Por Catarina Bacci (cbmedeiros@usp.br) e Daniela Gonçalves (danielagsilva@usp.br)
Quem nunca se lembrou de uma cena específica ao ouvir uma música? Seja de uma série, seja de um filme ou seja de uma novela, provavelmente existe uma trilha sonora que te marcou! São aquelas canções que tocaram durante um momento especial e, mesmo com o passar do tempo, ainda fazem parte das lembranças dos espectadores.
Da ação ao romance, dos internacionais aos nacionais, são diversas as trilhas sonoras que marcaram a vida dos membros da Jornalismo Júnior. Os repórteres e diretores indicaram suas favoritas e o Sala 33 criou uma playlist com as músicas mencionadas. Confira os destaques:
1. A Thousand Miles, Vanessa Carlton (2002)
O piano da introdução, o começo da letra… Tudo sobre a música transporta o ouvinte diretamente para As Branquelas (White Chicks, 2004), filme de comédia que tem dois dos seus momentos mais marcantes acompanhados por ela. Escrita por Vanessa Carlton quando ela tinha apenas 17 anos, a canção de amor fala de uma paixão de sua universidade e sobre sentir falta de um alguém: “you know I’d walk a thousand miles/ If I could just see you tonight” (“você sabe que eu caminharia mil milhas/ Se eu pudesse ver você hoje”,em tradução livre).
No longa metragem, A Thousand Miles é colocada como um “hino de meninas brancas”, cantada pelas mulheres ricas em torno dos protagonistas negros — que odeiam a música. Mais tarde, tentando incomodar o personagem forte do ator Terry Crews, o protagonista coloca a faixa para tocar, mas Crews canta com empolgação. Uma demonstração de como é uma canção que se conecta com diferentes públicos.
2. I Want It That Way, Backstreet Boys (1999)
A música da boybandamericana famosa nos anos 90 foirelembrada em Brooklyn Nine-Nine (2013 – 2021). No episódio 17 da quinta temporada, o protagonista Jake Peralta (Andy Samberg) procura o responsável pelo assassinato de um homem. A irmã da vítima foi a única testemunha, não viu o rosto do culpado, mas o ouviu cantando. Então, Peralta pede para os 5 suspeitos cantarem um trecho da música para que ela identifique a voz. O detetive se empolga com a cantoria e, assim, a cena se tornou digna de musical. O trecho marcou os fãs da série, que sabem o momento certo de gritar “now number five!” (“agora o número cinco!”, em tradução livre)
3. Te Levar Daqui, Charlie Brown Jr. (1999)
A banda Charlie Brown Jr. teve diversos hits em trilhas sonoras, mas um dos mais marcantes é Te Levar Daqui, que foi a música de abertura de Malhação (1995 – 2020) de 1999 a 2006. Durante o período, foram exibidas sete temporadas da novela adolescente que revelava grandes artistas.
Em 2011, o vocalista da banda, Chorão, contou que a música foi inspirada em seu relacionamento com a então esposa Graziela Gonçalves. No dia da morte do cantor, em 6 de março de 2013, a música foi o tema de encerramento da temporada Malhação: Intensa Como A Vida (2012 – 2013), como forma de homenagear a voz que marcou uma geração.
4. Supermassive Black Hole, Muse (2006)
Até hoje, a canção Supermassive Black Hole é um marco na história do Muse, pois alcançou as posições mais altas que um single da banda já teve nas paradas. A faixa leva os ouvintes diretamente para a partida de beisebol da família Cullen. Por trás do filtro azul icônico de Crepúsculo (Twilight, 2008), a música acompanha Bella Swan (Kristen Stewart) no jogo dos parentes vampiros de seu namorado novo, Edward Cullen (Robert Pattison). Essa cena é responsável por dividir o primeiro e o segundo ato do filme: depois dela, os momentos românticos ficam de lado e são substituídos por uma perseguição empolgante.
5. Secret, The Pierces (2008)
A música é interpretada pelas irmãs Catherine e Allison Pierce e embalou a abertura das sete temporadas de Pretty Little Liars (2010-2017). A canção se encaixou perfeitamente no enredo da série, que envolve o drama e o mistério na vida de cinco meninas ameaçadas por uma figura anônima denominada -A.
