Por João Pedro Teles Galante (joaoteles@usp.br) e Letícia Longo (letlongo2006@usp.br)
A Copa Aliança, tradicional torneio de E-Sports universitário brasileiro, reuniu equipes de diversas faculdades do país neste sábado(04/10) e domingo(05/10), em formato presencial na Riot Games Arena São Paulo, localizada em São Paulo. Organizada para integrar jogadores e fãs de todo o país, a competição trouxe embates eletrizantes entre equipes que lutavam pelo título de campeã. Gritos, tensão e comemorações definiram o clima do evento, que mostrou o poder do cenário gamer dentro das universidades.
No sábado, o evento começou às 14h e seguiu ao longo do dia com uma programação contendo duas grandes finais, uma do jogo ’’League of Legends’’ e a outra do jogo ‘’Valorant’’. Organizado pela empresa AcadArena Brasil , em parceria com a Riot Games , o objetivo era de fomentar e promover o cenário de E-Sports universitário brasileiro. O evento buscou demonstrar como a modalidade é capaz de gerar, assim como os esportes tradicionais, não só um sentimento de pertencimento entre as equipes e suas torcidas, mas também de adrenalina e de competitividade entre os próprios jogadores.

Torcidas universitárias apoiando e gritando pelo seus times nas arquibancadas do estúdio da Riot Games [Imagem: Reprodução/Instagram: @copaaliancagg]
A primeira final do dia aconteceu entre as equipes Azure Bears e Furia XV, rivais por ambas jogarem na mesma universidade: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O confronto ocorreu na modalidade de League of Legends, também conhecido como LOL, em formato MD3 (“Melhor de Três”).
O primeiro jogo entre as equipes foi marcado por amplo domínio da Azure Bears, que controlou a partida e venceu de forma tranquila, terminando o jogo em apenas 28 minutos .A atuação coletiva da Azure não deu chances para o adversário. Já o segundo embate foi muito mais acirrado, em um jogo cheio de emoções e reviravoltas: a equipe da Furia XV conseguiu sair com a vitória depois de longos 44 minutos de partida jogados. No último jogo, assim como aconteceu no primeiro, a partida foi marcada por um controle total da equipe da Azure, que não sentiu a derrota do jogo anterior e novamente terminou a partida de maneira rápida, durando apenas 31 minutos.

Equipe da Azure Bears erguendo o troféu de campeão da Copa Aliança na modalidade de League of Legends [Imagem: Leonardo Sang via reprodução/Instagram: @copaaliancagg]
O confronto no geral foi marcado pelo aspecto emocional e provocativo entre os jogadores e as torcidas, o que gerou um ambiente extremamente vivo na arena do começo ao fim. Porém, o destaque do jogo foi para o atleta Kasai que atuou em alto nível do início ao fim, e foi fundamental para a conquista do título por sua equipe.

Jogador destaque da série Kasai comemorando após a vitória do título [Imagem: Leonardo Sang via reprodução/Instagram: @copaaliancagg]
Já a outra final do dia ocorreu entre os times Eagles, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Azure Bears. Dessa vez, a final era na modalidade de Valorant, também em formato MD3.
O primeiro embate foi extremamente disputado, chegando a ir para a prorrogação. Quem saiu vitorioso no confronto foi, mais uma vez, a equipe da Azure Bears, que no aspecto coletivo acabou se sobressaindo em comparação com o adversário. Já o segundo confronto, foi unilateral, sendo marcado por amplo domínio da equipe do Eagles, que venceu facilmente. Na última partida, voltamos para um cenário de intensa competição entre ambas as equipes, sendo bastante acirrado novamente. No final, quem venceu a partida e, por consequência, se consagrou campeão, foi a equipe da Eagles, que comemorou muito no final da partida.

Momento de comemoração da equipe “Eagles’’ após vitória do título [Imagem: Leonardo Sang via reprodução/Instagram: @copaaliancagg]
Assim como na primeira final, a atmosfera da arena estava a pleno vapor, contando com uma grande quantidade de torcedores de ambos os lados, e até profissionais da modalidade no local acompanhando, como o atleta Pancada, a grande disputa entre ambas as equipes. O atleta Muzi foi o melhor jogador em todos os mapas, sendo uma peça chave na vitória do campeonato. Além disso, foi a primeira vez que a equipe disputava o campeonato no formato presencial, enquanto a Azure já era um time muito mais experiente e vencedor, vindo de duas conquistas consecutivas nos últimos anos, o que destaca ainda mais a dificuldade e superação do time para conquistar o título de campeão.

