Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As melhores animações de Natal de todos os tempos

Chegam as festas de fim de ano e, com elas, as maratonas de filmes natalinos. É inevitável acabar assistindo algum e, por isso, a melhor coisa a se fazer é mergulhar no mundo cinematográfico do Natal. Melhor ainda é conseguir encontrar filmes que agradem o público de quase todas as faixas etárias, papel que as …

As melhores animações de Natal de todos os tempos Leia mais »

Chegam as festas de fim de ano e, com elas, as maratonas de filmes natalinos. É inevitável acabar assistindo algum e, por isso, a melhor coisa a se fazer é mergulhar no mundo cinematográfico do Natal. Melhor ainda é conseguir encontrar filmes que agradem o público de quase todas as faixas etárias, papel que as animações cumprem com maestria — mesmo alguns classificando-as como filmes infantis. Pensando nisso, o Cinéfilos selecionou dez animações que fazem jus ao clima natalino, confira!

1. Como o Grinch Roubou o Natal (How the Grinch Stole Christmas, 1966)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Nada do longa estrelando o Jim Carrey! Estamos falando da animação lançada em 1966 pela Warner Bros, baseada no livro de Dr. Seuss. O filme, um curta-metragem de 26 minutos, conta a história de Grinch, que desprezava o Natal e todo o clima que envolve o feriado. Por isso, ele decide estragar a festa no vilarejo dos Who e se disfarça de Papai Noel, roubando todos os presentes e enfeites do povo. Mesmo com o lançamento do filme homônimo em 2000, a animação continua marcando presença na lista de favoritos de muitos amantes do Natal.

2. O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

A clássica animação de Tim Burton completa 24 anos neste Natal e ainda consegue cativar inúmeros espectadores. A história mistura dois grandes feriados ao narrar a vida de Jack Skellington, conhecido por ser o centro das atenções na Cidade do Halloween. Jack, cansado das celebrações rotineiras do Dia das Bruxas, acidentalmente se depara com a Cidade do Natal e tenta adaptar sua cidade às tradições natalinas. O longa levou três anos para ser concluído e conta com uma trilha sonora que combina com a atmosfera festiva e, ao mesmo tempo, sombria dos personagens.

3. Aconteceu no Natal do Mickey (Mickey’s Once Upon a Christmas, 1999)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Os icônicos personagens da turma do Mickey se reúnem em três histórias diferentes sobre o Natal e o espírito natalino. Na primeira, vemos Pato Donald e seus sobrinhos vivendo uma realidade em que todos os dias eram o Natal. A segunda é estrelada por Pateta e seu filho Max, com o garoto perdendo a confiança da existência do Papai Noel, e seu pai se esforçando para reanimá-lo na véspera do Natal. A terceira história traz Minnie e Mickey numa triste situação com muitas coisas dando errado seguidamente na  véspera do Natal, e ambos se esforçando ao máximo para conseguir comprar um presente para seu amor. Amor, bondade, generosidade, e uma real reflexão sobre os sentimentos nesta época marcam muito esse filme e fazem com que ele seja belo e caloroso. Uma escolha certeira para assistir com toda a família.

4. O Expresso Polar (The Polar Express, 2004)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Não são todos que vêem a magia do Natal. Muitas crianças param de acreditar no Papai Noel muito cedo, como o garoto que protagoniza o filme. Ele havia perdido sua crença no bom velhinho, até que, na véspera do Natal, recebe um bilhete para o expresso polar, uma grande locomotiva. Nessa viagem, além de se envolver em diversas aventuras, ele passa por várias reflexões a respeito do Natal, na busca por reacender aquele espírito de alegria que surge nessa época do ano. Com um realismo extremo devido à tecnologia de captura digital, chegamos a nos questionar se estamos frente um live action, de tão real. Com muito amor e bondade, esse clássico natalino deixa o espectador com um quentinho no coração, e é isso que o torna tão especial.

 

5. Shrek Bate o Sino (Shrek the Halls, 2007)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

No pântano, para lá das terras de Tão Tão Distante, o Natal se aproxima, mas Shrek desconhece o motivo para todas as comemorações e não liga para isso. É só após perceber que Fiona valoriza essa ocasião e deseja uma festa para a família toda que o ogro resolve organizar tudo. Ele só não contava com a presença de todos seus amigos neste momento. E então Shrek aprende que Natal também é sinônimo de amor e união com os amigos, mesmo que tudo seja um loucura, numa clara demonstração do espírito natalino.

6. Os Fantasmas de Scrooge (Disney’s A Christmas Carol, 2009)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Baseado no clássico da literatura de Charles Dickens, o filme conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho rabugento e avarento. Durante o Natal, enquanto todos estão felizes, Ebenezer permanece ranzinza, destratando a outros e sendo grosseiro como sempre. No entanto, sua vida foge da monotonia quando ele recebe a visita do espírito de seu antigo sócio, já falecido. A partir daí, “os fantasmas de Scrooge” o levam para uma jornada revisitando seu passado, presente e indo até ao futuro, fazendo com que ele reconsidere de onde veio tanta amargura em sua vida. Com muito realismo em sua animação, o filme surpreende. Apesar do tom muito mais sombrio e pesado que outros filmes sobre o Natal, este clássico é uma ótima pedida para reconsiderar a importância do Natal.

7. A Era do Gelo: Especial de Natal (Ice Age: a Mammoth Christmas, 2011)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Outro curta-metragem que, com 26 minutos, retrata essa época tão querida de uma maneira cômica e divertida. A animação, lançada entre o terceiro e o quarto filme da série, apresenta o bicho preguiça Sid, que acidentalmente quebra um monumento natalino de Manny e acredita não estar mais na lista dos “bonzinhos” do Papai Noel. Para tentar resolver a situação, ele viaja até o Polo Norte ao lado de seus amigos, que aproveitam a jornada para provar a existência do bom velhinho.

8. Operação Presente (Arthur Christmas, 2011)

 

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Arthur é o filho mais novo do Papai Noel e trabalha respondendo cartinhas escritas por crianças, enquanto seu irmão mais velho, Steve, comanda toda a logística da entrega anual de presentes. É dessa maneira que Operação Presente responde uma das dúvidas mais frequentes entre as crianças: como o Papai Noel consegue entregar tantos presentes em uma só noite? O longa retrata a aventura vivida pelos personagens na entrega de um presente que acabou sendo esquecido durante a operação e consegue unir a tradição natalina, das renas e do trenó, aos softwares e tecnologias atuais.

9. Como Salvar o Papai Noel (Saving Santa, 2013)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Focado na história de vida de Bernard, O elfo, o filme traz a tona o backstage de como é feita a entrega dos presentes no Natal. Bernard sempre tenta criar algo que possa revolucionar o Natal, mas nunca consegue vender suas ideias malucas à NoelTech. Em dado momento, Papai Noel descobre o jovem elfo. Para incentivá-lo, ele conta seu maior segredo: como ele viaja o mundo todo em apenas uma noite. Mas esse segredo corre perigo. Assim, com seu jeitinho todo atrapalhado e incrível genialidade, Bernard tenta salvar o Papai Noel e o Natal. Com uma história criativa, inovadora e com muita música, Como Salvar o Papai Noel diverte e traz ao público um outro olhar sobre essa época do ano de forma muito interessante. O mais legal é finalmente matar a curiosidade e pensar: “Ah! Então é assim que o Papai Noel faz o Natal”.

10. A Estrela de Belém (The Star, 2017)

Animações de Natal
Imagem: reprodução

Indo contra a tendência de retratar apenas as festividades natalinas, o filme traz a história do nascimento de Jesus Cristo, com uma visão moderna de Maria, José e do anjo Gabriel. No entanto, essa narrativa do primeiro Natal é construída a partir dos olhos do protagonista, Bo, um burrinho cheio de carisma e espontaneidade, que conta com duas amizades essenciais em sua jornada: Dave e Ruth. A animação traz muitos momentos de risada e apresenta uma nova forma de retratar o Natal, sem deixar passar a magia do feriado.

por Gabriel Bastos e Gabriela Bonin
gabriel.bastos@usp.br | gabibonin@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima