Série clássica da HBO, Sex and the City (1998 – 2004) tinha em seu cerne a amizade de quatro mulheres de meia idade com personalidades nitidamente distintas e episódios estruturados em volta de uma pergunta proposta pela protagonista Carrie (Sarah Jessica Parker) logo antes da abertura. Esse destaque para a amizade feminina e narrativa estruturada a partir de uma pergunta fundamental é justamente a forma que Do Jeito Que Elas Querem – O Próximo Capítulo (Book Club 2 – The Next Chapter, 2023) se constrói enquanto filme. Sequência do filme Do Jeito que Elas Querem (Book Club), de 2018, O Próximo Capítulo acompanha as amigas Diane (Diane Keaton), Vivian (Jane Fonda), Sharon (Candice Bergen) e Carol (Mary Steenburgen) em novas aventuras.
A narrativa tem como pontapé inicial o anúncio surpreendente do noivado de Vivian, que durante toda a vida se negou a ceder ao matrimônio. Há uma montagem interessante de chamadas de vídeo entre as amigas durante o lockdown de 2020 e 2021, mostrando seus novos interesses, perspectivas e, claro, leituras – afinal, como estabelecido no primeiro filme, é um clube do livro que une as quatro mulheres. Quando finalmente se reúnem presencialmente, Carol sugere que elas viagem à Itália, um plano feito décadas atrás, mas impedido pela gravidez e casamento de Diane. Inicialmente, nenhuma das outras amigas aceita a ideia. No entanto, situações, interpretadas pelas protagonistas como “sinais do destino”, convencem cada uma delas a de fato ir para Itália comemorar a despedida de solteira de Vivian.
Durante a viagem, diversas surpresas acontecem, que lentamente desconstroem as ideias de destino e as certezas que as amigas tinham. Vivian percebe que de fato não quer se casar, mesmo amando Arthur (Don Johnson) mais que tudo. Já Carol percebe que não pode controlar tanto seu marido cardíaco e que deve deixar as coisas fluírem com maior naturalidade em sua vida. Diane tem um aprendizado parecido, com foco em sua negatividade e atitude de “eu não consigo”. Finalmente, Sharon não precisa aprender nada, ela já está vivendo ao máximo e tomando o destino em suas próprias mãos.
Enquanto o primeiro Do Jeito que Elas Querem foi estruturado a partir das amigas lerem 50 Tons de Cinza (Intrínseca, 2011) pelo clube do livro, O Próximo Capítulo tem como fio condutor a obra O Alquimista (Rocco, 1988), de Paulo Coelho. A abertura do filme é justamente uma frase do livro, que afirma que jogar suas decisões ao destino quando se envelhece é o maior erro que alguém pode cometer. Durante toda a narrativa, as lições existenciais da obra de Coelho são representadas pelas experiências das quatro personagens principais.
Do Jeito que Elas Querem: Próximo Capítulo é um filme divertido e leve, indicado para quem quer uma experiência cinematográfica tranquila. Claro, é notável a falta de complexidade psicológica e situacional, além do trabalho de câmera extremamente simples e televisivo. A direção poderia ter encontrado estratégias mais criativas para demonstrar os temas de O Alquimista, até mesmo ter utilizado o tom místico da obra na composição cinematográfica. No entanto, ainda é uma experiência prazerosa assistir quatro grandes atrizes se divertindo na casa dos 70 anos.
O filme já está em cartaz nos cinemas. Confira o trailer:
*Imagem de capa: Divulgação/Universal
Excelente resenha, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻 !
arrasou💕