Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Catar 2022 | França quebra maldição contra Dinamarca e é a primeira seleção garantida nas oitavas de final da Copa

Com dois gols na partida, Kylian Mbappé assume a artilharia do Mundial ao lado de Enner Valencia, do Equador

Depois da goleada da França sobre a Austrália e do inesperado empate sem gols entre Dinamarca e Tunísia, ambos na terça-feira (22), as duas seleções do Grupo D favoritas a avançar para a próxima fase da Copa do Mundo — a francesa e a dinamarquesa — se enfrentaram neste sábado (26). A partida, realizada no Estádio 974, foi vencida pelos Les Bleus por 2 a 1 e garantiu a classificação dos franceses às oitavas de final.

Escalações

Didier Deschamps, comandante da França, veio para o jogo com uma escalação semelhante à da partida contra a Austrália: o capitão Lloris; T. Hernández, Upamecano, Varane e Koundé; Rabiot, Tchouaméni e Griezmann; Mbappé, Giroud e Dembélé. As alterações iniciais ficaram somente na defesa — desta vez, Pavard. Konaté e L. Hernández, lesionado, não começaram em campo.

Já Kasper Hjulmand veio com Schmeichel no gol; Nelsson, A. Christensen e Andersen; Mæhle, Eriksen, Højbjerg e Kristensen; Damsgaard, Cornelius e Lindstrøm. A equipe também estava diferente da que jogou contra a Tunísia — Skov Olsen, Dolberg, Delaney e Kjær foram escalados na primeira rodada, mas não na segunda.

https://www.instagram.com/p/ClbidT9KrvJ/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Primeiro tempo

O jogo começou com a bola em posse dos dinamarqueses. A princípio, a Dinamarca parecia figurar mais no campo de ataque, mas não demorou muito para a França passar a dominar o primeiro tempo. Já nos primeiros dez minutos, a defesa dinamarquesa teve que se mobilizar para evitar a jogada realizada por Mbappé e Dembélé.

Aos 13’, foi a vez de Varane quase abrir o placar para a França depois de uma cobrança de escanteio, defendida pelo goleiro. Sem descanso para Schmeichel, outra tentativa foi feita aos 20’, em uma cobrança de falta. Rabiot cabeceou para o gol, mas a bola foi espalmada.

O primeiro tempo continuou com ótimas oportunidades para a seleção francesa, que jogava bem pelos dois lados do campo. Aos 36’, a Dinamarca finalmente ofereceu maior perigo aos adversários com um chute a gol de Cornelius

Os primeiros 48 minutos da partida — 45 do tempo regular e 3 dos acréscimos — acabaram sem gols para ambas as equipes.

Segundo tempo

O segundo tempo do jogo iniciou já com alteração na seleção dinamarquesa: Cornelius saiu para a entrada de Braithwaite. 

A partida continuou com a França criando boas chances, mas agora com uma Dinamarca mais ofensiva. Aos 57’, Mbappé novamente chegou perto de marcar o primeiro gol da seleção francesa na partida, mas foi impedido pelo goleiro dinamarquês.

Foi somente aos 61’ que o astro do PSG teve seu esforço recompensado e fez o primeiro gol do jogo — seu trigésimo pela seleção francesa. Aproveitando um passe de T. Hernández, chutou direto do lado esquerdo da área e balançou a rede. 1 a 0 para a França.

https://www.instagram.com/p/ClbukEAraeW/?igshid=YmMyMTA2m2y=

A recuperação dinamarquesa não demorou muito. Aos 67’, após uma cobrança de escanteio, Christensen recebe assistência de Andersen e cabeceia para o gol. Tudo igual: 1 a 1. Aos 73’, a Dinamarca substituiu Damsgaard por Dolberg e, logo em seguida, a França trocou Dembélé e Varane por Coman e Konaté, respectivamente.

O jogo seguiu com mais lances perigosos para os dois lados, com Lloris evitando a virada e Schmeichel tentando manter o empate. Aos 85’, Lindstrøm saiu para dar lugar a Nørgaard no meio-campo dinamarquês.

Foi logo em seguida, aos 86’, que Mbappé novamente finalizou: recebeu um cruzamento de Griezmann e, de dentro da pequena área, chutou com o pé direito. A França recupera a dianteira e, com esse gol, o atleta do PSG assumiu a artilharia da Copa do Mundo junto com o equatoriano Enner Valencia. Mbappé ainda teve a chance de marcar o terceiro, mas foi prontamente defendido por Schmeichel.

No fim do jogo, Hjulmand ainda substituiu Kristensen por Bah, enquanto Deschamps tirou Griezmann para colocar Fofana. Mas não dava mais tempo: a partida acabou ao final do sétimo minuto de acréscimo. 2 a 1, vitória francesa.

Próximas partidas

Com o resultado da partida contra a Dinamarca, a França está matematicamente classificada para as oitavas de final e quebrou a “maldição” vigente desde a Copa de 2010, que derruba os atuais campeões logo na fase de grupos. A Dinamarca, porém, precisa vencer o próximo jogo e torcer para a Tunísia vencer os franceses se quiser avançar na competição.

A França entra em campo novamente na quarta-feira (30), às 12h, em jogo contra a Tunísia. Os dinamarqueses jogam no mesmo dia e horário, mas contra a Austrália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima