

O duelo entre a equipe alemã e a equipe francesa foi acirrado e muito técnico, com ambos impondo seu estilo de jogo para tentar conquistar uma vaga na semifinal da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Além da animação da torcida para o jogo, os 90 minutos tiveram a presença de cartões amarelos, expulsões, lesões, pênalti e gols (anulados), além do espírito de equipe e talentos individuais que são capazes de decidir jogos.

Como chegaram às quartas da competição

Detentor do primeiro lugar do grupo B, empatado em seis pontos com outros dois times da fase de grupos, o PSG avançou às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA após a vitória por 4 a 0 sobre o Inter de Miami, disputado em Atlanta no domingo (29).

O Bayern também fez por merecer essa classificação, apesar do segundo lugar na fase de grupos Venceu o jogo válido pelas oitavas por 4 a 2 – gols de Kane, Goretzka e Erick Pulgar (GC) – sobre o Flamengo, em um jogo marcado pela facilidade em que o time teve de impor seu jogo.

O jogo

Após sua saída de bola clássica, chutão que gera um lateral para pressionar o adversário na cobrança, o Paris Saint Germain teve sua primeira oportunidade aos 2’ após uma roubada de bola no terço final que deixou Desire Doué em condição de finalizar, mas a bola passa à esquerda do gol de Neuer.

Aos 5’, Olise teve seu chute defendido por Donaruma e aos 8’ Laimer chutou para fora e o Bayern desperdiçou alguma de suas melhores chances. As finalizações de ambos lados ocorrem no erro do adversário, ambos times utilizam um sistema perde-pressiona muito forte combinado com tabelas entre os jogadores, o que dificulta longos momentos de posse de bola.

Os primeiros 15 minutos foram marcados pelo maior volume de jogo proporcionado pelo Bayern de Munique, que teve maior posse da bola e criou perigo ao gol de Donnarumma, e velocidade na transição ofensiva do PSG, que se sobressaiu em saídas rápidas. Essa rapidez se provou aos 18’, quando Hakimi arrancou pela lateral  e a equipe francesa quase marcou um gol.

A triangulação inesperada entre Barcola, Doué e Hakimi pegou os alemães de surpresa [Imagem: Reprodução/Youtube: CazéTV]

Dentre diversas chances perdidas e defesas incríveis dos goleiros, o jogo permaneceu equilibrado nas chances claras de modificar o marcador, cada um com a sua característica.  Nos acréscimos, aos 45+1’, o Bayern marcou um gol após a cobrança de uma falta no lado esquerdo do ataque, porém a linha defensiva do time estava adiantada, inclusive Upamecano, jogador que cabeceou para o gol, tendo o gol anulado por impedimento.

O primeiro tempo acabou após Donnarumma, de forma não intencional, lesionar de forma grave Jamal Musiala: na dividida após a defesa de uma bola dentro da grande área, o peso do goleiro prendeu o pé esquerdo do meia atacante. O resultado foi uma fratura em sua fíbula, lesão que deixará a estrela dos bávaros afastada até o fim do ano.

Barcola teve a primeira oportunidade da segunda etapa, aos 48’ o jogador finalizou e Neuer defendeu, para evitar a abertura do placar em Atlanta. O Paris Saint Germain voltou buscando jogo. A partida continuou em alto nível técnico, com oportunidades, chances perdidas para os dois times, mas a baixa eficiência de conversão fez com que o placar se mantivesse em 0 a 0.

Aos 61’, Doué  disputou  um “um contra um” após uma bola esticada pela direita. Ao cruzar de forma rasteira para área, a bola passou em frente ao gol e ninguém apareceu para marcar contra a meta alemã. Aos 64’, foi a vez de Olise finalizar, mas a força excessiva fez a bola passar por cima do gol.

Neuer chutou a bola fora da área em cima de Kvaratskhelia, com 73’ relógio, e a bola sobrou para Dembélé, que empurrou a bola em direção ao gol sem goleiro, porém a bolafoi para fora.

Na primeira etapa da partida, pouco perigo foi levado ao gol de Neuer [Imagem: Reprodução/Youtube: Cazétv]

Após uma roubada de bola no meio do campo, Doué finalizou de perna esquerda no contrapé do goleiro e acertou o canto direito do gol. 1 a 0 para o PSG com 78 minutos de jogo. A equipe aproveitou o erro de saída de bola e deixou Neuer só olhando a bola passar.

O jogo é incendiado quando, aos 81’, William Pacho foi expulso após uma entrada alta em Goretzka. Kane tentou tirar proveito dessa vantagem e marcou (85’) um gol, mas foi anulado por impedimento.

Nos último minuto de acréscimo, Dembélé chutou a bola no travessão e no lance seguinte aumentou a vantagem no placar para a equipe parisiense, o que matou o jogo aos 90+6’. A partida ainda teve um pênalti anulado aos 90+10’ e o PSG avança para a semifinal da Copa de Mundo de Clubes da FIFA

Caso vença o “Super Mundial”, o PSG conquistará seu quinto título na temporada [Imagem: Reprodução/Instagram: @psg e @fifaclubworldcup]

Resumo e destaques

Ambas equipes jogaram em alto nível técnico, com pressão intensa quando estavam sem a bola, mas com diferenças  na atitude com a posse: o Bayern de Munique prezou por cadenciar o jogo para encontrar espaços, enquanto o PSG partiu em velocidade para surpreender e não dar chance da equipe alemã compactar sua transição defensiva.

Doué foi escolhido como Superior Player of the Match: participou das grandes chances do time, contribuiu para a construção do coletivo, além de marcar o primeiro gol da partida. Na equipe parisiense, também, Dembélé entrou no final da segunda etapa e conseguiu anotar seu gol, sempre se apresentando como opção de passe para seus companheiros. Donnarumma fez cinco defesas ao longo do jogo e a dupla de zagueiros – Marquinhos e Pancho – passou segurança para que o goleiro pudesse atuar o mínimo possível durante a partida.

Apesar da derrota, o time alemão protagonizou bons momentos na partida válida pelas quartas. Harry Kane foi um dos expoentes: a parte técnica do jogador se sobressaiu em diversos momentos, nas roubadas de bola, nos dribles e até no gol anotado (anulado posteriormente). Olise também realizou várias ações ofensivas e o Upamecano foi decisivo para manter a meta do Bayern segura na primeira etapa. 

O Paris Saint Germain vai lutar por uma vaga na grande final contra o Real Madrid, que venceu o Borussia Dortmund neste sábado (05) por 3 a 2.

FICHA TÉCNICA

PSG 2 x 0 Bayern de Munique

Data: 5 de julho de 2025

Horário: 13 horas (horário de Brasília)

PSG (4-3-3): Donnarumma, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes, Hakimi, Vitinha, J. Neves, Fabián Ruiz (Zaïre-Emery 80’), Doué (Hernández 80’), Barcola (Dembélé 70’), Kvaratskhelia (Beraldo 84’).

Bayern de Munique (4-2-3-1): Neuer, Upamecano, J. Tah, Stanišić (Sacha Boey 34’; Guerreiro 88’), Laimer, Kimmich, Pavlović (Goretzka 80’), Musiala (Gnabry 45+1’), Olise, Coman (Thomas Müller 80’), Harry Kane.

Gols: Doué (78’) e Dembélé (90+6’)

Cartões amarelos: Bayern – Laimer (68’) e Vincent Kompany (banco); PSG – Doué (76’)

Cartões vermelhos: PSG – Pacho (82’) e Hernández (90+2’)

Árbitro: Anthony Taylor (Inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima