Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Netflix | ‘O Diário de Noel’ é romance natalino sem magia de Natal

História de família que vai além do amor romântico, ‘O Diário de Noel’ estreia na Netflix como romance de natal, mas não traz magia natalina

Dezembro chegou e com ele se aproxima a época mais mágica do ano: o Natal. Para entrar no clima, como todo ano, a Netflix está lançando diversos filmes nessa temática. Dentre eles, está O Diário de Noel (The Noel Diary, 2022), que traz Justin Hartley, de This Is Us  (2016 – 2022), no elenco e é uma comédia romântica natalina que trabalha relações familiares e questões emocionais, mas não tem a “magia do Natal”.

Baseado no romance escrito por Richard Paul Evans, mas com algumas alterações, O Diário de Noel é uma história sobre família, que vai além do amor romântico. A trama tem como protagonista Jacob Turner (Justin Hartley), que é um escritor best-seller de romances e vive sozinho, apenas acompanhado de sua cachorra, Ava. Certo dia, Jacob é informado que sua mãe havia falecido e deixado sua antiga casa como herança. Ele vai até a residência e acaba conhecendo uma mulher misteriosa que observava a casa. Ela se apresenta como Rachel (Barrett Doss) e informa que seus papéis de adoção a levaram até aquele endereço, em que sua mãe biológica trabalhava. 

Juntos, eles começam a procurar pela casa alguma informação sobre a mãe de Rachel, mas não encontram nada. Então, uma antiga vizinha recomenda que para acharem informações sobre a mãe biológica de Rachel, eles deveriam visitar o pai de Jacob, quem ele não tem contato há muitos anos. 

A partir disso, Rachel e Jacob embarcam juntos em uma viagem na véspera de Natal em busca de mais pistas e acabam compartilhando histórias de família e sentimentos um com o outro. 

Jacob, Rachel e a cachorrinha Ava viajam até a casa do pai de Jacob em busca de informações sobre a mãe biológica de Rachel. [Imagem: Divulgação/Netflix]

O filme é clichê ao trabalhar o romance entre os personagens, mas a relação de Jacob e Rachel com suas respectivas famílias é bem explorada e está no foco de toda a trama, o que traz uma carga emocional à história. Contudo, o filme não se aprofunda nessas relações, pois alguns dos problemas encontram resoluções imediatas — como o relacionamento de Jacob com o pai.

Uma característica marcante da trama é que os acontecimentos relevantes do passado e do presente que causam mudanças nas vidas dos personagens sempre estão relacionados de alguma forma ao dia de Natal — até mesmo o nome da mãe biológica de Rachel, Noel. Porém, o filme não traz a “magia natalina”, pois foca nas questões emocionais dos personagens e não dá destaque a cenas e contextos típicos de Natal. 

A relação conturbada entre Jacob e seu pai se resolve quando ele vai visitá-lo. [Imagem: Reprodução/Netflix] 

O Diário de Noel foge do convencional por trabalhar o amor para além do romance, trazendo questões familiares e emocionais, mas deixa a desejar como filme de Natal. 

O filme estreou dia 24 de novembro e está disponível para todos os assinantes da Netflix. Confira o trailer:

*Imagem de capa: Divulgação/Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima