A clássica história da gata borralheira já ganhou muitas versões para os dias de hoje. Cinderela POP (2019) inicialmente pode parecer ser apenas mais uma dessa adaptações, no entanto, o filme não perde originalidade e consegue divertir. Baseado no livro de Paula Pimenta, o longa acompanha Cíntia Dorella, interpretada por Maísa Silva, que almeja se tornar uma DJ famosa. Nessa caminhada, seu pai e sua madrasta tentam impedir esse grande sonho.
Todos os elementos do conto estão presentes nessa nova versão, de forma original e criativa. É bacana procurar as referências no filme, como o caso da tia de Cíntia que representa a fada madrinha. Além disso, os pais dela são figuras presentes na história, diferente do conto original, no qual ambos morrem. Aqui, Ana (Miriam Freeland) e César (Marcelo Valle) apresentam certa importância.
A trilha sonora é algo que também tem um papel relevante para a construção da história, já que a personagem principal deseja integrar esse meio. Seu “príncipe encantado” é um cantor de músicas românticas, fato detestado por Cíntia que prefere remixar e modificar as canções dele.

O filme tem uma pegada de empoderamento. Cíntia, por exemplo, inicialmente não deseja se relacionar com ninguém e foca na carreira, dando diversos conselhos para sua melhor amiga que corre atrás de um garoto que não liga para ela. Mesmo alguns personagens sendo estereotipados, como Patrícia, é algo que funciona dentro da trama e da proposta do filme, levando-se em consideração o público principal também.
Um dos poucos problemas do filme está em determinadas partes do roteiro. Muitas falas são desnecessárias e reafirmam coisas que estão claramente evidentes na cena. Em um momento, Cíntia está conversando com sua mãe e diz “Seu sonho é ser arqueóloga”, sendo que isso já havia sido mostrado e explorado.
Cinderela POP é um excelente filme para assistir com a família e se divertir. Apesar de ser baseado em um clássico consegue inovar e prender a atenção do telespectador, arrancando sorrisos e até lágrimas dos mais emotivos.
O filme chega aos cinemas no dia 28 de fevereiro. Confira o trailer:
por Marcelo Canquerino e Thaislane Xavier
marcelocanquerino@gmail.com
thaislanexavier@usp.br