Ao contrário do que se pensa, pela combinação acertada entre a letra da música e da história, a música já existia. Ela também foi trilha sonora de Gossip Girl (2007-2012) durante a primeira temporada, no episódio dez. A escolha da abertura de Pretty Little Liars partiu de uma sugestão de Ashley Benson, atriz que interpreta uma das protagonistas.
6. Single Ladies – Beyoncé (2008)
Por último, mas não menos importante, Single Ladies ou “a música das Esquiletes”. Na sequência Alvin e os Esquilos 2 (Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel, 2009), as novas personagens são introduzidas e, em uma das cenas mais icônicas do filme, cantam o sucesso de Beyoncé. Vencedor de três Grammy Awards, incluindo Melhor Música do Ano, o single fala sobre a falta de compromisso de homens, que deveriam ter a coragem de assumir um relacionamento. Mas, para muitas crianças da época, a música sempre vai remeter aos figurinos rosa, roxo e verde-água das divas animais.
Confira a seleção completa da playlist O que toca na Sala 33: Trilhas Sonoras Marcantes:
- A Thousand Miles, Vanessa Carlton aparece em As Branquelas (White Chicks, 2004) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- I Want It That Way, Backstreet Boys aparece em Brooklyn Nine-Nine (2013 – 2021) – indicada por Daniela Gonçalves (Sala 33 e M)
- Te Levar Daqui, Charlie Brown Jr. aparece em Malhação (1999 – 2006) – indicada por Mirela Costa (Diretora do Sala 33)
- Supermassive Black Hole, Muse aparece em Crepúsculo (Twilight, 2008) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Secret, The Pierces aparece em Pretty Little Liars (2010 – 2017) – indicada por Daniela Gonçalves (Sala 33 e Mídias)
- Single Ladies, Beyoncé aparece em Alvin e os Esquilos 2 (Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel, 2009) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- (I Can’t Get No) Satisfaction, Rolling Stones aparece em Apocalypse Now (1979) – indicada por Nicolle Martins (Vice-Presidência)
- Wishing on a Star, The Cover Girls aparece em De Corpo e Alma (1992 – 1993)
- Something In The Way, Nirvana aparece em Batman (The Batman, 2022) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Love Is a Battlefield, Pat Benatar aparece em De Repente 30 (13 Going on 30, 2004) – indicada por Sarah Kelly (Diretora do Sala 33)
- All Star, Smash Mouth aparece em Shrek (2001) – indicada por Fernanda Zibordi (Diretora do Laboratório)
- Sweet Dreams (Are Made of This), Eurythmics aparece em Sucker Punch – Mundo Surreal (Sucker Punch, 2011) – indicada por Fernanda Silva (Cinéfilos e Mídias)
- Total Eclipse of the Heart, Bonnie Tyler aparece em Diário de um Banana (Diary of a Wimpy Kid, 2010) – indicada por Malu Vieira (Arquibancada e Mídias)
- Mamma Mia, ABBA aparece em Mamma Mia! (2008) – indicada por Bárbara Vieira (Diretora de Comunicação Visual)
- Oh, Pretty Woman, Roy Orbison aparece em Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990) – indicada por Clara Hanek (Sala 33 e Mídias)
- You Never Can Tell, Chuck Berry aparece em Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994) – indicada por Clara Hanek (Sala 33 e Mídias)
- Landslide, Fleetwood Mac aparece em X – A Marca da Morte (X, 2022) – indicada por Regina Lemmi (Cinéfilos e Comunicação Visual)
- I Say a Little Prayer, Aretha Franklin (original: Dionne Warwick) aparece em O Casamento do Meu Melhor Amigo (My Best Friend’s Wedding, 1997) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Chega Mais, Rita Lee aparece em Chega Mais (1980 – 1980) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Livin’ La Vida Loca, Ricky Martin aparece em Shrek (2001) – indicada por Mariana Ricci (Sala 33 e Comunicação Visual)
- Pocketful of Sunshine, Natasha Bedingfield aparece em A Mentira (Easy A, 2010) – indicada por Nicoly Modesto (Laboratório e Assessoria)
- Love by Grace, Lara Fabian aparece em Laços de Família (2000 – 2001) – indicada por João Vilasbôas (Sala 33 e Mídias)
- Você Não Vale Nada, Calcinha Preta (original: Tchê Barbaridade) aparece em Caminho das Índias (2009 – 2009) – indicada por Miriã Gama (Diretora de Mídias)
- Abertura Solene Para o Ano de 1812, Tchaikovski aparece em V de Vingança (V for Vendetta, 2005) – indicada por Gustavo Radaelli (Sala 33 e Audiovisual)
- Mr. Blue Sky, Electric Light Orchestra aparece em Treinando o Papai (The Game Plan, 2007) – indicada por Nicoly Modesto (Laboratório e Assessoria)
- Danza Kuduro, Lucenzo e Dom Omar (original: Lucenzo e Big Ali) aparece em Avenida Brasil (2012 – 2012) e em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (Fast Five, 2011) – indicada por Nicoly Modesto (Laboratório e Assessoria)
- Lutar Pelo Que é Meu, Charlie Brown Jr. aparece em Malhação (2006 – 2007) – indicada por Daniela Gonçalves (Sala 33 e Mídias)
- Dancin’ Days, Frenéticas aparece em Dancin’ Days (1978 – 1979) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Running Up That Hill, Kate Bush aparece em Stranger Things (2016 – presente) – indicada por Filipe Moraes (Diretor de Comunicação Visual)
- Since U Been Gone, Kelly Clarkson aparece em A Escolha Perfeita (Pitch Perfect, 2012) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Clair de Lune, Claude Debussy aparece em Crepúsculo (Twilight, 2008) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- É, Gonzaguinha aparece em Amor de Mãe (2019 – 2021) – indicada por Lorenzo Souza (Laboratório e Comunicação Visual)
- The Chain, Fleetwood Mac aparece em Nossa Bandeira é a Morte (Our Flag Means Death, 2022 – 2023) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Where Is My Mind?, Pixies aparece em Clube da Luta (Fight Club, 1999) – indicada por Enzo Campestrin (J.Press e Audiovisual)
- O Vencedor, Los Hermanos aparece em Cidade dos Homens (2002 – 2018) – indicada por Yasmin Constante (Arquibancada e Audiovisual)
- What a Wonderful World, Louis Armstrong aparece em Madagascar (2005) – indicada por Davi Caldas (Diretor do Arquibancada)
- Thé à la Menthe, La Caution aparece em Doze Homens e Outro Segredo (Ocean’s Twelve, 2004) – indicada por Pedro Malta (Diretor de Comunicação Visual)
- Sh-Boom, The Chords aparece em Carros (Cars, 2006) – indicada por Pedro Malta (Diretor de Comunicação Visual)
- Should I Stay or Should I Go, The Clash aparece em Stranger Things (2016 – presente) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Can’t Take My Eyes off You, Frankie Valli aparece em 10 Coisas Que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You, 1999) – indicada por Júlia Sardinha (J.Press e Comunicação Visual)
- Unwritten, Natasha Bedingfield aparece em Todos Menos Você (Anyone but You, 2023) – indicada por Beatriz Hadler (Laboratório e Audiovisual)
- You Spin Me Round (Like a Record), Dead or Alive aparece em Alvin e os Esquilos (Alvin and the Chipmunks, 2007) – indicada por Catarina Bacci (Sala 33 e Eventos)
- Beautiful Boy (Darling Boy), John Lennon aparece em Querido Menino (Beautiful Boy, 2018) – indicada por Theo Schwan (Laboratório e Audiovisual)
- Perfect Day, Lou Reed aparece em Dias Perfeitos (Perfect Days, 2023) e em Trainspotting – Sem Limites (Trainspotting, 1996) – indicada por Theo Schwan (Laboratório e Audiovisual)
- With Me, Sum 41 aparece em Gossip Girl (2007-2012) – indicada por Daniela Gonçalves (Sala 33 e Mídias)
- The Way I Loved You, Taylor Swift aparece em O Verão Que Mudou A Minha Vida (The Summer I Turned Pretty, 2022 – atual) – indicada por Daniela Gonçalves (Sala 33 e Mídias)