Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As séries produzidas pela Netflix

Que a Netflix tem feito o maior sucesso desde que chegou ao Brasil, em 2011, todo mundo sabe. A Netflix tem revolucionado o mercado de produção de séries de TV. Diferentemente dos estúdios tradicionais, a produtora, uma vez que aprova o roteiro de uma série, não interfere mais em seu conteúdo, e passa direto para …

As séries produzidas pela Netflix Leia mais »

Que a Netflix tem feito o maior sucesso desde que chegou ao Brasil, em 2011, todo mundo sabe.

A Netflix tem revolucionado o mercado de produção de séries de TV. Diferentemente dos estúdios tradicionais, a produtora, uma vez que aprova o roteiro de uma série, não interfere mais em seu conteúdo, e passa direto para a etapa de produção. Isso dá maior liberdade criativa aos escritores que, muitas vezes, não precisam sequer mostrar a sinopse dos episódios à empresa. Além de sempre disponibilizar uma temporada inteira, diferentemente do formato convencional de séries de TV, que para manter a audiência lança um episódio por semana e faz pausas durante as temporadas.

Conheça as séries originais da empresa, que parece ter descoberto a fórmula do sucesso e não para de crescer.

House of Cards, 2013
Adaptação da série homônima de Andre Davies, de 1990, estrelada por Ian Richardson e produzida pela BBC. A série inglesa, por sua vez, é baseada no romance homônimo do britânico Michael Dobbs. O livro e a série ingleses situam-se no fim do mandato de Margaret Thatcher como primeira-ministra da Inglaterra e a consequente disputa pelo cargo da Dama de Ferro.
O roteiro da série americana, escrito por Beau Willimon, foi adaptado para a realidade dos EUA. Portanto, a disputa por poder se dá em Washington, D.C..
Frank Underwood (Kevin Spacey), após ver seu prometido cargo de secretário de Estado sendo entregue a outra pessoa, desenrola um plano inescrupuloso e envolvente para a conquista do poder.
O sucesso da série foi tão grande que a terceira temporada foi garantida para 2015, antes mesmo de a segunda ter sido lançada em 2014.

Orange Is The New Black, 2013
Do mesmo criador de Weeds, Jenji Kohan, e baseada nas memórias da obra de Piper Kerman.
Piper Chapman (Taylor Schilling) leva uma vida normal com seu noivo, Larry Bloom (Jason Biggs), até que vai parar numa penitenciária federal por causa de seu passado com Alex Vause (Laura Prepon), uma traficante. Lá é obrigada a conviver com mulheres completamente diferentes, odiáveis e cativantes.
A segunda temporada estreia hoje, dia 6 de junho!

– LilyHammer, 2012
Primeira série produzida pela Netflix.
A comédia conta a história de Frank Tagliano (Steven Van Zandt), um ex-gângster de Nova York que é colocado em um programa de proteção à testemunha por delatar um chefão da máfia. Ele, com a identidade falsa de Giovanni Henriksen, começa uma nova vida na pacata cidade de Lillehammer, na Noruega. Porém, não se adapta à vida local e estabelece sua própria máfia.
A série possui duas temporadas já lançadas e a terceira estreia ainda esse ano.

Hemlock Grove, 2013
Adaptação do livro homônimo de Brian McGreevy.
A história se dá em Hemlock Grove, uma decadente cidade siderúrgica da Pensilvânia. Tudo começa com a descoberta do corpo mutilado de uma menina. À medida que os rumores se espalham, dois suspeitos do crime – Peter Rumancek (Landon Liboiron), um garoto que diz ser um lobisomem, e Roman (Bill Skarsgård), o herdeiro do rico clã dos Godfrey – decidem encontrar o verdadeiro assassino por conta própria. 
Famke Janssen
, conhecida por ter interpretado Jean Grey em X-Men, compõe o elenco.
A segunda temporada estreia dia 11 de julho na Netflix.

Arrested Development, 2003
Criação de Mitch Hurwitz (The Ellen Show). Transmitida pela FOX até 2006, uma das comédias mais populares dos EUA, foi cancelada em sua terceira temporada. Porém, em 2013, a Netflix resolveu lançar a quarta.
Trata sobre uma família disfuncional que perdeu tudo, e o filho que não teve escolha a não ser mantê-la unida.
A série, apesar de ser considerada uma clássica comédia americana, não possui as risadas da plateia. As histórias são narradas por Ron Howard (Uma Mente Brilhante), produtor executivo ao lado de Brian Grazer (24 Horas).

A Toca, 2013
Primeira série brasileira produzida pela Netflix.
Retrata, ficticiamente, os bastidores da produtora de vídeos Parafernalha, do ator Felipe Neto, conhecido por seus polêmicos vídeos no Youtube.

Turbo FAST, 2014
Expansão do universo de “Turbo”, longa-metragem feito em 2013 pela DreamWorks, que assinou um contrato com a Netflix, no qual está previsto a criação de até 300h de programação inédita baseada nos personagens da DreamWorks.
Primeira série a quebrar o padrão, da Netflix, de lançar uma temporada inteira por vez. Os episódios estão sendo liberados aos poucos.

Outros projetos

Além dessas, a Netflix possui em seu catálogo de séries originais Derek, que conta a história de um fiel e otimista funcionário de uma casa de repouso; e Um Drink no Inferno, um mix de terror e policial que envolve strip-tease e vampiros.

Para o futuro, a empresa já tem acordo estabelecido com a Disney para desenvolver 4 séries de personagens secundários da Marvel (recentemente adquirida pela Disney) com estreia prevista para 2015; a produção de mais uma série brasileira, sobre o traficante Pablo Escobar, produzida por José Padilha e Wagner Moura, a qual o lançamento está previsto para esse ano ainda; a animação BoJack Horseman, que segue a linha do humor negro de South Park e Family Guy e estreia no segundo semestre desse ano; Marco Polo, baseada as aventuras do explorador italiano, que chega à Netflix no final do ano; e a primeira série de língua espanhola, ainda sem título, que será filmada no México e tratará sobre uma briga familiar entre herdeiros de um time de futebol, com estreia prevista para 2015.

Por Lana Ohtani
lanaohtani@gmail.com

2 comentários em “As séries produzidas pela Netflix”

  1. Alicia Jaramillo

    Orange is the new black é uma das produções que eu realmente gostei de ver, o tema é o gênero de série de comédia , adorei. Certamente a participação de Pablo Schreiber foi o meu favorito, agora na série The Brink não deixarei de ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima