Na era dos reboots, remakes e revivals, é difícil que algum consiga ser realmente bem sucedido. No entanto, Abracadabra 2 (Hocus Pocus 2, 2022), que estreou no dia 30 de setembro no Disney+, consegue essa proeza.
É 2022 e, quase 30 anos após sua última aparição, as Irmãs Sanderson conseguem retornar a Salém. Dessa vez não pela tolice de um adolescente, mas pela admiração de um fã, Gilbert (Sam Richardson). Os espectadores, aqueles que cresceram assistindo a Abracadabra (Hocus Pocus, 1993) todo halloween, se veem constantemente no filme, seja pela figura de Gilbert ou dos vários jovens de Salém fantasiados de Winnie (Bette Midler), Mary (Kathy Najimy) e Sarah (Sarah Jessica Parker). Há inclusive drag queens participando de um concurso para descobrir quem performa melhor as Irmãs, em um raro, mas bem vindo, aceno da Disney à comunidade LGBTQIA+.
Algumas piadas se repetem, outras são novas, como a piada com a Alexa, já obrigatória em qualquer série ou filme com personagens do passado no futuro. O certo é que as Irmãs Sanderson continuam divertidíssimas e Midler, Najimy e Parker continuam perfeitas como as bruxas. É uma sorte poder vê-las reprisando esses papéis tanto tempo depois. Não tinha como dar errado.
No entanto, o que impede Abracadabra 2 de decolar mesmo e se igualar ao original é o novo trio de protagonistas jovens. Saem os carismáticos irmãos Max (Omri Katz) e Dani Dennison (Thora Birch) e entram o trio de amigas Becca (Whitney Peak), Izzy (Belissa Escobedo) e Cassie (Lilia Buckingham). Todo o drama clássico de adolescentes está lá. Cassie abandonou as amigas pelo namorado (Froy Gutierrez) e uma experiência mais popular na escola, e as outras devem aprender a lidar com o afastamento da amiga enquanto lutam contra bruxas centenárias e, no caso de Becca, descobrem que possuem poderes. É válida a mudança na trama e a atualização dos temas para combinar mais com o contexto atual, mas faltou sal e carisma para as personagens, o que deixa muito fácil para o espectador torcer para as já amadas bruxas.
É difícil superar um clássico. É muito fácil desrespeitar o legado de um clássico. No fim, Abracadabra 2 não faz nenhum dos dois. Se você tem um laço nostálgico com as Irmãs Sanderson, se prepare para, além de rir, se emocionar com o novo filme. Por outro lado, se Winnie, Mary e Sarah são nomes novos no seu vocabulário, o filme vai te divertir igualmente, mas sem a dose de nostalgia. De qualquer forma vale a pena sintonizar no Disney+.
O filme já está disponível no Disney+. Confira o trailer:
Texto genial, me despertou uma curiosidade de assistir Abracadabra 2!