A Grande Mentira (The Good Liar, 2019) é baseado no livro de mesmo nome do autor Nicholas Searl, dirigido por Bill Condon e roteirizado por Jeffrey Hatcher. O que atrai a atenção do espectador são seus protagonistas: o ator Ian McKellen, conhecido principalmente por atuar como Gandalf em Senhor dos Anéis, Dumbledore em Harry Potter e Magneto em X-Men, e a premiada atriz Helen Mirren, dona do Oscar de Melhor Atriz pelo filme A Rainha (The Queen, 2006) e ganhadora de diversos outros prêmios, como Globo de Ouro e Emmy.
Resumidamente, a sinopse do filme é: o golpista Roy Courtnay (Ian McKellen) conhece a viúva Betty McLeish (Helen Mirren) em um site de relacionamentos. Roy, a princípio, só pensa em quanto dinheiro pode tirar de Betty, e então começa a se aproximar dela. Enquanto a relação dos dois se desenrola, outro lado da vida de Roy é mostrado. A história pode não parecer interessante de início, mas com o tempo, ganha profundidade e conquista a expectativa de quem assiste.
A atuação de McKellen, aos 80 anos, e de Mirren, aos 74, cativa o espectador do início ao fim, envolvendo o espectador ainda mais na história. O personagem de McKellen, Roy, é vidrante porque o filme apresenta o ponto de vista dele. A gravação é feita em vários ambientes, o que confere dinâmica ao longa.
A fotografia do filme é agradável, com várias cenas muito bem centralizadas. O filme, apesar de se enquadrar na categoria drama, também apresenta cenas de suspense e de violência, além de momentos divertidos.
A Grande Mentira é um filme que vai além das grandes atuações de Mirren e McKellen e surpreende pela sua dinâmica, direção e história. O filme chegou aos cinemas no dia 21 de novembro e você pode conferir o trailer abaixo: