Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que esperar do Universo Star Wars nos cinemas depois de Rogue One?

Rogue One – Uma História Star Wars (Rogue One – A Star Wars Story, 2016) ganhou as telonas no final de 2016 e inaugurou uma série de spin-offs de Star Wars, abrindo a promessa da Disney de fazer um filme da saga por ano, algo que foi divulgado desde que a empresa comprou a Lucasfilm …

O que esperar do Universo Star Wars nos cinemas depois de Rogue One? Leia mais »

Rogue One – Uma História Star Wars (Rogue One – A Star Wars Story, 2016) ganhou as telonas no final de 2016 e inaugurou uma série de spin-offs de Star Wars, abrindo a promessa da Disney de fazer um filme da saga por ano, algo que foi divulgado desde que a empresa comprou a Lucasfilm em 2012. O longa surpreendeu os fãs ao contar uma história baseada em apenas uma fala de Star Wars – Episódio IV – Uma Nova Esperança (A New Hope, 1977), e se passar apenas poucos dias antes dos fatos ocorridos no primeiro filme da franquia. Além de um prelúdio, Rogue One apresentou possibilidades nunca vistas antes e tratou a história com seriedade, maturidade e realidade. Pela primeira vez, o peso de uma guerra e um governo totalitário se fizeram presentes, além de mostrar os dois lados de cada perspectiva, excluindo a óbvia luta entre os bonzinhos e malvados que tanto aparece na trilogia clássica.

Rogue One

Apesar da falta de carisma dos personagens principais, algo que afeta o envolvimento com o filme, Rogue One abriu novas portas para a saga, e principalmente para os spin-offs. O longa de Han Solo, por exemplo, já está em fase de produção e estreia em 2018. Ele contará a história de juventude do personagem título, interpretado dessa vez por Alden Ehrenreich. O ator já mostrou seu talento em Ave César (Ave Cesar, 2016) e parece ser uma escolha certeira para o papel. 

Outro longa deve ter o caçador de recompensas Boba Fett como protagonista, com previsão de estreia para 2020. Ambos os filmes tratam de personagens com defeitos, anti-heróis, o que deve contribuir para mais apostas ousadas. Han Solo pode ter uma pegada mais divertida, mesmo sendo mais adulta em relação a trilogia clássica, por conta de seus personagens amados, principalmente Chewbacca. Já Boba Fett tem tudo para outra vez surpreender os fãs, uma vez que a jornada do personagem tem alguns detalhes dramáticos (o fato dele ser um clone de seu pai e tê-lo visto morrer nas mãos do jedi Mace Windu, por exemplo), o que poderia gerar um sci-fi com mais profundidade.

Mas além deles, a compra da Disney significou desde o início a oportunidade de ver um infinito de possibilidades dentro de uma saga tão poderosa quanto Star Wars. Pensando nisso, o Cinéfilos teve quatro ideias de spin-offs que gostaríamos de ver no cinema:

1) Filmes da Velha República

O Universo Expandido de Star Wars conta com inúmeras histórias da era antes do golpe dado por Palpatine – Darth Sidious. Uma época quando a Ordem Jedi derrotou os siths e governou a galáxia com paz. Daria para fazer MUITA coisa para o cinema (e porque não para a TV?) relacionada a essa época, de como os jedis derrotaram os siths, dos siths que foram vivendo na clandestinidade, enfim, são várias as possibilidades.

2) Obi-Wan Kenobi

Um dos personagens mais amados da saga merece um filme só dele. O lendário Ben Kenobi tem um background enorme, que poderia gerar tanto filmes contando sua trajetória nas Guerras Clônicas, de seu exílio em Tattooine durante 20 anos e porque não, um filme sobre sua juventude como padawan de Qui-Gon Jinn? Até o Ewan McGregor, que interpretou o personagem, já demonstrou seu interesse em fazer os spin-offs em entrevista para a revista Premiere. Apenas façam isso acontecer!

3) Robôs com mais seriedade

C3PO, R2-D2 e BB-8 são os simpáticos robôs da franquia que roubam a cena sendo o alívio cômico. Mas a aparição de K-2SO mostrou uma outra faceta dos robôs, já que o personagem era sarcástico e amargurado. Dele pode surgir a ideia de fazer filmes relacionados e protagonizados por robôs, com roteiros que fizessem uma espécie de encontro entre as histórias de Isaac Asimov e a fantasia de Star Wars.

4) A verdadeira origem de Anakin Skywalker

Quando estreou, Star Wars – Episódio I – A Ameaça Fantasma (Star Wars – Episode I – A Phantom Menace, 1999) foi um balde de água fria jogada nos fãs. E não, não estou falando apenas de Jar Jar Binks, mas delas: sim, as midichlorians e a fala de Shmi Skywalker afirmando que simplesmente ficou grávida de Anakin, assim, do nada. Ok, já sabemos que Anakin é o Escolhido, mas sejamos sinceros: quem compra essa ideia furada? Principalmente essa de que você consegue ver a ligação de um jedi com a Força por um “exame de sangue”. Oi? Nossa sugestão: apaga tudo e faz de novo.

por Mel Pinheiro
mel.pinheiro.silva@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima