Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Libertadores 2025 | Flamengo vence o Palmeiras e se torna o primeiro brasileiro tetracampeão da competição

Em uma partida acirrada, Danilo decide mais uma Libertadores e garante quarta taça continental à equipe rubro-negra

Por Giovanna Martini (m.martini@usp.br), João Pedro Teles Galante (joaoteles@usp.br) e Victória Guedes (victoria.guedes12@usp.br)

Neste sábado (29), Palmeiras e Flamengo protagonizaram a grande final da Copa Libertadores da América de 2025, que aconteceu no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Essa foi a segunda vez que os clubes se enfrentaram na final da competição. 

O  Flamengo garantiu a taça em uma final marcada por queixas contra a arbitragem e se vingou do vice de 2021, quando os paulistas ganharam a final por 2 a 1 após uma falha de Andreas Pereira, na época jogador do Flamengo.

Arte com os jogadores do Flamengo, escrito "tetracampeão" no centro

O Flamengo vence a final e se torna o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro edições de Libertadores, três das quais foram vencidas nos últimos seis anos [Imagem: Reprodução/Instagram/ @Flamengo]

Caminho até a final

O Flamengo enfrentou dificuldades ao longo da competição – principalmente na fase de grupos – mas conseguiu se recuperar nas eliminatórias. Já o Palmeiras chegou para a decisão com a melhor campanha da competição, apesar dos tropeços nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, que também disputa com o Flamengo.

O Palmeiras

O Palmeiras chegou à competição com uma campanha quase perfeita sob o comando de Abel Ferreira. Com essa Libertadores, o português levou o time alviverde a sua terceira final já somando dois títulos, sendo o de 2021 justamente contra o time carioca.

O verdão terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento, com seis vitórias em seis jogos, e avançou tranquilamente para o mata-mata. Nas eliminatórias, o Palmeiras passou pelo Universitário com uma vitória de 4 a 0 no agregado. Já nas quartas de final, o Palestra venceu a equipe do River Plate, da Argentina,  por 2 a 1 fora de casa e por 3 a 1 em casa.

O maior susto do Palmeiras na competição aconteceu na semifinal. O torcedor viu o time ser derrotado no Equador pela LDU de Quito no jogo de ida e foi em peso apoiar o time no jogo de volta, que terminou com uma virada histórica no Allianz Parque, com um placar de 4 a 0 o Palmeiras ganhou e garantiu a classificação para a grande final com um placar agregado de 4 a 3.

O Flamengo

Ao contrário do Palmeiras, o time carioca enfrentou dificuldades no começo da Libertadores. Na fase de grupos, o Flamengo terminou em segundo lugar do grupo C, com três vitórias, dois empates e uma derrota. No mata-mata, o rubro-negro se recuperou: venceu o Internacional por 3 a 0 no agregado e avançou contra o Estudiantes em jogo complicado pelas quartas de final, decidido nos pênaltis com o Flamengo vencendo por 4 a 2.

Na semifinal, o time da Gávea venceu o Racing por 1 a 0 no Maracanã e segurou um empate sem gols fora de casa, resultado que o classificou para a grande final.

Confira os times escalados para a final da Libertadores:

PALMEIRAS: Carlos Miguel; Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Murilo; Khellven, Allan Elias, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Piquerez; Flaco López e Vitor Roque.

FLAMENGO: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Samuel Lino e Bruno Henrique.

O jogo 

Primeiro Tempo 

A partida começou elétrica, com a primeira grande chance do jogo partindo do Flamengo. Aos 1’, com uma bela bola enfiada de Varela para Bruno Henrique, o atacante flamenguista cruzou, mas tanto Carrascal quanto o  próprio lateral furaram a bola que foi em frente ao gol. O Flamengo permaneceu dominando a partida, e aos 11’ criou uma nova chance com Samuel Lino, que arrastou a bola no campo de ataque e passou para Arrascaeta chutar na entrada da área. Porém, a bola foi desviada para escanteio. O time rubro-negro manteve sua pressão, e três minutos depois criou outra chance, novamente com o lateral Varela, agora com um grande passe em profundidade para Bruno Henrique, que acabou isolando a bola na hora da finalização. 

