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O que você precisa saber para assistir o GP de Interlagos

Com duração de três dias, o evento em São Paulo conta com uma programação que promete disputas emocionantes
Arte com fundo do GP de Interlagos e pilotos (Norris, Piastri, Leclerc e Verstappen)
Por Maria Clara Ramos (mariaclarasr@usp.br) 

A Fórmula 1 é a principal categoria de automobilismo do mundo, com corridas espalhadas por mais de 15 países. No dia 03 de novembro, é a vez de São Paulo receber a 21ª rodada da temporada de 2024. A corrida acontecerá no tradicional Circuito de Interlagos, e será transmitida no Brasil pela TV Bandeirantes. 

Atualmente, 20 pilotos competem na Fórmula 1, divididos em dez equipes: McLaren, Ferrari, Red Bull, Mercedes, Aston Martin, Haas, RB, Williams, Alpine e Kick Sauber. Ao longo do ano são disputados dois campeonatos simultaneamente: o Mundial de Pilotos, decidido pela pontuação individual dos atletas, e o Mundial de Construtores, em que os pontos dos dois competidores que pertencem à mesma equipe são somados para definir a escuderia campeã.

Programação do evento

O fim de semana do Grande Prêmio de Interlagos contará com a seguinte programação:

  • Sexta-feira: Treino Livre (11h30) e Classificação da Corrida Sprint (15h00)
  • Sábado: Corrida Sprint (11h00) e Classificação para a Corrida (15h00)
  • Domingo: Corrida (14h00) 

Os Treinos Livres são sessões de uma hora, em que os pilotos dão voltas para estudar as condições da pista e seus pontos fortes e fracos no circuito. Os tempos das voltas de cada piloto são registrados e ditam as expectativas para o desempenho das equipes nos próximos dias.

A Classificação — também conhecida como Quali, do termo em inglês Qualifying — tem como objetivo estabelecer a ordem em que os atletas largam em uma corrida. Consiste de três sessões de 15 minutos, nas quais os pilotos buscam marcar seus melhores tempos. Na primeira sessão, o Q1, os pilotos com os cinco piores tempos são eliminados. O Q2 é então disputado pelos 15 restantes, dos quais apenas os dez mais rápidos avançam para a última sessão, o Q3. O piloto que completar a volta mais rápida no Q3 garante a pole position, o primeiro lugar no grid de largada.

No atual calendário da Fórmula 1, seis etapas apresentam, além da corrida tradicional de domingo, uma corrida sprint no sábado. Sprints são provas mais curtas que valem menos pontos para o campeonato, e surgiram em 2021 para garantir ainda mais ação às pistas durante o fim de semana. Interlagos é o único circuito que sediou sprints anualmente desde a introdução do formato. 

Em entrevista ao Arquibancada, Fred Sabino, Editor Executivo de Automobilismo na Band e apresentador do programa Cola no Grid, explica que a escolha do autódromo brasileiro para as sprints é justificada. “A natureza do circuito proporciona muitas disputas. Tem um fator de imprevisibilidade que Interlagos sempre proporciona. Por estar na reta final do campeonato, também pode render pontos que façam a diferença na disputa do título. A instabilidade do clima sempre pode trazer chuva, então é sempre emocionante”, comenta o jornalista.

Parte da pista do GP de Interlagos

Em 2023, uma tempestade se formou repentinamente sobre o circuito e interrompeu a Classificação [Reprodução/Youtube/FORMULA 1]

Por fim, no domingo, acontece o Grande Prêmio (GP) — a corrida principal do fim de semana. Cada GP tem um determinado número de voltas a serem completadas, que varia de acordo com a extensão do circuito. Por cerca de duas horas, os 20 melhores pilotos do mundo se enfrentam para cruzar a linha de chegada primeiro. Ao fim de cada corrida, os atletas que chegaram nas dez melhores posições pontuam, da seguinte forma:

O piloto que completar a volta mais rápida de toda a corrida também recebe um ponto extra, porém essa regra é válida apenas até a temporada atual [Reprodução/Youtube/pietra carpin]

Detalhes importantes

Na Fórmula 1, existem três tipos de pneus para pistas secas: Macios (vermelhos), Médios (amarelos) e Duros (brancos) — em casos de chuva, existem ainda os Intermediários (verdes) e os de Chuva Intensa (azuis). Ao longo da corrida, cada piloto deve usar pelo menos dois tipos de pneus diferentes. Durante a troca, os mecânicos devem ser extremamente ágeis, para que o piloto perca o mínimo de tempo possível em sua parada. A quantidade de pit stops realizados por um piloto é uma escolha das equipes, e varia de acordo com a estratégia para cada corrida.

Pit stop de Lando Norris, pela McLaren

A troca de pneus mais rápida da história aconteceu no GP do Catar de 2023 pela McLaren, no carro do piloto Lando Norris, em 1.8 segundos  [Reprodução/Instagram/@mclaren.team]

Além da quadriculada, a Fórmula 1 também possui outras bandeiras importantes que sinalizam diferentes situações aos pilotos. A bandeira amarela representa algum perigo, seja um piloto que escapou da pista, um acidente, ou até mesmo algum animal atravessando o circuito. Nessas situações, os pilotos devem reduzir a velocidade e não podem realizar ultrapassagens. 

Já a bandeira vermelha indica que a sessão deve ser interrompida, e os pilotos devem retornar ao pit lane. Acidentes graves, condições climáticas que representam perigo ou elementos de difícil remoção da pista podem causar bandeiras vermelhas em corridas. A relargada acontece apenas quando a direção de prova determina que é seguro.

Leclerc  no carro da Ferrari, na Fórmula 1

A comunicação entre o piloto e sua equipe ocorre por meio de um rádio acionado por um botão no volante, e parte das conversas é transcrita e exibida nas transmissões [Reprodução/Youtube/FORMULA 1]

Para facilitar as ultrapassagens, os carros da Fórmula 1 contam com uma asa traseira móvel, conhecida como DRS (Drag Reduction System), que pode ser utilizada após as duas primeiras voltas da corrida. Em determinados trechos da pista, os pilotos podem pressionar um botão no volante que aciona a abertura da asa, para ganharem velocidade. O uso da DRS só é permitido quando o piloto que deseja realizar a ultrapassagem está a menos de um segundo do carro à sua frente.

O Autódromo

O Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, é um dos circuitos mais tradicionais do atual calendário da Fórmula 1. Inaugurada em 1940, a pista sedia corridas da categoria principal desde 1973 e recebe anualmente cerca de 230 mil torcedores para o Grande Prêmio de São Paulo. Diferente da maioria dos circuitos visitados pela Fórmula 1, em Interlagos os pilotos correm em sentido anti-horário, o que exige maior esforço físico dos atletas.

Autódromo de Interlagos

O recorde de volta mais rápida registrada no circuito é de 2018, com o tempo de 1 minuto e 10 segundos marcado por Valtteri Bottas em sua época na Mercedes [Reprodução/Instagram/@prefsp]

Ao longo dos anos, o circuito passou por várias alterações. Originalmente, o traçado tinha mais de sete km de extensão, número que foi reduzido para os 4,309 km atuais. Interlagos possui 15 curvas — entre as mais famosas estão a Curva do Laranjinha, a Café e a Mergulho. O famoso S do Senna é formado pelas Curvas 1 & 2, sequência proposta pelo próprio piloto no fim da década de 1980 para ligar a reta dos boxes com a Curva do Sol.

“A atmosfera do público de Interlagos é única. Mesmo sem brasileiros no grid, tem um clima impressionante da torcida”, comenta Fred Sabino ao Arquibancada. Para o jornalista, a morte de Ayrton Senna foi um trauma para o público brasileiro da Fórmula 1, mas com o tempo essa audiência se renovou e entendeu que a categoria merecia ser acompanhada mesmo sem um piloto brasileiro por quem torcer: “Fórmula 1 não é só Brasil, tem muita coisa bacana para assistir”. 

O Campeonato de 2024

O atual líder do campeonato de pilotos é o tricampeão Max Verstappen, da Red Bull, com 362 pontos. O segundo lugar é do inglês Lando Norris, que, com 315 pontos, luta por seu primeiro título na Fórmula 1 pela McLaren. Já o Campeonato de Construtores é liderado pela equipe de Norris, com 566 pontos, seguida da Ferrari, que ultrapassou a Red Bull no GP do México e agora soma 537 pontos. 

Em relação aos anos anteriores, 2024 trouxe mais imprevisibilidade para as etapas da Fórmula 1. A temporada já teve sete vencedores diferentes, e Verstappen, que ganhou 19 das 22 provas de 2023, está há dez corridas sem subir no lugar mais alto do pódio. “No Azerbaijão, tivemos uma corrida disputada entre todos os pilotos, uma briga bem equilibrada pela vitória, até o final a gente não sabia quem ganharia”, relembra Fred Sabino. O apresentador menciona ainda o resultado emocionante do Grande Prêmio da Áustria, em que George Russell terminou em primeiro lugar após um acidente entre Norris e Verstappen, como um dos destaques da temporada.

Pódio do GP de Interlagos de 2023, com Verstappen, Norris e Alonso

 O pódio de Interlagos em 2023 foi formado por Verstappen seguido de Norris, e com Fernando Alonso em terceiro lugar [Reprodução/X/FIA]

“O grande atrativo (de Interlagos) será a disputa entre Verstappen e Lando Norris. As expectativas são muito legais, até porque agora vai ter uma fan zone localizada no Autódromo, muitos shows — Jorge Aragão, Alok. O público que vai para Interlagos vai ter muitas coisas para assistir. A Band vai ter uma programação extensa durante todo o fim de semana. O Grande Prêmio de São Paulo, mais uma vez, promete ser muito bacana”, concluiu Sabino.

Nota: Devido a fortes chuvas no circuito, a programação do fim de semana sofreu alterações. Os horários passaram a ser:

  • Classificação: Domingo às 7h30
  • Corrida: Domingo às 12h30

A homenagem a Ayrton Senna, que aconteceria no sábado, também foi adiada para o domingo. O heptacampeão Lewis Hamilton guia a McLaren de Senna pelo circuito às 10h15. O modelo MP4/5B, de 1990, foi pilotado pelo ídolo brasileiro na conquista de seu segundo título mundial de Fórmula 1.

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