O atleta Muzi foi destaque da série entre Eagles e Azure Bears [Imagem: Leonardo Sang via reprodução/Instagram: @copaaliancagg]
No domingo, o evento contou com as finais dos jogos TeamFight Tactics, ou TFT, e Wild Rift, ambos do universo de League of Legends. A primeira final foi de TFT, disputada de forma individual. A modalidade funciona como um xadrez interativo:nela,cada personagem tem uma descrição, com determinadas funções, poderes, e características, que atuam automaticamente ao serem colocados no tabuleiro, sem serem operados manualmente. Os jogadores apenas decidem quais figuras irão utilizar conforme a situação das partidas.
Antes do início do jogo, o favorito era CheckMate, da atlética OctaCore, o único finalista da Copa Aliança a jogar TFT profissionalmente. No entanto, o jogador ficou na última colocação logo na primeira rodada, a 7 pontos de distância do primeiro colocado, TocaGaita, da UFU Saints. Apesar de ter vencido o segundo lobby, fãs presentes na arena durante o intervalo do jogo apontaram o caráter surpreendente da final, já que era esperada uma grande vantagem do jogador da Octacore.
Mas o cenário do jogo mudou completamente no terceiro e no quarto lobby para Osíris, da Poli Plague. O jogador, que enfrentou dificuldades em fazer a transição de composição dos personagens no segundo round, conseguiu se reerguer na reta de encerramento e se consagrar o campeão de TFT. “Na segunda rodada, deu tudo errado para mim.[É] uma coisa que acontece, podia ter jogado melhor, com certeza. Mas tem que aprender dos seus erros”,diz o jogador ao Arquibancada. Ele conta que, para se reconstituir no jogo, utilizou combos de boa qualidade segundo seus estudos e sua própria experiência casual em TeamFight Tactics. O Top 4 final ficou composto por Osíris em 1º lugar, Toca Gaita em 2º, CheckMate em 3º e Hikki em 4º.
“Foi uma combinação de saber exatamente o que eu tinha que fazer e essas coisas acontecerem.”
Osíris, campeão de TFT da Copa Aliança
Em entrevista à Jornalismo Júnior, os companheiros de atlética TocaGaita e Hikki falaram sobre suas estratégias durante o jogo, e os possíveis motivos de suas derrotas. “Acho que na última rodada, eu pensei muito na tabela, e não joguei para realmente ganhar. Mas é isso, quando a gente fica muito com a tabela na cabeça, coisas assim acabam acontecendo, e TFT é um jogo de decisão”, diz o vice-campeão. Hikki falou sobre ter seguido uma estratégia mais estável, algo incomum para ele quando joga de maneira despretensiosa, mas que devido ao nervosismo, optou por tal método.

“Em casa a gente é amigo,mas no jogo a gente quer que o outro morra”, disse Hikki sobre sua relação com TocaGaita [Imagem: Reprodução/Youtube/AcadArenaBrasil]
A segunda final era de Wild Rift, a versão para celulares e consoles do tradicional jogo League of Legends. Funciona com duas equipes de cinco jogadores, cujo objetivo é destruir o Nexus, a base principal do time inimigo, antes que ele destrua o seu. Cada jogador escolhe um campeão, que tem habilidades únicas. Na Copa Aliança, todos os jogos da competição aconteceram no formato fearless, ou seja, todos os campeões usados em uma rodada são banidos na seguinte.
As equipes finalistas eram a CAAP, atlética da Universidade Federal do ABC, e a UFU Saints, atlética de E-Sports da Universidade Federal de Uberlândia.O clima da arena foi de muita gritaria e deboche por parte de ambas as torcidas, principalmente a da UFABC. Com um alto domínio em relação a equipe mineira, a CAAP se consagrou campeã do torneio após vencer três sets do jogo, que era um “melhor de cinco”. A conquista tem um grande peso para o time do ABC paulista, finalista dos últimos três anos O jogador destaque foi Fay2Wii, realizador de uma quadra kill no segundo round e participante de todas as 10 primeiras mortes na terceira e última etapa.

“Esse time foi uma rede de apoio, cada um veio de uma situação diferente, é uma grande de uma família”, relata a jogadora Miss Delirium ao final da partida [Imagem: Reprodução/Instagram: @copaaliançagg]
*Foto de Capa: Leonardo Sang via Instagram: @copaaliancagg