Aos 15’, mais uma oportunidade de gol criada pelo Flamengo, dessa vez por Samuel Lino. Em um contra-ataque, o camisa 16 recebe a bola na ponta esquerda, parte para dentro e chuta em direção ao gol, mas ela sai próxima à trave. O Palmeiras conseguiu, aos 20’, criar sua primeira oportunidade com um cabeceio de Vitor Roque, após um belo cruzamento do lateral Khellven, mas a bola saiu por cima do gol. Após isso, o jogo ficou truncado e marcado por brigas e faltas.

O lance em que o Eric Pulgar deixa a sola do pé na canela de Bruno Fuchs quando a bola não estava em jogo gerou grande repercussão. O juiz optou por não expulsar o volante do Flamengo, que só recebeu amarelo, o que gerou muita revolta nas redes sociais

A partida voltou a ter ritmo apenas no final do primeiro tempo, quando o Flamengo criou uma bela chance com Carrascal, que enfiou uma bela bola para Bruno Henrique dentro da área. O atacante cavou na saída de Carlos Miguel do gol, mas o lateral Piquerez estava esperto e tirou a bola antes dela conseguir chegar à meta.

O primeiro tempo da final terminou com o Flamengo pressionando e  criando mais chances, enquanto o time do Palmeiras enfrentava dificuldades para sair jogando e adotava uma postura mais defensiva em campo.

Segundo Tempo

A segunda etapa começou com um ritmo parecido. Foi assim que surgiu a primeira oportunidade para a equipe rubro-negra aos 51’: o zagueiro Murilo se atrapalhou com a bola e deixou ela escapar na entrada da área. Bruno Henrique roubou a bola e a entregou para Arrascaeta dentro da área, que foi travado por Gustavo Gómez na hora da finalização. 

Aos 65’, uma falha na comunicação entre a zaga do Palmeiras sobre quem havia batido por último na bola fez com que uma oportunidade de escanteio surgisse para o time do Flamengo. Como o futebol é feito de detalhes, das pequenas coisas, seria nesse escanteio que se consagraria o vencedor da Libertadores. 

Na cobrança de escanteio, Arrascaeta cobrou com perfeição e a bola foi certeira na cabeça de Danilo, que subiu alto, livre e sozinho. Um jogador com tanta experiência não poderia ter tanto espaço. Assim, com precisão no movimento de cabeceio, Danilo deslocou o goleiro Carlos Miguel, que não teve chances e só viu a bola entrar para o fundo do gol. 

1×0 para o Flamengo, e só restavam 25 minutos para o Palmeiras empatar. O time alviverde estava apático na final: só havia visto o time carioca jogar até aquele momento, com apenas uma oportunidade criada e zero chutes em direção ao gol. Ficava claro que era preciso mudar, o Palmeiras tinha que acordar ou iria perder a final como um mero telespectador.

Aos 69’, o autor do gol carioca perde a bola na zaga para Vitor Roque, que sofre a falta, mas leva a vantagem devido ao fato da bola ter sido dominada por Flaco Lopez na entrada da área. Na hora da finalização, Lopez foi prensado e só ganhou o escanteio.  Aos 75’, o Palmeiras tem uma nova oportunidade com uma bela jogada individual de Felipe Anderson  dentro da área, mas a chance é bloqueada na hora do toque final. 

A grande chance do clube paulista veio aos 88’, quando depois de uma bola cruzada dentro da área, a bola sobrou para o atacante Vitor Roque sozinho dentro da pequena área. Mas o jovem de 20 anos demorou um pouco na hora da decisão, o que foi o suficiente para o zagueiro Danilo conseguir dar uma leve desviada na hora da finalização, jogando a bola para longe; junto com ela, foram-se as chances do Palmeiras vencer a final. 

Apesar do clube paulista ter acordado, já era tarde demais. O Flamengo tinha um time muito experiente e controlou o jogo nos acréscimos da partida, ao explorar o nervosismo e frustração dos atletas palmeirenses. Aos 92’, tiveram ainda chance de ampliar o placar em uma cobrança de falta com Everton Cebolinha, mas o chute explodiu na trave. Flamengo 1×0 Palmeiras: o clube carioca se vingou da derrota na final de 2021. 

O time alviverde terminou a partida sem nenhum chute ao gol, o goleiro rubro-negro Rossi não chegou a fazer sequer uma defesa durante toda a decisão, mesmo com toda a qualidade do plantel. 

Destaques

Danilo

Danulo beijando o escudo do Flamengo no uniforme

Protagonista da final, Danilo comemorou com euforia após fazer o gol do título para o Flamengo na final [Imagem: Reprodução/Instagram/@flamengo]

O zagueiro experiente de 34 anos já teve passagens por gigantes da Europa, como Real Madrid e Manchester City. Danilo foi o melhor jogador da final e o responsável por garantir o tetracampeonato à equipe rubro-negra. O jogador estava seguro do início ao fim: garantiu ainda o desvio para tirar a melhor chance do Palmeiras, lance com Vitor Roque no final do jogo.

Varela 

Varela, jogador do Flamengo, se preparando para dar um passe

Responsável pela criação de várias chances, Varela foi fundamental para a dinâmica do ataque e na cobertura defensiva nos contra-ataques do Palmeiras [Imagem: Reprodução/Instagram/@guillermovarela4]

O uruguaio foi o principal jogador do primeiro tempo: criou várias oportunidades e foi fundamental na parte ofensiva do time. No setor defensivo, também foi seguro e sólido, não dando chances para Vitor Roque nos duelos. Apesar de seu rendimento ter caído no segundo tempo, o camisa 2 fez uma bela final. 

Filipe Luís

Filipe Luís, técnico do Flamengo, pesnativo durante a partida

Impecável na parte tática, Filipe Luís controlou o jogo e não deu chances contra um dos técnicos mais vitoriosos e experientes no país. [Imagem: Reprodução/Instagram/ @filipeluis]

A equipe do Flamengo dominou o jogo do início ao fim, e sofreu pouquíssimas vezes durante a final diante de um rival muito forte e com um ótimo técnico. O resultado reitera  o belo trabalho do ex-jogador e agora técnico do clube carioca na partida, que se impôs sobre seu adversário. 

Próximos passos

A vitória sobre o time paulista não garantiu apenas o tetracampeonato para o rubro-negro. Com o título, o Flamengo também assegurou vaga na Recopa de 2026, competição em que enfrentará o Lanús, campeão da CONMEBOL Sudamericana, em busca do bicampeonato. Além disso, o clube carioca está confirmado na Copa Internacional de 2025 – antigo Mundial de Clubes –, onde competirá com o Cruz Azul, do México pela vaga para a Copa Challenger, última etapa antes da grande decisão contra o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2024/25, Paris Saint-Germain.

Arte de chaveamento do Campeonato Intercontinental da FIFA 2025

A Copa Intercontinental chega à sua segunda edição no novo formato, implementado após a criação do Mundial de Clubes da FIFA [Imagem: Reprodução/Instagram/ @tntsportsbr]

O Flamengo também já tem presença garantida no Mundial de Clubes de 2029, junto com o Al-Ahli (campeão da Champions da Ásia 2024/25), Cruz Azul (campeão da Champions da Concacaf 2025), Pyramids (campeão da Champions africana 2024-25) e Paris Saint-Germain. Ainda restam cinco vagas para equipes sul-americanas no Mundial, que serão preenchidas com os próximos três campeões da Libertadores e os dois times melhores classificados no ranking quadrienal da CONMEBOL. 

Ficha técnica

Palmeiras 0 x 1 Flamengo

Data: 29/11/2025

Horário: 18 horas (de Brasília)

Local da partida: Estádio Monumental U, Lima (Peru)

Palmeiras (5-2-3): Carlos Miguel; Joaquín Piquerez, Murilo (Giay), Gustavo Gómez e Bruno Fuchs e Khellven (Sosa); Andreas Pereira e Raphael Veiga (Felipe Anderson [Maurício]); Flaco López, Allan (Facundo Torres) e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo (4-2-3-1): Agustín Rossi; Alex Sandro, Léo Pereira, Danilo e Guillermo Varela; Jorginho e Erick Pulgar; Samuel Lino (Everton Cebolinha), De Arrascaeta (Luiz Araújo) e Jorge Carrascal; Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luis.

Cartões amarelos: Raphael Veiga, Joaquín Piquerez, Murilo, Maurício (PAL); De Arrascaeta, Erick Pulgar, Jorginho (FLA).

Árbitro: Darío Humberto Herrera (ARG)

*Foto de capa: [Imagem: Reprodução/Instagram/@libertadoresbr]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima