Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Verdade ou Desafio não convence como filme de terror nem como drama adolescente

Um grupo de amigos decide passar o feriadão da faculdade no México. Regada a muita curtição, a viagem esconde em seu final uma experiência estranha que trará consequências inimagináveis para os jovens. Verdade ou Desafio (Truth or Dare, 2018) é um filme que tenta desenvolver uma trama original, mas que cai no mais do mesmo …

Verdade ou Desafio não convence como filme de terror nem como drama adolescente Leia mais »

Um grupo de amigos decide passar o feriadão da faculdade no México. Regada a muita curtição, a viagem esconde em seu final uma experiência estranha que trará consequências inimagináveis para os jovens. Verdade ou Desafio (Truth or Dare, 2018) é um filme que tenta desenvolver uma trama original, mas que cai no mais do mesmo do cinema de horror.

A ideia por trás da premissa é muito interessante: de que demônios podem possuir não só pessoas mas também ideias, como um simples jogo de verdade ou desafio. Apesar do conceito diferente, o desenvolvimento do longa é fraco e cheio de artifícios ultrapassados para assustar e causar medo.

A introdução do filme é boa e instiga muito a curiosidade de quem assiste. A primeira cena causa certo impacto e estranhamento, uma vez que mostra uma jovem que para em um posto de gasolina e logo em seguida ateia fogo no corpo de uma mulher. O uso desse recurso insere o espectador na trama de forma repentina, fazendo com que ele se sinta perdido sem saber o que está acontecendo.

Apesar disso, quando o filme tenta dar profundidade aos personagens acaba se perdendo. O clima macabro da história fica subordinado às atitudes dos protagonistas, que são baseados em clichês do gênero. Olivia (Lucy Hale) é extremamente ingênua, ao ponto de levar os amigos para uma igreja abandonada com um homem que acabou de conhecer em uma festa. Tyson (Nolan Gerard Funk) é aquele típico personagem que tenta ser cômico de maneira extremamente forçada, chegando a fazer piada da morte de um de seus amigos. Esses são apenas alguns exemplos da forma estereotipada que alguns personagens são tratados pelo roteiro raso.

Verdade ou Desafio
Olivia e seus amigos na igreja abandonada [Blumhouse/Universal Pictures]
Toda a história acaba sendo moldada pelos dramas dos jovens. As duas personagens que mais ganham destaque são Markie (Violett Beane) e Olivia, sendo que a relação de amizade existente entre elas não é tão bem explorada. Alguns temas acabam sendo expostos mas não discutidos profundamente, como a questão do suicídio do pai da Markie e o segredo que Olivia esconde da amiga em relação a esse acontecimento.

Outro aspecto que chama a atenção é a forma como o mistério se desenvolve. No último arco da trama, as soluções para o problema aparecem rapidamente, e tudo é explicado de uma vez só. O conteúdo desse mistério é muito interessante, porém a forma como tudo vem à tona não é eficiente. Deixar pistas ao longo do filme seria um artifício mais inteligente do roteiro porque faria o espectador pensar mais para tentar ligar os pontos da história, não o subestimando.

Um ponto que merece destaque é o recurso estético que dá a forma bizarra como o demônio se manifesta. A descrição da personagem de Lucy Hale é muito sugestiva: como se as pessoas estivessem usando um filtro estranho do snapchat.

Verdade ou Desafio
Manifestação do demônio em uma das personagens [Blumhouse/Universal Pictures]
O desfecho da história também deixa muito a desejar. Com um final semelhante ao de O Chamado 3 (Rings, 2017), a resolução do problema, quando tudo parecia estar acabado, é muito preguiçosa.

Carregado de jump scares previsíveis e mortes sem nenhuma criatividade, Verdade ou Desafio tenta apresentar conceitos interessantes mas desenvolve a história de forma rasa, focando em dramas adolescentes que servem de sustentação para terror.

O filme estreia dia 3 de maio. Confira o trailer no link abaixo:

por Marcelo Canquerino
marcelocanquerino@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima