A cerimônia do Oscar em 2019 habita o imaginário de cinéfilos e não cinéfilos como o dia em que Lady Gaga e Bradley Cooper mostraram ao mundo que as divas Pop têm facetas muitas vezes desconhecidas e impressionantes. Apesar do sucesso de Nasce Uma Estrela (A Star Is Born, 2018) e muitas outras obras protagonizadas por divas, o meio das artes ainda é permeado por preconceitos que afirmam existirem artes eruditas e comerciais, tendo as primeiras mais valor do que as últimas.
Se é necessário uma prova da flexibilidade e da possibilidade de união das formas de expressão artísticas, o pianista Micah McLaurin está disposto a fazê-la. Em apresentações visualmente deslumbrantes e espetaculares do ponto de vista musical, o norte-americano deu espaço ao Brasil em sua turnê, passando alguns dias em São Paulo, uma viagem prevista desde 2020, mas interrompida pela Covid.
Na sua estadia, deu uma aula na USP e fez apresentações que mesclavam nomes clássicos e músicas contemporâneas — sua paixão. Moon River, eternizada na voz de Audrey Hepburn, e Over the Rainbow, de Judy Garland, dois clássicos do cinema e da música, estiveram presentes entre os números, e fazem parte da jornada musical de Micah, que se encantou com elas logo quando aprendeu a tocá-las, ainda criança. Outra música que foi uma constante em suas apresentações foi Shallow. Grande fã de Lady Gaga, Micah já a homenageou, por exemplo, em um arranjo de Paparazzi e Bad Romance, intitulado por ele de Rhapsody in Gaga.
Para este novo ano, Micah compartilhou com a Jornalismo Júnior que irá lançar um álbum que continuará unindo o clássico e o Pop e o instrumental do piano e com músicas originais, feitas em parceria com compositores. Focado em aprimorar também suas habilidades vocais, o cantor explica que não pratica o piano tanto quanto fazia na faculdade — em que cerca de 10 a 12 horas por dia eram dedicadas ao instrumento. O piano, entretanto, continua a ocupar um lugar especial em sua carreira. “Não importa quanto tempo eu fique treinando, muitas vezes pelo dia inteiro”, explica. “Minhas mãos nunca se cansam”.
Micah McLaurin se graduou em piano clássico no Instituto Curtis, na Filadélfia, e atualmente faz mestrado na Juilliard School. Especializado em Chopin, seu último lançamento foi uma versão da tradicional música natalina All I Want For Christmas is You, de Mariah Carey, em que, principalmente no clipe, ele pôde unir tanto sua paixão pelo Pop, quanto por moda, apresentando figurinos que o representam de forma divertida e única.