Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um viva à vagina e à sexualidade feminina

Entre experiências e estudos científicos, Viva a Vagina – tudo que você sempre quis saber é um mergulho detalhado sobre o corpo feminino, sem tabus e rodeios. A obra é escrita pelas norueguesas estudantes de medicina Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, também conhecidas pela participação no TEDx Talk com A fraude da virgindade, apresentação …

Um viva à vagina e à sexualidade feminina Leia mais »

Entre experiências e estudos científicos, Viva a Vagina – tudo que você sempre quis saber é um mergulho detalhado sobre o corpo feminino, sem tabus e rodeios. A obra é escrita pelas norueguesas estudantes de medicina Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl, também conhecidas pela participação no TEDx Talk com A fraude da virgindade, apresentação que possui mais de 5 milhões de views no YouTube.

O livro de destaca pela ampla abordagem da sexualidade feminina, de maneira direta, didática e bem-humorada. Seu principal objetivo é acabar com qualquer incompreensão e insegurança que possa acometer mulheres acerca de sua genitália, seja em relação ao seu funcionamento, aparência ou desempenho sexual. Para isso, Viva a Vagina é dividido em cinco partes: Aparelho genital, Secreção vaginal, menstruação e outras melecas, Sexo, Contracepção e Problemas nas partes íntimas. 

 A linguagem é simples e clara, e todos os tópicos seguem uma abordagem explicativa, embasada em pesquisas científicas. As autoras se preocupam em passar credibilidade para o leitor em relação aos dados e informações presentes. Para se ter uma ideia, o livro possui 32 páginas com apenas notas e referências bibliográficas.  

É interessante também ressaltar o atento olhar direcionado a temas ainda polêmicos na sociedade contemporânea. No livro, é bastante discutido, por exemplo, o rompimento ou não do hímen como critério de virgindade, a questão do aborto e de seus métodos seguros, os “tipos” de orgasmo e dicas para atingi-lo, bem como mitos e verdades da contracepção hormonal

Em relação a contracepção, o livro apresenta todos os métodos contraceptivos disponíveis até a data de sua publicação, em 2017, e visa sanar quaisquer dúvidas acerca do uso de tais recursos, esclarecendo a sua composição, confiabilidade e efeitos colaterais. Contra a corrente da “era natural e detox”, Viva a Vagina se destaca por defender os anticoncepcionais hormonais a partir da análise de estudos científicos, estatísticas e benefícios e malefícios do uso. Já acerca de problemas nas partes íntimas, são expostos detalhadamente que geralmente não aprendemos na escola. Endometriose, síndrome do ovário policístico, miomas, vulvodinia e vaginismo são alguns exemplos.

 A obra também expõe tabus ao falar sobre sexualidade feminina e se queixa sobre o  domínio masculino durante muito tempo nessa área da ciência. Há também críticas a noções falocêntricas que ainda são disseminadas na sociedade. Até quando tentarão controlar a sexualidade feminina?

Viva a Vagina traz com embasamento teórico e crítico informações fundamentais sobre a vulva e tudo que se relaciona ao aparelho genital feminino. De menstruação à dicas de depilação, de sexo à métodos contraceptivos, de ISTs à queixas ginecológicas comuns, como coceiras e cheiros. É uma leitura libertadora para homens e mulheres de todas as idades, capaz de expandir barreiras do conhecimento do corpo feminino e proporcionar a autonomia, segurança e orgulho para mulheres diante de sua vagina. Viva!      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima