A Microsoft se prepara para mais um lançamento no mercado mundial de games. Em evento realizado no último dia 21 chamado de Xbox Reveal, o presidente de negócios de entretenimento interativo da empresa, Don Mattrick, anunciou alguns detalhes do Xbox One, a aposta da empresa de Bill Gates para concorrer com os demais consoles da oitava geração que devem chegar ao mercado até o final do ano.
Durante o evento, Don Mattrick fez suspense e prometeu revelar todos os detalhes na E3 – feira mundial de games – que será realizada em Los Angeles entre os próximos dias 11 e 13 de junho, mas chegou a falar de algumas caracterísitcas e configurações do console que geraram reações diversas entre os fãs e especialistas de games do mundo todo.
Apresentação do Xbox One em evento em Seattle
Apostando no conceito “tudo que você precisa na sala”, a Microsoft tentará ampliar o seu público alvo e reverter parte do prejuízo que vem tendo no ramo de entretenimento e dispositivos – estima-se que entre 2000 e 2011 houve uma perda de US$ 7,8 bilhões. O Xbox One promete integrar diversos serviços da empresa transformando-se em uma plataforma interativa de entretenimento que aproximará não só os gamers como famílias completas que gostam de desfrutar, por exemplo, de uma boa programação de TV.
O novo Xbox permitirá alternar jogos, músicas, comunicação via Skype e canais de televisão através de um simples comando de voz. O sistema poderá, inclusive, trazer informações adicionais sobre o programa em exibição ou até mesmo o guia completo da programação. Para se destacar sobre o PlayStation 4 – concorrente da empresa japonesa Sony – a empresa americana aposta também em aplicativos, como o Netflix, e parcerias por conteúdos exclusivos, como a acordada com a NFL (liga de futebol americano).
Outro destaque do console que vinha sendo chamado informalmente de Xbox 720 (em referência à sucessão do antigo modelo, Xbox 360) é a tecnologia do Kinect 2.0. A ferramenta, muito mais potente, contará com nova câmera de altíssima resolução e capacidade de armazenamento de 2 Gbps sendo capaz de rastrear movimentos com maior precisão, reconhecer voz e até batimentos cardíacos. O acessório ficaria ligado, mesmo quando o console não estivesse, a espera de um comando de voz. Aí é que começam as polêmicas.
Controvérsias
O governo alemão classificou o acessório como “aparelho de monitoramento” e exigiu que o vice-presidente da empresa, Phil Harrisoon, viesse a público para garantir que o aparelho poderia ser desligado sempre que o usuário quisesse e não seria utilizado para espionar ninguém tão pouco para transmitir dados pessoais dos jogadores.
A empresa também foi criticada por reservar muito tempo do evento de apresentação para os recursos interativos e não dar ênfase nos jogos, apesar de prometer revelar 15 games exclusivos do console durante a E3 com data de lançamento para 2014. Forza Motorsport 5, Ryse, FIFA 14 e Quantum Break já estão confirmados até o momento. Porém, uma polêmica envolvendo os jogos utilizados ganhou repercursão na internet. Pelo que algumas declarações indicam, os jogos já cadastrados só poderão ser aproveitados em novas contas do Xbox Live mediante o pagamento de uma taxa ainda não especificada pela Microsoft, o que desencadeou uma série de protestos e fez com que milhares de usuários enviassem pedidos para a Sony a fim de que essa limitação não se repita no PlayStation 4.
Durante a feira, a Microsoft também deve esclarecer outras funções ainda pouco expostas como o IllumiRoom (projetor capaz de extrapolar as imagens da televisão para o ambiente), o Kinect Glasses (óculos de realidade aumentada) e a possibilidade de interação de amigos no seu jogo através do Skype, além de informações como o preço e a data oficial de lançamento.
Situação do Brasil
Apesar de tantas atrações um gargalo de infraestrutura pode impedir que nós, brasileiros, tenhamos acesso a boa parte destes recursos. Os consoles estão ficando cada vez mais dependentes da internet e executivos de altos escalões tanto da Microsoft quanto da Sony não garantem a compatibilidade com bandas largas ruins, pedindo, inclusive, mais investimentos dos governos na área. Nos resta aguardar pelas novidades e torcer para que tudo isso seja viável e acessível para nós.
por Breno França
brenofranca11@gmail.com
He llegado a este blog por casualidad y me ha encantado. Un saludo.