Dezembro chegou e com ele se aproxima a época mais mágica do ano: o Natal. Para entrar no clima, como todo ano, a Netflix está lançando diversos filmes nessa temática. Dentre eles, está O Diário de Noel (The Noel Diary, 2022), que traz Justin Hartley, de This Is Us (2016 – 2022), no elenco e é uma comédia romântica natalina que trabalha relações familiares e questões emocionais, mas não tem a “magia do Natal”.
Baseado no romance escrito por Richard Paul Evans, mas com algumas alterações, O Diário de Noel é uma história sobre família, que vai além do amor romântico. A trama tem como protagonista Jacob Turner (Justin Hartley), que é um escritor best-seller de romances e vive sozinho, apenas acompanhado de sua cachorra, Ava. Certo dia, Jacob é informado que sua mãe havia falecido e deixado sua antiga casa como herança. Ele vai até a residência e acaba conhecendo uma mulher misteriosa que observava a casa. Ela se apresenta como Rachel (Barrett Doss) e informa que seus papéis de adoção a levaram até aquele endereço, em que sua mãe biológica trabalhava.
Juntos, eles começam a procurar pela casa alguma informação sobre a mãe de Rachel, mas não encontram nada. Então, uma antiga vizinha recomenda que para acharem informações sobre a mãe biológica de Rachel, eles deveriam visitar o pai de Jacob, quem ele não tem contato há muitos anos.
A partir disso, Rachel e Jacob embarcam juntos em uma viagem na véspera de Natal em busca de mais pistas e acabam compartilhando histórias de família e sentimentos um com o outro.
O filme é clichê ao trabalhar o romance entre os personagens, mas a relação de Jacob e Rachel com suas respectivas famílias é bem explorada e está no foco de toda a trama, o que traz uma carga emocional à história. Contudo, o filme não se aprofunda nessas relações, pois alguns dos problemas encontram resoluções imediatas — como o relacionamento de Jacob com o pai.
Uma característica marcante da trama é que os acontecimentos relevantes do passado e do presente que causam mudanças nas vidas dos personagens sempre estão relacionados de alguma forma ao dia de Natal — até mesmo o nome da mãe biológica de Rachel, Noel. Porém, o filme não traz a “magia natalina”, pois foca nas questões emocionais dos personagens e não dá destaque a cenas e contextos típicos de Natal.
O Diário de Noel foge do convencional por trabalhar o amor para além do romance, trazendo questões familiares e emocionais, mas deixa a desejar como filme de Natal.
O filme estreou dia 24 de novembro e está disponível para todos os assinantes da Netflix. Confira o trailer:
*Imagem de capa: Divulgação/Netflix