Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

É campeão! Argentina vence Colômbia na final da Copa América

Com 16° título, seleção se torna a maior vencedora da história do campeonato

Por Rafael Dourador (rafa.dourador@usp.br)

Com a vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, a Argentina se sagrou a campeã da 48° edição da Copa América, disputada nos Estados Unidos. A decisão ocorreu em Miami, no último domingo (14). Com Messi lesionado e substituído no segundo tempo, Lautaro foi o herói do time.

Confusão antes do jogo

Antes da bola rolar, cenas lamentáveis aconteceram em Miami. Uma multidão de torcedores sem ingressos tentou adentrar o Hard Rock Stadium, causando empurra-empurra e pisoteamento. A polícia impediu a invasão, mas o resultado foi ainda mais violência, alguns detidos e muitos feridos. Não foi divulgado o número de pessoas envolvidas no tumulto.

“Somos gratos aos policiais que administraram uma situação difícil e priorizaram a segurança do local, dos jogadores, de suas famílias e dos torcedores. Continuaremos a trabalhar com as autoridades para identificar e responsabilizar os criminosos que se envolveram em conduta ilegal”, anunciou a administração do estádio em nota nas redes sociais.

A partida estava marcada para iniciar às 21h (Brasília), mas houve um atraso de uma hora e 20 minutos devido à confusão nos arredores do estádio.

A atual campeã mundial entrou em campo com Dibu Martínez; Montiel, Lisandro Martínez, Romero, Tagliafico; Mac Allister, De Paul, Enzo Fernández; Di María, Messi e Julián Álvarez.

Do outro lado, a Colômbia chegou para o confronto com Vargas; Santiago Arias, Cuesta, Sánchez, Mojica; Richard Ríos, Lerma; John Arias, James Rodríguez, Luis Díaz e Córdoba.

O jogo

Digno de uma final das duas melhores equipes do campeonato, a partida começou com muito equilíbrio, com os dois lados se anulando. Uma hora a Argentina encontrava uma boa oportunidade para marcar, outra era a vez da Colômbia. Contudo, o primeiro e único gol do jogo só foi sair aos 112’, no segundo tempo da prorrogação.

Antes disso, as melhores chances de gols saíram com Córdoba, que acertou a trave aos 6’ após receber na área, e Di María, que parou em Vargas, aos 48’ e 57’. A Argentina chegou a marcar um gol com Nico González, aos 75’, mas a arbitragem anulou por impedimento.

Argentina também foi campeã da Copa América de 2021 [Reprodução/X:@CopaAmerica]

O herói argentino

Apesar de ser o grande líder da seleção argentina, Messi não foi o protagonista da final. O camisa 10 fez o que pôde para levar a equipe à vitória, mas precisou sair na metade do segundo tempo, em decorrência de uma lesão sofrida na coxa. Imagens da transmissão captaram momentos de prantos do craque, já no banco de reservas.

Por outro lado, Lautaro Martinez foi o nome do campeonato. Com cinco gols, o atacante da Inter de Milão foi o artilheiro da competição e teve seu nome mais uma vez lembrado na decisão ao marcar o gol do título, após entrar no lugar de Julián Álvarez. Martinez recebeu uma bola enfiada de De Paul —outra substituição de Scaloni — e chutou firme para finalmente balançar as redes.

Show de Shakira

No intervalo do jogo, outro espetáculo tomou conta do campo. A cantora colombiana Shakira subiu ao palco e se apresentou durante cerca de sete minutos. As canções escolhidas foram “Hips Don’t Lie”, “Te Felicito”, “TQG” e “Punteria”.

Adeus, lenda

O futebol também é marcado por despedidas, algumas alegres, outras nem tanto. Ángel Di María se despediu da seleção nesta final. Foi o último dos 145 jogos do camisa 11 pela Albiceleste, entre amistosos e partidas oficiais. Di María coleciona seis títulos com a Argentina, sendo um deles a Copa do Mundo de 2022.

“Estava escrito. Sonhei que me aposentava assim. Tenho tantos sentimentos lindos. Sou eternamente grato a essa geração que me fez alcançar aquilo que tanto busquei”, disse ele à imprensa argentina.

Com 31 gols, Di María é o sexto maior artilheiro da Argentina junto com Gonzalo Higuaín [Reprodução/Instagram:@angeldimariajm]

Foto de capa: [Reprodução/X:@Argentina]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima