Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Belas Artes À La Carte | ‘A Fantástica Viagem de Marona’ te fará olhar o mundo de outra forma

Invertendo os protagonismos, A Fantástica Viagem de Marona emociona pela arte do sentir

Vencedora do Prêmio do Público no Festival de Gijón e do Grande Prêmio do Monstra no Festival de Cinema de Animação de Lisboa, A Fantástica Viagem de Marona (L’Extraordinaire Voyage de Marona, 2019) é uma animação francesa dirigida por Anca Damian e produzida pelas empresas Sacrebleu Productions, Aparte Films e Minds Meet. O filme é narrado pela perspectiva de Marona, uma cachorrinha que, após ser atropelada, faz um flashback da sua vida antes de morrer, lembrando de todos os tutores que já teve e de sua história com eles.

Logo no primeiro momento, o pensamento que vem em nossa cabeça é “Eu vou chorar!”. Esse é um conceito comum quando assistimos filmes sobre animais, certo? Em A Fantástica Viagem de Marona não poderia ser diferente. O filme é por inteiro comovente.

A começar pela própria história, a trama nos envolve em um panorama diferente das películas do mesmo tema e das quais já estamos acostumados. Tirando o ser humano do primeiro plano, focamos agora na jornada do animal, conhecemos sua história e entendemos seus sentimentos. Isso faz com que passemos a enxergar um outro lado que, muitas vezes, não damos tanta importância. Nesse viés, assuntos delicados como abandono, maus-tratos e negligência são trazidos à tona por uma outra visão, agora, mais triste. 

Em cena de A Fantástica Viagem de Marona, Marona (ou Ana) e seu primeiro tutor, o acrobata Manole. [Imagem: Divulgação/Sacrebleu Productions, Aparte Films e Minds Meet]
Marona (ou Ana) e seu primeiro tutor, o acrobata Manole. [Imagem: Divulgação/Sacrebleu Productions, Aparte Films e Minds Meet]
Em A Fantástica Viagem de Marona, é quase impossível não sentir empatia pela Marona. Ela, que também já foi Nove, Ana e Sara. Cada um dos seus nomes revela uma “vida” diferente, com diversos donos, casas e rotinas. Compreendemos o seu amor incondicional pelos seus tutores, o seu receio com pessoas má intencionadas e o seu medo de que situações ruins se repitam. É como se todas as suas conquistas fossem comemoradas por nós, e suas angústias são também sentidas.

Além disso, as cenas não seguem uma linearidade estrita. Nem tudo é o que é ou o que se propõe a ser, de forma estática em uma concepção. Na verdade, A Fantástica Viagem de Marona é um apanhado de sensações, percepções, desejos, sonhos e imaginações. Muito disso, além da própria narrativa, é devido à trilha sonora e à fotografia, que juntas, nos embalam em uma experiência extraordinariamente sensorial e emocionante. 

A trilha sonora, composta por Pablo Pico, é existente em quase todo o tempo do longa A Fantástica Viagem de Marona. Ela carrega o drama da animação e nos guia a sentir o que temos que sentir em determinados momentos, de modo ainda mais forte. A fotografia, por sua vez, rompe com quaisquer padrões estéticos estabelecidos.   

Cena de A Fantástica Viagem de Marona, a cadela Marona brinca com uma bola colorida em uma cenário composto por várias cores.  [Imagem: Divulgação/Sacrebleu Productions, Aparte Films e Minds Meet]
Quando a fotografia cria vida. [Imagem: Divulgação/Sacrebleu Productions, Aparte Films e Minds Meet]
Formas geométricas, como círculos, se juntam com as cores – que são fortes e muito presentes – e se combinam, para configurar outros objetos completos. Nesse sentido, alguns dos elementos do filme A Fantástica Viagem de Marona não são previamente construídos, mas vão se estruturando a partir de outros elementos fluidos. Quase todos os itens visuais possuem movimento, o que dá a noção de vida a pessoas e a objetos, até então, inanimados. Ainda, cada um deles detém uma estética única e específica.

São nesses pontos que percebemos a personalidade e a originalidade da diretora de A Fantástica Viagem de Marona. A estética rica, em harmonia com a melodia, faz o nosso coração acelerar em um misto de emoções.

Em síntese, A Fantástica Viagem de Marona nos possibilita refletir sobre nossas ações para com os animais, que, nem sempre, são feitas pensando no bem-estar deles, mas sim no nosso. É um filme maravilhoso e com potencial para atingir em cheio qualquer “mãe/pai de pet”. Então, já prepare os lencinhos antes de começar a assistir! 

Nota do Cinéfilo: 4, Muito Bom.

O longa está disponível para aluguel no Belas Artes À La Carte. Confira o trailer: 

*Imagem da Capa: Divulgação/Sacrebleu Productions, Aparte Films e Minds Meet

1 comentário em “Belas Artes À La Carte | ‘A Fantástica Viagem de Marona’ te fará olhar o mundo de outra forma”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima