Home Escuta Aí Geraldo Azevedo para todos os gostos
Geraldo Azevedo para todos os gostos
Escuta Aí
29 abr 2019 | Por Jornalismo Júnior

Por Sofia Kassab

sofia.kassab@usp.br

Solo Contigo, novo lançamento em CD e DVD do pernambucano Geraldo Azevedo, traz de maneira intimista a graça e simplicidade características dos mais de 50 anos de carreira do músico.

Após oito anos sem novidades, Geraldo deu aos fãs, pela primeira vez em sua carreira, um registro audiovisual solo de voz e violão. O DVD, gravado em um show realizado no Rio de Janeiro em setembro de 2018, traz clássicos de sucesso como Dona da minha cabeça, Dia branco, Táxi lunar e Caravana ao lado do novo single, A saudade me traz, composto por Sergio Peres, técnico de som e amigo do músico. Outra novidade é a canção O Amor antigramático, composta por Azevedo e inspirada em um poema de Mario Lago.

Sozinho com seu violão, Geraldo passa os setenta minutos de duração do show no centro do palco, sem grandes sequências de iluminação ou movimentos corporais. A performance contrasta com o clima carnavalesco de muitos de seus trabalhos anteriores, como O Grande Encontro, parceria com Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. Mesmo assim, não perde a atenção do pequeno público, sempre atento, emocionado, cantando e  interagindo.

O DVD, assim como o show, é uma preciosidade na carreira do músico. O sensível registro promete encantar e emocionar os fãs, mas também entreter o público menos apaixonado, que busca ouvir boa música e conhecer algo novo, agradável e despreocupado.

É perceptível, entretanto, que Geraldo Azevedo perdeu um pouco de seu alcance vocal, processo natural e esperado, uma vez que ele tem 74 anos. Desses,  mais de 50 fizeram parte de sua carreira como cantor, portanto, alguns arranjos de músicas tradicionais e adoradas foram levemente alterados. Porém, isso passa longe de ser algo negativo: as alterações são imperceptíveis aos ouvidos desatentos, não causando decepção alguma aos fãs. Geraldo dá conta de manter seu historicamente alto padrão musical do ínicio ao fim do show, sem se cansar e sem falhar.

O tema do amor predomina, aquecendo os corações daqueles que o assistem. Geraldo demonstra muita delicadeza ao cantar, trazendo um clima de carinho e acolhimento aos seus espectadores.

O novo  single, A saudade me traz, quinta música apresentada no DVD, une, através de uma bela melodia, palavras honestas e alegres, tendo como eu-lírico um homem que sente saudades carinhosas de sua amada. A nova música de Geraldo Azevedo se encaixa perfeitamente no conjunto de sua obra, podendo ser comparada a grandes sucessos como Dia branco e O princípio do prazer, por apresentar a mesma emoção e descomplicação.

Entre o single e o grande final, músicas como Chorando e cantando, Caravana e Pensar em você se destacaram tanto na execução quanto na recepção dos fãs. As duas primeiras são “queridinhas” dos fãs por terem sido lindamente interpretadas em conjunto com Elba Ramalho anteriormente. Já Pensar em você é uma das mais conhecidas composições de Chico César, que ficou ainda mais tocante na voz de Geraldo Azevedo.

[Créditos: Imagem do DVD Solo Contigo]

As últimas cinco músicas apresentadas são o momento alto do DVD. Bicho de sete cabeças é introduzida por um, muito bem trabalhado, solo no violão, seguida por Dona da minha cabeça, Dia Branco, Moça Bonita/Sabor Colorido e Táxi Lunar, havendo forte interação do público, cantando, dançando e batendo palmas.

Durante Dia Branco, Geraldo desce do palco, se aproximando dos fãs nas primeiras fileiras, que o recebem como se estivessem recebendo um velho amigo, com muita tranquilidade e naturalidade. De acordo com o cantor, em uma breve fala ao final da canção, “Dia Branco ninguém nunca vai esquecer”.

O DVD no geral é muito bom e o CD é uma versão mais curta do apresentado no DVD. Enquanto o DVD tem 23 músicas, o CD apenas tem 14. Porém, essa redução não afeta a qualidade e harmonia internas da obra, tornando ambos igualmente recomendáveis a todos os públicos, desde os fãs mais antigos do Geraldo Azevedo, até aqueles que não o conhecem.

Solo Contigo foi lançado no dia 22 de março e a turnê nacional homônima iniciou-se em Olinda, no dia 12 de abril. Geraldo Azevedo estará em São Paulo no dia 08 de junho, no Teatro Gamaro. Os ingressos partem do valor de R$80,00.

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*