Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossas noites – uma história linda, leve e solta

Imagem: Júlia Mancilha/Comunicação Visual – Jornalismo Júnior Essas palavras do título são em síntese, tudo que o livro é. Nossas noites (Companhia das Letras, 2017) é, certamente, um daqueles clássicos livros “coringa”, no sentido de que é possível pegá-lo a qualquer momento e ele terá sempre o mesmo gostinho. Daqueles livros em que nota-se uma …

Nossas noites – uma história linda, leve e solta Leia mais »

Imagem: Júlia Mancilha/Comunicação Visual – Jornalismo Júnior

Essas palavras do título são em síntese, tudo que o livro é. Nossas noites (Companhia das Letras, 2017) é, certamente, um daqueles clássicos livros “coringa”, no sentido de que é possível pegá-lo a qualquer momento e ele terá sempre o mesmo gostinho. Daqueles livros em que nota-se uma grande fluidez. Você começa a ler e, de repente, percebe que uma hora já se passou.  

O livro narra a história de Addie Moore e Louis Waters. Já na casa dos 70 anos, os dois dividem a mesma vizinhança, no pequeno condado de Holt, Colorado. Tanto Addie, quanto Louis, acabaram sozinhos após seus filhos saírem de casa e ficarem viúvos há alguns anos.

É justamente essa solidão que faz com que Addie tome uma atitude que quebra o tom de suas vidas. Em uma noite, ela decide ir à casa de Louis para fazer um convite inusitado. Ela, que diz estar cansada de viver com medo do julgamento alheio, convida o vizinho para dormir com ela em sua casa. Isso choca o senhor, que começa a questionar o porquê do convite.

Até que, por fim, ele se decide, e vai. Após uma taça de vinho, para ela, e uma cerveja, para ele, eles vão para a cama. A princípio, tudo é muito estranho para Louis, mas ele não desiste dessa tentativa. Logo de cara, cogitamos se os personagens vão ter um envolvimento físico. Mas não. Ao se deitarem, eles apenas começam a conversar sobre a vida, até que então, dormem – agora, sem sentir frio, após a presença calorosa do outro.

Assim, o tempo vai passando e os dois vão criando cada vez mais intimidade um com o outro. Porém, nada além das mãos dadas. Nessas noites, eles começam a abrir seu coração e se revelar. Ao longo da narrativa, Addie fala sobre seu marido, seu casamento e sobre a precoce perda de sua filha, ainda na infância. Louis também aborda o seu casamento, a relação com sua filha e sobre um polêmico caso de traição.

Enquanto isso, a população de Holt começa a especular sobre os dois e não demora até que passam a estar na boca do povo. Um outro desafio que ameaça abalar a relação da dupla é o neto de Addie, Jamie. A criança vai contra sua vontade, passar um período com a avó. O pai de Jamie e filho de Addie, Gene, vive um período conturbado com a mãe do menino, cheio de brigas e desentendimentos. A mãe vai embora de casa e a única solução é deixar o garoto com a avó, bem distante dos pais, até as coisas se acertarem. Ele vive em insegurança, por estar deparado com o novo, e à distância dos pais. Porém, aos poucos, a situação muda.

Em suma, o autor Kent Haruf acerta ao trazer uma narrativa leve, que permite ao leitor manter um fluxo de leitura contínuo sem muitas perturbações. É uma leitura fácil, mas que ainda assim mantém toda sua intensidade. Apesar de ter, a princípio,um questionável tom monótono, logo entende-se a necessidade disso, afinal, trata-se de um retrato fiel à realidade de uma dupla de idosos. E, de qualquer forma, quando o livro se encaminha para o desfecho final, as coisas começam a ficar mais empolgantes, tornando tudo ainda melhor.

Com uma pitada de drama e gostinho de romance, Nossas noites é algo que merece ganhar um tempinho na sua cabeceira. Além de ser um entretenimento saudável, é, certamente, uma leitura que não deixa nada a desejar. A história de Addie e Louis é digna de apreciação, afinal, retrata algo que qualquer um deseja: a busca pela felicidade na velhice. Aliás, como esse é um texto livre de spoilers, resta uma dúvida para você: esse casal se tornará, realmente, um casal? Descubra.

Ainda este ano será possível conferir essa história além do mundo da literatura. Isso porque, a Netflix lançará muito em breve sua adaptação em longa metragem. Até o momento, a produção segue com o nome do livro original em inglês: Our souls at night. Escalados para o papel de Addie e Louis, estão as estrelas Jane Fonda e Robert Redford. Uma aposta brilhante, não é mesmo? Sem dúvidas, tem tudo para dar certo!

Gabriel Bastos
gabriel.bastos@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima