Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Kaichou wa Maid-sama’: uma obra ‘enemies to lovers’, mas nem tão ‘enemies’ assim

O MANGÁ ESCOLAR ‘KAICHOU WA MAID-SAMA!’ UNE ROMANCE, ESTUDOS E COMÉDIA

Kaichou wa Maid-sama! (Hakusensha, 2005), que em português seria algo como A presidente é uma maid!, é um mangá do gênero shoujo, ou seja, é mais voltado para o público feminino. Maid é um tipo de profissão feminina, mais famosa no Japão, em que mulheres que trabalham como garçonetes em cafés temáticos — chamados maid cafés—, se vestem de empregadas e encenam uma personalidade para o cliente, que é o mestre. O mangá, publicado entre 2005 e 2013, foi escrito e ilustrado por Hiro Fujiwara. A adaptação feita para anime foi televisionada em 2010.

Exemplo de uma roupa de maid.
Exemplo de fantasia de maid. [Imagem: Reprodução/Amazon]


A história se passa, na maioria do tempo, no Colégio Seika, que, pela grande parcela dos estudantes serem homens, não tem uma boa fama. Misaki Ayuzawa, a protagonista feminina do anime, é uma jovem muito corajosa, temperamental e amigável. Ela é a primeira menina a ser presidente do Grêmio estudantil, e seus objetivos vão desde incluir mais garotas em meio aos alunos a melhorar a reputação da escola. Em diversas situações, ela se coloca em risco no lugar de seus amigos e família. 

Mas, nem tudo é perfeito. Embora o protagonista masculino, Usui Takumi, seja muito bonito, ele é a fonte de problemas (e de soluções) para Misaki. O aluno é conhecido por fazer todas as alunas que se declaram para ele chorarem. Isso desperta um instinto protetivo na protagonista e é assim que o caminho dos dois se cruza. Mas, a proximidade deles aumenta quando Usui descobre o segredo de Misaki.

Durante a trama, diversos personagens são apresentados e, mesmo que alguns sejam ruins, Misaki tem um bom coração e deseja ajudar todos. A narrativa ainda mostra como é a vida da protagonista sendo estudante do ensino médio, presidente do Grêmio estudantil, atleta de artes marciais e trabalhadora. É possível dizer que essa história é uma típica do gênero enemies to lovers, ou seja, de inimigos a namorados. Mas, desde o começo, já se percebe que, mesmo tendo um motivo para os dois competirem e serem “inimigos”, eles se gostam e não são tão enemies assim.

Capa do número 18 do mangá.
Capa do volume um do mangá Kaichou wa Maid-sama! [Imagem: Reprodução/Editora Ivrea]


O anime é muito bem feito e as vozes japonesas encaixam perfeitamente nas personagens. Ele não está mais disponível nas plataformas midiáticas, mas ainda é possível encontrar os DVDs em sites de revenda como o Enjoei! e o Mercado Livre. A versão audiovisual só conta o começo do mangá, não aprofundando tanto na relação entre Usui e Misaki, mas, mesmo assim, entrega uma ótima adaptação.
O mangá é bem desenhado e a história é muito fluida. O enredo conta de forma mais profunda sobre a vida de Misaki e o passado/presente de Usui. Além disso, um conjunto de capítulos chamados Kaichou wa Maid-sama: Marriage! conta sobre o futuro do casal de protagonistas.

Desenho dentro do mangá Kaichou wa Maid-sama!. [Imagem: Reprodução/ Mangá Kaichou wa Maid-sama!]

Kaichou wa Maid-sama! é um mangá/anime recomendado para aqueles que não querem nenhuma surpresa muito grande no enredo, mas, mesmo assim, querem acompanhar uma história de romance cheia de aventura, comédia e provocações.

Imagem de capa: Reprodução/Ivrea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima